Questões de Concursos Queda livre

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1Q248976 | Física, Queda livre, Técnico de Laboratório, Polícia Civil SP, VUNESP

Em um relatório da perícia, indicou-se que o corpo da vítima havia caído de um andaime localizado a 20 m de altura em relação ao solo. Considerando que a aceleração da gravidade tem valor igual a 10 m/s2 e desprezando-se a ação do ar contra o movimento, pode-se determinar que o choque fatal contra o chão ocorreu a uma velocidade, em m/s, de

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2Q950992 | Física, Queda Livre, Vestibular, IFPR, FUNTEF PR, 2018

Um chuveiro elétrico apresenta uma etiqueta com os seguintes dados nominais fornecidos pelo fabricante: P = 4400 W e V = 220 V. Utilizando essas informações, assinale a alternativa correta.
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3Q943504 | Física, Queda Livre, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2021

Um objeto em queda livre percorre uma distância X durante o primeiro segundo de queda. Desprezando as forças resistivas e considerando a aceleração da gravidade constante ao longo de todo o percurso, a distância percorrida por esse objeto durante o quarto segundo da queda corresponde a
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4Q678729 | Física, Queda Livre, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Em um problema de queda livre, sabe-se a altura h e a constante de gravidade g. Podem-se combinar essas duas variáveis para criar uma constante com dimensão de tempo.

Dentre as opções abaixo, qual é a que define essa constante de tempo?

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5Q678474 | Física, Queda Livre, Segundo Semestre, IFAL, INEP, 2019

Uma pedra é liberada, partindo do repouso, do topo de um edifício. Após 2 segundos, ela passa por um ponto de uma janela que se encontra à 40 metros do solo. Desprezando a resistência do ar sobre a pedra e que a aceleração da gravidade no local é 10 m/s2, qual é a altura deste edifício, em metros?
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6Q678365 | Física, Queda Livre, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Em um helicóptero, a 260 m do solo, encontra-se uma equipe de resgate. Um paraquedista abandona o helicóptero e cai livremente por 2 s, quando o paraquedas abre. A partir desse instante, considere o movimento vertical do paraquedista com velocidade constante. A aceleração da gravidade no local é g = 10 m/s². O tempo decorrido desse voo, desde o momento que deixa o helicóptero até atingir o solo, é de
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7Q680464 | Física, Queda Livre, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

Um objeto de 1 quilograma cai livremente (a partir do repouso) de uma certa altura sob ação da gravidade e na presença de uma força de resistência do ar de 2newtons. Considere a aceleração da gravidade como sendo aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado. Então a velocidade do objeto e o deslocamento percorrido por ele após 2 segundos de queda são, aproximadamente:

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8Q939843 | Física, Queda Livre, Vestibular de Medicina, UniCEUB, UNICEUB, 2019

Um corpo é abandonado do repouso, em queda livre, a partir de uma altura de 500 m do solo. Admitindo que o valor da aceleração da gravidade é 10 m/s2 e que o ar não oferece resistência ao movimento do corpo, o valor absoluto da velocidade com a qual esse corpo atinge o solo é
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9Q678273 | Física, Queda Livre, Junho, Inatel, INATEL, 2019

Um grande sino de 800 kg, que se encontrava na torre da capela da cidade de Suspiro, no Vale do Sussurro, sofreu um grande abalo e os cabos que o prendiam se partiram. O sino caiu de uma altura de 12,0 m em queda livre, considerando g = 10,0 m/s², o tempo para ele atingir o solo foi, aproximadamente, de:
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10Q936579 | Física, Queda Livre, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.
Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:
Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”.
Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha depapel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”.
HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)
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