Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q610058 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

As normas para a padronização dos registros de informação desempenham papel crucial para a recuperação da informação. Acerca dessas normas, julgue os próximos itens. Ao referenciar Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico, a NBR pertinente estabelece que não há necessidade de incluir os seguintes elementos, considerados não essenciais: numeração do evento e página inicial e final da parte referenciada.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q608274 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Para se avaliar a recuperação da informação em termos de revocação, deve-se adotar a seguinte medida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q606742 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, relativos a representação temática de recursos informacionais. No âmbito da representação temática, a concepção orientada para o conteúdo considera as informações explícitas que são retiradas dos documentos e as trata sob a perspectiva de transferência do conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q608031 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

O indivíduo ou empresa que age como intermediário entre a biblioteca e um editor na compra de materiais de informação é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q606754 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

De acordo com Grogan (2001), um verdadeiro sistema especialista procura incorporar no computador o conhecimento e as aptidões decisórias de um especialista humano, num determinado domínio (campo específico), de modo que o sistema possa oferecer orientação inteligente ou tomar uma decisão inteligente acerca de um problema que lhe seja apresentado. Dentre os componentes que integram esse tipo de sistema, aquele que visa obter do usuário informações sobre o problema é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q607529 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à circulação de recursos informacionais em bibliotecas, julgue os itens subsequentes. O empréstimo entre bibliotecas ocorre quando uma biblioteca, por intermédio de outra biblioteca, cede a um usuário materiais originais de seu acervo, em vez de reproduções.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q608044 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Fiscal, Conselho Regional de Biblioteconomia RS, Instituto Quadrix, 2018

Quanto ao planejamento da automação, julgue os itens seguintes. Um sistema de gerenciamento de informação, também conhecido como sistema de informações gerenciais, auxilia o processo decisório, em nível tático e estratégico, e é utilizado para ajudar na realização de funções administrativas e de gerência em bibliotecas.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q607021 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

As normas para a padronização dos registros de informação desempenham papel crucial para a recuperação da informação. Acerca dessas normas, julgue os próximos itens. O termo representação descritiva, embora muito abrangente, impossibilita a ambiguidade e a confusão com o tratamento temático da informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q609841 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de tesauro, julgue os itens que se seguem. A categorização é utilizada para agrupar conceitos de mesma natureza em classes gerais ou facetas, com a finalidade de construir cadeias e renques, séries verticais e horizontais de conceitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q609842 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

O processo de referência define estratégias essenciais para a busca e recuperação da informação desejada. Grogan (2001) propõe oito etapas decisórias que consubstanciam o processo de referência. A etapa 3 refere-se à questão inicial desse processo, a qual pode ser traduzida em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q608310 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

Para solucionar questões como o alto custo das assinaturas de periódicos científicos, a lentidão na disseminação da produção científica, as barreiras impostas pela legislação de direitos autorais e a necessidade de reduzir o fosso científico, tecnológico e cultural que se instalou entre os países ricos, emergentes e pobres, teve início a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q607291 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

Considerando que a técnica de Delfos é uma variação do questionário no estudo dos usuários, assinale a alternativa que corresponde ao principal objetivo dessa técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q609864 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Gestão Especializado, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

A fim de embasar uma ação judicial de demarcação de terras indígenas, um Defensor Público precisa examinar as decisões dos Tribunais Superiores, dos Tribunais Federais, das Turmas de Uniformização e das Turmas Recursais. Ao pedir ajuda à Bibliotecária da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, ele é orientado a consultar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q606798 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

As normas para a padronização dos registros de informação desempenham papel crucial para a recuperação da informação. Acerca dessas normas, julgue os próximos itens. O resumo de artigo ou de trabalho acadêmico deve apresentar, de forma reduzida, a explicação sobre o tema do artigo, as informações suficientes sobre todo o conteúdo do texto, contemplando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q607324 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

Segundo Vicentini (2005), as principais tendências para atender às características exigidas pelo atual consumidor de informação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q609891 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

No campo da qualidade em serviços de informação a escala SERVQUAL, para analisar qualitativa e quantitativamente a satisfação dos usuários, apresenta um conjunto de dimensões fundamentais.

Relacione as dimensões com suas características.

1. Aspectos tangíveis

2. Confiabilidade.

3. Empatia.

4. Garantia.

5. Receptividade.

( ) Fornece atenção individualizada aos usuários das bibliotecas no atendimento às suas necessidades específicas.

( ) Implica competência, cortesia, credibilidade e segurança, acrescenta isenção de qualquer falha, risco ou problema e se relaciona com o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua capacidade de inspirar confiança.

( ) Refere-se à aparência de qualquer evidência física do serviço bibliotecário.

( ) Trata da disposição de prestar os serviços prontamente e auxiliar os usuários, caracterizando-se por agilidade no atendimento, eficiência em resolver os problemas, atenção personalizada e cortesia dos funcionários.

( ) Envolve a capacidade de prestar o serviço de forma confiável, precisa e consistente.

Assinale a opção que mostra a correta relação, na ordem em que se apresenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q606566 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

O produto de informação elaborado com base em um conjunto de artigos publicados na imprensa e comentários relativos a um mesmo tema ou a um mesmo acontecimento, em diferentes jornais, é denominado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q608873 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao atendimento ao usuário de bibliotecas, julgue os itens seguintes. O serviço de referência é o setor da biblioteca onde se concentra o trabalho externo, o qual independe de atividades internas como a catalogação e a indexação, uma vez que sua finalidade é a identificação dos usuários, que consistem na razão existencial da própria unidade de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q606830 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

Dentre os serviços oferecidos pelas bibliotecas, pode-se citar a disseminação seletiva da informação - DSI. Com relação a esse serviço, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.