Questões de Concursos Recursos e serviços de informação

Resolva questões de Recursos e serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q603315 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista em Biblioteconomia, Ministério Público Estadual RO, CESGRANRIO

Identificar, compilar e divulgar endereços de sítios da Internet, da área de conhecimento de domínio da biblioteca, são competências do serviço de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q607801 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, IFB BA, FUNRIO

Os documentos que relacionam literatura e fontes de informação, apresentam uma visão geral da produção bibliográfica, incluindo comentários a respeito do material citado, incluindo informações sobre instituições, produtos, publicações e serviços de uma determinada área de conhecimento, cujo objetivo principal é manter seus leitores a par da existência daquelas fontes mais importantes, saber como utilizá-las e ajudá-los na otimização de pesquisa bibliográfica corrente ou retrospectiva são chamados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q602539 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MinC, FGV

Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q606805 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CESGRANRIO

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/ clientes e da sociedade. A afirmação acima refere-se ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q608815 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CEFET RJ, CESGRANRIO

Saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível, apresentar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade são características do profissional de referência relativas às
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q607718 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

A redação de um bom resumo deve atender aos critérios arrolados nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q609891 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

No campo da qualidade em serviços de informação a escala SERVQUAL, para analisar qualitativa e quantitativamente a satisfação dos usuários, apresenta um conjunto de dimensões fundamentais.

Relacione as dimensões com suas características.

1. Aspectos tangíveis

2. Confiabilidade.

3. Empatia.

4. Garantia.

5. Receptividade.

( ) Fornece atenção individualizada aos usuários das bibliotecas no atendimento às suas necessidades específicas.

( ) Implica competência, cortesia, credibilidade e segurança, acrescenta isenção de qualquer falha, risco ou problema e se relaciona com o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua capacidade de inspirar confiança.

( ) Refere-se à aparência de qualquer evidência física do serviço bibliotecário.

( ) Trata da disposição de prestar os serviços prontamente e auxiliar os usuários, caracterizando-se por agilidade no atendimento, eficiência em resolver os problemas, atenção personalizada e cortesia dos funcionários.

( ) Envolve a capacidade de prestar o serviço de forma confiável, precisa e consistente.

Assinale a opção que mostra a correta relação, na ordem em que se apresenta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q606869 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A acessibilidade em unidades de informação objetiva garantir a participação em atividades e o uso de produtos, serviços e informação, com segurança e autonomia, a qualquer pessoa com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q607324 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO, 2018

Segundo Vicentini (2005), as principais tendências para atender às características exigidas pelo atual consumidor de informação são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q605696 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CONAB, FJPF

Como sistema de classificação, a Classificação Decimal Universal (CDU) originou-se da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q603393 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TJ PA, CESPE CEBRASPE

As atividades do setor de referência ou informação representam uma ampla gama de ações. Os serviços de alerta compreendem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q604928 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca do processo de seleção e aquisição de coleções e do marketing em sistemas de informação.

Os conceitos básicos da aplicação do marketing em qualquer tipo de biblioteca são: a satisfação do cliente; o conceito de troca, em lugar da venda; a responsabilidade da organização e o compromisso com o consumidor, julgando-o inteligente.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q607199 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

De acordo com as Diretrizes DRIVER 2.0, o quadro atual dos repositórios não permite ainda que a recuperação de um documento seja rápida e direta, utilizando apenas alguns clicks. As diretrizes abordam cinco questões: coleções, metadados, implementação do protocolo OAI-PHM, práticas recomendadas para vocabulários e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q603137 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, IRB, ESAF

Julgue os itens a seguir sobre causas da degradação do papel e assinale a opção correta.

I. A causa interna mais grave de degradação do papel é a tinta nele existente.

II. As tintas que causam maiores estragos são aquelas que têm como componente básico um corante à base de metal e um composto ácido que atua como agente de oxidação.

III. A acidez pode também, às vezes, ser o motivo de deterioração do papel, quando os seus elementos reagem quimicamente liberando o ácido sulfúrico.

IV. As reações ácidas provocam a ruptura das cadeias moleculares da celulose, causando uma grande diminuição da resistência mecânica do papel.

V. Os agentes físicos e biológicos são fatores intrínsecos de degradação do papel, que ocorrem a partir do manuseio, da guarda e da fragilidade dos documentos a agentes nocivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q605953 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Existem seis fases do processo de referência das unidades de informação. Destas, o usuário é envolvido diretamente em quatro. As outras duas, executadas somente pelo bibliotecário de referência, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q604673 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, CD, FCC

A função primordial de um centro de documentação, de um centro de informação ou de uma biblioteca especializada está direcionada para as atividades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q603855 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério da Cultura, FGV

A função principal do "Serviço de Alerta" é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q604316 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.

O planejamento é constituído por um conjunto de fases que se sucedem e interagem sistematicamente e, aplicado em uma unidade de informação, se faz presente no processo de formação, desenvolvimento e organização de coleções.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q603650 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.

Uma das grandes contribuições do serviço de referência é possibilitar assistência informacional de maneira individualizada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.