Questões de Concursos: Química Geral

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Química Geral. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q836586 | Engenharia Agronômica, Química Geral, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à calagem e à aplicação de corretivos em um solo pobre em fósforo, com elevada acidez, com alta saturação por alumínio e com baixa capacidade de troca catiônica, julgue o item a seguir.

Recomenda-se a utilização da calagem com o objetivo de neutralizar o alumínio e fornecer, simultaneamente, cálcio e magnésio para a nutrição das plantas.

2 Q847102 | Engenharia Agronômica, Química Geral, Prefeitura de Arapongas PR Engenheiro Agronômo, FAFIPA, 2020

Sobre a dinâmica do fósforo no solo, é possível afirmar que:
I. Em solos ácidos que apresentam elevados teores de ferro e alumínio, parte do fósforo disponível é fixada, formando compostos de ferro e alumínio; o fósforo torna-se indisponível para as plantas. II. A aplicação de gesso agrícola é uma maneira de melhorar a indisponibilidade de fósforo. III. O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4. IV. No solo, o fósforo é pouco móvel, pois é firmemente retido não sendo um nutriente facilmente sujeito à perdas por percolação.
Assinale a alternativa CORRETA:

3 Q847242 | Engenharia Agronômica, Química Geral, Prefeitura de Arapongas PR Engenheiro Agronômo, FAFIPA, 2020

Em relação à concentração de sais no solo, é possível afirmar que:


I. Caráter salino: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade tóxica à maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica no extrato de saturação igual ou maior que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.

II. Caráter sálico: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade que interfere no desenvolvimento da maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica do extrato de saturação igual ou maior que 4 dS m-1 e menor que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.

III. Caráter solódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) ? 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.

IV. Caráter sódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) variando de 6% a < 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.


Assinale a alternativa CORRETA:

4 Q837600 | Engenharia Agronômica, Química Geral, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à calagem e à aplicação de corretivos em um solo pobre em fósforo, com elevada acidez, com alta saturação por alumínio e com baixa capacidade de troca catiônica, julgue o item a seguir.

A utilização do calcário contribuirá negativamente para a disponibilidade do fósforo nesse solo.

5 Q847095 | Engenharia Agronômica, Química Geral, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Agrônomo, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Havendo risco de salinidade, que pode ocorrer em regiões áridas e semiáridas ou em ambiente protegido, deve-se reduzir pela metade o uso de água no solo (irrigação) para manter o balanço de sais em nível adequado para a lavoura.

II. A quantidade de água a ser aplicada por irrigação deve otimizar a evapotranspiração da cultura em condições de irrigação total ou suplementar. Ou seja, quanto maior a quantidade de água utilizada na irrigação, maior será a produtividade de uma lavoura, sempre.

Marque a alternativa CORRETA:

6 Q847107 | Engenharia Agronômica, Química Geral, Prefeitura de Arapongas PR Engenheiro Agronômo, FAFIPA, 2020

O emprego do teor de óxidos de ferro (expresso na forma Fe2 O3 e obtido por extração com ataque sulfúrico) possibilita uma melhor separação das classes de solos. Considerando-se os teores de óxidos de ferro, pode-se separar:


I. Perférrico - Solos com baixo teor de óxidos de ferro: teores < 80 g kg-1 de solo.

II. Férrico - Solos com médio teor de óxidos de ferro: teores variando de 80 g kg-1 a < 180 g kg-1 de solo. O termo “férrico” é aplicado também à classe dos Nitossolos que apresentem teores de Fe2 O3 (pelo H2SO4) ? 50 g kg-1 e < 180 g kg-1 de solo.

III. Mesoférrico - Solos com alto teor de óxidos de ferro: teores de 180 g kg-1 a < 360 g kg-1 de solo.

IV. Hipoférrico - Solos com muito alto teor de óxidos de ferro: teores ? 360 g kg-1 de solo.


Assinale a alternativa CORRETA:

7 Q837081 | Engenharia Agronômica, Química Geral, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Engenharia Agronômica, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à calagem e à aplicação de corretivos em um solo pobre em fósforo, com elevada acidez, com alta saturação por alumínio e com baixa capacidade de troca catiônica, julgue o item a seguir.

Recomenda-se a utilização da fosfatagem como prática de correção desse solo, para aumentar a eficiência da adubação fosfatada por meio da aplicação de fertilizante de maior solubilidade.

8 Q930130 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Química Geral, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam.
Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Politicas de Saúde. Ano 1, n.º 4, dez. 2000 (adaptado)

Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?

10 Q929768 | Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Química Geral, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Os oceanos absorvem aproximadamente um terço das emissões de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as águas dos oceanos, provocando uma alteração importante em suas propriedades. Pesquisas com vários organismos marinhos revelam que essa alteração nos oceanos afeta uma série de processos biológicos necessários para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies da vida marinha.
A alteração a que se refere o texto diz respeito ao aumento

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.