No campo da rede de computadores, os conceitos de Redes Locais Virtuais (do inglês, Virtual Local Network – VLAN) e endereços de Controle de Acesso ao Meio (do inglês, Media MAC) são fundamentais para se entender como as redes modernas são segmentadas, gerenciadas e protegidas. As VLANs são uma tecnologia crítica, usada para criar redes segmentadas logicamente dentro de uma única infraestrutura de rede física, melhorando tanto o desempenho quanto a segurança da rede, ao isolar o tráfego entre diferentes segmentos. Por outro lado, os endereços MAC são identificadores únicos, atribuídos às interfaces de rede, desempenhando um papel crucial na camada de enlace da comunicação de rede, garantindo que os pacotes de dados sejam entregues ao destino de hardware correto. Diante da introdução apresentada, assinale a alternativa CORRETA sobre VLANs e MAC.
a) O MAC é um endereço dinâmico, atribuído via protocolo DHCP, que permite que VLANs sejam criadas e isoladas, utilizando MAC como limitador/indicador de LAN.
b) A utilização de VLANS permite a expansão de redes LANs somente por meio de vários equipamentos utilizando as portas trunk, não sendo possível LANs diferentes no mesmo roteador.
c) As VLANs podem ser criadas e gerenciadas no mesmo switch, e necessitam de auxílio de um roteador para gerar comunicação entre as VLANs.
d) O cálculo do CRC é desconsiderado para VLANs presentes dentro de um mesmo switch.
e) Porta trunk substitui a atuação do roteador na interligação de VLANs entre switchs diferentes