Início

Questões de Concursos Qualidade no setor público

Resolva questões de Qualidade no setor público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q261088 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE CE, FCC

O Modelo de Excelência em Gestão Pública adotado pelo governo federal é composto por critérios que juntos compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro. Esses critérios incluem os citados, com EXCEÇÃO de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q167115 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Entre novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas à Administração Pública, temos a Carta de Serviços ao Cidadão, preconizada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo o GESPÚBLICA, a Carta de Serviços tem como premissas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q269137 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Analista Contabilidade, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de aspectos relacionados à administração pública, julgue os
itens subsecutivos.

A gestão da qualidade total é um método gerencial adotado nos serviços públicos, cujo foco é a atividade de inspeção, aquela sob o controle da alta administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q257069 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

O foco em resultados, um dos critérios adotados pelo modelo GESPÚBLICA, confirma que a excelência nos serviços públicos se pauta em critérios similares aos preconizados pela iniciativa privada.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q191781 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os seguintes itens, a respeito de empreendedorismo governamental, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, excelência nos serviços públicos e paradigma do cliente na gestão pública.
Uma organização pública que, com base no paradigma do cliente-cidadão, vise a excelência nos serviços públicos deverá se pautar no modelo preconizado pelo GESPUBLICA, sendo-lhe vedado adotar o modelo da Fundação Nacional da Qualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q261517 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

No modelo GESPÚBLICA, a equipe de trabalho que elabora a carta de serviços ao cidadão deve ter acesso à alta administração da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q185913 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Agente Administrativo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), cuja aplicação ocorre apenas no âmbito da administração federal, foi formulado sem a participação dos governos estaduais.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q836263 | Administração Pública, Qualidade no setor público, CREMEPE Analista Superior Administrador, IDIB, 2021

Em 2005 foi implantado o GesPública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, através do Decreto 5.378/2005. O programa traz consigo uma série de novos objetivos que visam a implantação e consolidação de uma cultura da qualidade no estado brasileiro. Entre esses objetivos estão os seguintes, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q188525 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100.

Uma gestão pública de qualidade define objetivos com clareza; recruta os melhores elementos por meio de concursos e processos seletivos públicos; treina permanentemente os funcionários; desenvolve sistemas de motivação, não apenas de caráter material mas também de caráter psicossocial; confere autonomia aos executores e tem método de cobrança de resultados.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q261578 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços
públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

A implantação do modelo GESPÚBLICA fomenta a realização de autoavaliações pela organização pública e cria referenciais comparativos entre as congêneres.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q887112 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Apoio Técnico Administrativo, TJ MA, Consulplan, 2024

O imaginário comum sobre a estrutura governamental brasileira remete a instituições burocratizadas, densas e com pouco espaço para mudança. Esta visão popular encontra embasamento nas teorias organizacionais clássicas sobre governos – que deveriam ser organizados para que fossem os mais estáveis e previsíveis possíveis, podendo, assim, prestar serviços uniformes e de qualidade aos cidadãos. Contudo, como lidar com essa estrutura quando seu objetivo final – o atendimento ao público – não é garantido? As novas perspectivas trazidas pela inovação no setor público dialogam com este dilema. Se os serviços oferecidos pelo governo não apresentam a qualidade ideal, é preciso repensar sua estrutura de funcionamento. Dentro do campo da inovação no setor público, é a transformação governamental que endereça, especialmente, essa necessidade.

(Caminhos da inovação no setor público – Brasília: Enap, 2022. Adaptado.)


Sobre inovações no setor público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A inovação no setor público se mostra indispensável aos gestores públicos, a fim de lidarem com as novas demandas de uma sociedade cada vez mais conectada em rede, inclusive em relação aos serviços públicos.

( ) Em uma sociedade em rede, as pessoas buscam serviços rápidos via dispositivos eletrônicos. Essas pessoas esperam contrapartida ágil da Administração Pública e, por isso, faz-se necessário que os servidores públicos tenham ciência que as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) são espaços eletrônicos que têm cada vez mais modificado as práticas de gestão das organizações, inclusive no setor público.

( ) Apesar da aproximação entre os temas: inovação e transformação, a transformação governamental deve ser compreendida como uma parte do campo maior de inovação no setor público. Enquanto a inovação se preocupa em propor novas soluções para problemas persistentes, a transformação quer deixar um legado maior neste processo – ao criar soluções, quer transformar as pessoas envolvidas, para que sejam capazes de multiplicar metodologias inovadoras em seus espaços de trabalho.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q888592 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Oficial Administrativo, Câmara de Cocal do Sul SC, Unesc, 2024

Acerca da gestão pela qualidade, inclusive seu âmbito de desenvolvimento no serviço público e privado, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q959783 | Administração Pública, Qualidade no setor público, Sem Especialidade, TRF 2a REGIÃO, AOCP, 2024

No Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), diversos métodos e ferramentas de controle de qualidade podem ser aplicados para melhorar a eficiência e a eficácia dos processos judiciais. Nesse contexto, considere as seguintes ferramentas de gestão da qualidade: Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Controle Estatístico de Processo e assinale a alternativa correta em relação a como uma dessas ferramentas pode ser utilizada no TRF2 para análise e melhoria dos processos judiciais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1066543 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Administrador, CRQ 13 Região SC, Ibest, 2024

No que diz respeito ao paradigma do cliente na administração pública, julgue o item.

No Consumerism, há o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1066286 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da desburocratização e das novas tecnologias gerenciais na administração pública, julgue o ite que se segue.

A desburocratização visa à eliminação de papéis desnecessários, à agilização de processos administrativos, à democratização de serviços públicos e à facilitação da vida dos cidadãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q1066793 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Analista Administrativo, Câmara de São Mateus ES, IDCAP, 2024

Na gestão pública a gestão da qualidade é imprescindível e contribui para o objetivo da gestão. Assinale a alternativa correspondente a ferramenta da qualidade caracterizada por melhorar processos e solucionar problemas de forma contínua permitindo que a gestão pública identifique problemas, implementem soluções, monitorem resultados, façam ajustes necessários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1066979 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Médico Veterinário, CFMV, IADES, 2025

A partir da década de 1990, com o avanço das ideias gerencialistas na Administração Publica, consolidou-se uma nova perspectiva acerca do papel do cidadão na formulação e na entrega de serviços públicos. Nesse contexto, ganhou forca o chamado paradigma do cliente, que vem progressivamente moldando politicas e práticas institucionais em diferentes níveis de governo.

Com base nesse paradigma, julgue (C ou E) o item a seguir.

O paradigma do cliente parte da ideia de que o cidadão é corresponsável pelo financiamento e pela regulação dos serviços públicos, assumindo papel ativo na governança estatal.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1066796 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Especialidade Administração, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à gestão da qualidade.

A estratificação, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, os 5S e o 5W2H constituem ferramentas de uso restrito à gestão da qualidade de produção de serviços públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1066539 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Gestor Legislativo, Câmara de Mossâmedes GO, Aroeira, 2024

O Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no país e institui a carta de serviços ao usuário. Em ralação a esse decreto, analise os itens a seguir:

I. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal observarão as seguintes diretrizes nas relações entre si e com os usuários dos serviços públicos: presunção de boa-fé e racionalização de métodos e procedimentos de controle, dentre outros.
II. Exceto se houver disposição legal em contrário, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que necessitarem de documentos comprobatórios de regularidade da situação de usuários dos serviços públicos, de atestados, de certidões ou de outros documentos comprobatórios que constem em base de dados oficial daadministração pública federal deverão obtê-los diretamente do órgão ou da entidade responsável pela base de dados, nos termos do disposto no Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019, e não poderão exigi-los dos usuários dos serviços públicos.
III. A edição e a alteração das normas relativas ao atendimento dos usuários dos serviços públicos observarão os princípios da eficiência e da economicidade e considerarão os efeitos práticos tanto para a administração pública federal quanto para os usuários.

Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.