Questões de Concursos Relação aluno

Resolva questões de Relação aluno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1Q325716 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q327304 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Assuntos Educacionais, IFAP AP, FUNIVERSA

No que se refere à participação da família na escola, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q323590 | Pedagogia, Relação aluno, Professor 1 ao 5 Ano do Ensino Fundamental, SESI DF, FUNIVERSA

Quando se pensa o sucesso ou o fracasso escolar, geralmente se fala no papel das famílias como possibilitadoras de aprendizagem. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q329024 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Hoje em dia, há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família, e elas, juntas, criam espaços agradáveis para a convivência. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q328816 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da relação entre professor e aluno na educação infantil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q319733 | Pedagogia, Relação aluno, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir acerca dos mecanismos de fortalecimento da relação escola-família na educação das crianças e dos jovens.

I Os conselhos escolares são os meios mais efetivos da participação da família na elaboração do projeto pedagógico da escola.

II Participar da vida escolar das crianças resume-se a participar do conselho escolar.

III A integração da família com a escola deve ser realizada por meio de diversas ações de aproximação que não dependem exclusivamente da escola.

IV Cada escola precisa encontrar os caminhos de aproximação com a comunidade, escutando o que os pais de alunos têm a dizer.

V As crianças que não encontram apoio dos pais nas atividades escolares estão fadadas ao fracasso na vida profissional.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q328721 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEDUC PA, FADESP

No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q323044 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q320280 | Pedagogia, Relação aluno, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

Os tipos de violência mais comuns que ocorrem nas escolas são: física; verbal; ofensa, desobediência e desacato ao professor; atitudes de discriminação; ameaças; violência simbólica; baixos salários e más condições de trabalho; exigências da legislação, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q326246 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto mais analisamos as relaç es educador-educandos na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relações apresentam um caráter especial e marcante – o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras”. (FREIRE, 1987, pág. 57) O autor afirma que a narração de que o educador é o sujeito que conduz o educando à memorização mecânica e os transforma em vasilhas. “Quanto mais vá enchendo os recipientes com seus depósitos, tanto melhor o educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão". (IDEM, pág. 58)

As características das relações entre professor e aluno descritas por Freire são pr prias do que o autor denomina ‘educação bancária’. Em oposição, o autor afirma que deve-se priorizar a dialogicidade enquanto essência da educação como prática de liberdade.

Segundo o autor, para haver um diálogo em que se estabeleça uma relação horizontal, é necessário evitar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.