Início Questões de Concursos Relação de Educação e Sociedade Resolva questões de Relação de Educação e Sociedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Relação de Educação e Sociedade Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q327125 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIOVivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a ✂️ a) ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas. ✂️ b) organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação. ✂️ c) intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas. ✂️ d) evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção. ✂️ e) demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q320020 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAFA respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta. ✂️ a) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica. ✂️ b) O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas. ✂️ c) A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos. ✂️ d) As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração. ✂️ e) As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q326782 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeO exercício da capacidade de tomar decisões coletivamente e com autonomia; a elaboração do projeto político pedagógico, sempre mutável, com a participação de todos os segmentos, incluindo a participação de pais e alunos, das associações de bairros, entidades de classes e ONGs; a participação do diretor e demais dirigentes da unidade escolar e professores; a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores e as teorias que as embasam como prática contínua; e a garantia da avaliação periódica da ação planificada para redimensionamento das propostas são: ✂️ a) os princípios norteadores do planejamento dialógico. ✂️ b) as bases para a constituição do regimento escolar. ✂️ c) as proposições para o fortalecimento do movimento estudantil. ✂️ d) os fundamentos da elaboração do pacto de convivência. ✂️ e) os alicerces da construção de uma nova pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q321181 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da relação educação e sociedade ? dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica ?, assinale a opção correta. ✂️ a) Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos. ✂️ b) De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social. ✂️ c) A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar. ✂️ d) As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil. ✂️ e) A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q328048 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeA Educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. Para Luckesi, as relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase ?naturais?. Enquanto a Educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a Filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade. A sociedade dentro da qual a Educação se encontra deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é: ✂️ a) o Ministério da Educação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ b) é e sempre será de inovação para atender as demandas das gerações recentes. ✂️ c) ainda não está definido e, certamente, não será definido no interior da própria escola. ✂️ d) está sendo visto sob uma perspectiva integralizadora, conservacionista e estagnada. ✂️ e) define, como sempre fez, as regras de socialização e de avanços na aprendizagem formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q321182 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCDentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está ✂️ a) a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida. ✂️ b) a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro. ✂️ c) a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais. ✂️ d) a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais. ✂️ e) o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q328249 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ASTC SC, UNESCAs instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto. I - Preservação do meio ambiente. II - Formação para a cidadania. III - Elaboração de relatório anual. IV - Reunião semanal com os coordenadores. V – Conscientização dos direitos humanos. Estão corretas APENAS as alternativas: ✂️ a) I, II e V. ✂️ b) I, II e III. ✂️ c) III, IV e V. ✂️ d) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q322905 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de EducaçãoAcerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar: ✂️ a) Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos. ✂️ b) Na literatura concernente às políticas públicas, o grau de escolaridade é desconsiderado como fator que possibilita a superação da desigualdade social. ✂️ c) Em setores da sociedade, tais como agências multilaterais, órgãos federais e estaduais, instituições governamentais e não governamentais, a única mobilização existente em prol da educação gira em torno da definição de parâmetros e critérios para políticas voltadas à infância. ✂️ d) Diante da importância do conhecimento científico e tecnológico e da qualificação de mão de obra como requisitos para o crescimento econômico de países industrializados, os investimentos em educação são capazes, por si só, de impedir o desemprego e a concentração de renda. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q322321 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Social, CEHAP PB, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca da função social da educação para Gramsci. ✂️ a) A escola, como parte da superestrutura, tem dupla função dialética: reproduzir e minar a estrutura da sociedade capitalista. ✂️ b) Na sociedade capitalista, só a burguesia tem o poder de transmitir a sua ideologia por meio da escola, porque ela é a classe dominante. ✂️ c) A escola é o principal instrumento de preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. ✂️ d) A educação, mediada pelas gerações mais velhas, prepara as gerações novas para a vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q326821 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Sobre a educação escolar, é correto afirmar: ✂️ a) A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar. ✂️ b) A Educação Básica é composta pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental. ✂️ c) O Ensino Superior é uma modalidade da educação escolar. ✂️ d) O Ensino Fundamental é a primeira etapa da educação escolar. ✂️ e) A educação escolar é composta pela educação obrigatória, de 4 a 17 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q326485 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeLaurinda Ramalho de Almeida, em seu livro ?As relações interpessoais na formação de professores?, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais: ✂️ a) o compromisso, a competência e a empatia. ✂️ b) o afeto, a obediência e a honestidade. ✂️ c) o respeito, a disciplina e a calma. ✂️ d) a compaixão, a humildade e a compreensão. ✂️ e) a vontade, o sentimento e a razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q328613 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNa sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de ✂️ a) restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores. ✂️ b) preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado. ✂️ c) atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade. ✂️ d) incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola. ✂️ e) propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q327561 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEBourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma: ✂️ a) o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação; ✂️ b) a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula; ✂️ c) toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante; ✂️ d) toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder; ✂️ e) o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q328665 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCCAtenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35. Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas. Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade? ✂️ a) Não. Essas pessoas precisam sentir que são capazes, mesmo não o sendo. ✂️ b) Sim. A nossa Constituição, inclusive, não acha que devemos seguir essa linha. ✂️ c) Não. Pessoas com necessidades especiais não se adaptam à sociedade. ✂️ d) Sim. Supor o contrário é agir contra os interesses da maioria da sociedade. ✂️ e) Não. A inclusão dessas pessoas requer a eliminação de preconceitos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q325226 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEO fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta. ✂️ a) Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem. ✂️ b) Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante. ✂️ c) Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação. ✂️ d) Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural. ✂️ e) Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q328089 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADA questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo: ✂️ a) A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal. ✂️ b) A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas. ✂️ c) O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos. ✂️ d) Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural ✂️ e) São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q319747 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSANo que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas. ✂️ b) A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social. ✂️ c) A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas. ✂️ d) O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação. ✂️ e) A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q321733 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo. III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista. IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação. As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q319873 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCSegundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é ✂️ a) permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas. ✂️ b) observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções. ✂️ c) assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado. ✂️ d) empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação. ✂️ e) usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q325910 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCSe, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Esta afirmação explicita a importância do ✂️ a) saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças. ✂️ b) reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes. ✂️ c) acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes. ✂️ d) diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta. ✂️ e) trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto. 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1Q327125 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIOVivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a ✂️ a) ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas. ✂️ b) organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação. ✂️ c) intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas. ✂️ d) evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção. ✂️ e) demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q320020 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAFA respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta. ✂️ a) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica. ✂️ b) O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas. ✂️ c) A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos. ✂️ d) As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração. ✂️ e) As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q326782 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeO exercício da capacidade de tomar decisões coletivamente e com autonomia; a elaboração do projeto político pedagógico, sempre mutável, com a participação de todos os segmentos, incluindo a participação de pais e alunos, das associações de bairros, entidades de classes e ONGs; a participação do diretor e demais dirigentes da unidade escolar e professores; a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores e as teorias que as embasam como prática contínua; e a garantia da avaliação periódica da ação planificada para redimensionamento das propostas são: ✂️ a) os princípios norteadores do planejamento dialógico. ✂️ b) as bases para a constituição do regimento escolar. ✂️ c) as proposições para o fortalecimento do movimento estudantil. ✂️ d) os fundamentos da elaboração do pacto de convivência. ✂️ e) os alicerces da construção de uma nova pedagogia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q321181 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca da relação educação e sociedade ? dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica ?, assinale a opção correta. ✂️ a) Conforme Paulo Freire, a visão ingênua da sociedade é de suma importância para homens e mulheres da classe popular serem libertos. ✂️ b) De acordo com Anísio Teixeira, a responsabilidade da escola relaciona-se com a instrução de homens dóceis para anular todo tipo de opressão social. ✂️ c) A filosofia, a história e a sociologia da educação oferecem poucos elementos para o entendimento da dinâmica escolar. ✂️ d) As pesquisas que envolvem educação e sociedade enfraquecem as atuais políticas públicas destinadas à educação infantil. ✂️ e) A evolução da educação está ligada à evolução da própria sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q328048 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeA Educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. Para Luckesi, as relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase ?naturais?. Enquanto a Educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a Filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade. A sociedade dentro da qual a Educação se encontra deve possuir alguns valores norteadores de sua prática. Não é e nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é: ✂️ a) o Ministério da Educação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ✂️ b) é e sempre será de inovação para atender as demandas das gerações recentes. ✂️ c) ainda não está definido e, certamente, não será definido no interior da própria escola. ✂️ d) está sendo visto sob uma perspectiva integralizadora, conservacionista e estagnada. ✂️ e) define, como sempre fez, as regras de socialização e de avanços na aprendizagem formal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q321182 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCDentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está ✂️ a) a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida. ✂️ b) a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro. ✂️ c) a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais. ✂️ d) a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais. ✂️ e) o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q328249 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, ASTC SC, UNESCAs instituições sócio-educacionais e outras organizações, comumente desenvolvem projetos e atividades funcionais ou de rotina. Sabe-se que atividades rotineiras são ações que se repetem, relacionadas ao próprio trabalho funcional, enquanto que um projeto, por ser uma atividade eminentemente criadora, necessita de conhecimentos, competências e habilidades para organizar, analisar, inovar, construir, o que torna imprescindível a participação humana em seu planejamento e realização. Analise as alternativas seguintes, identificando as atividades que devem ser desenvolvidas por meio de projeto. I - Preservação do meio ambiente. II - Formação para a cidadania. III - Elaboração de relatório anual. IV - Reunião semanal com os coordenadores. V – Conscientização dos direitos humanos. Estão corretas APENAS as alternativas: ✂️ a) I, II e V. ✂️ b) I, II e III. ✂️ c) III, IV e V. ✂️ d) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q322905 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de EducaçãoAcerca do entendimento da educação como fator de desenvolvimento econômico e social, é correto afirmar: ✂️ a) Nos documentos nacionais e internacionais que expressam fundamentos, diretrizes e linhas de ação de política educacional para a juventude, a convivência no trabalho e a participação em movimentos sociais são considerados processos formativos. ✂️ b) Na literatura concernente às políticas públicas, o grau de escolaridade é desconsiderado como fator que possibilita a superação da desigualdade social. ✂️ c) Em setores da sociedade, tais como agências multilaterais, órgãos federais e estaduais, instituições governamentais e não governamentais, a única mobilização existente em prol da educação gira em torno da definição de parâmetros e critérios para políticas voltadas à infância. ✂️ d) Diante da importância do conhecimento científico e tecnológico e da qualificação de mão de obra como requisitos para o crescimento econômico de países industrializados, os investimentos em educação são capazes, por si só, de impedir o desemprego e a concentração de renda. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q322321 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico Social, CEHAP PB, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta acerca da função social da educação para Gramsci. ✂️ a) A escola, como parte da superestrutura, tem dupla função dialética: reproduzir e minar a estrutura da sociedade capitalista. ✂️ b) Na sociedade capitalista, só a burguesia tem o poder de transmitir a sua ideologia por meio da escola, porque ela é a classe dominante. ✂️ c) A escola é o principal instrumento de preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. ✂️ d) A educação, mediada pelas gerações mais velhas, prepara as gerações novas para a vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q326821 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal do Paraná, NC UFPR, 2017Sobre a educação escolar, é correto afirmar: ✂️ a) A Educação Básica e Superior são os níveis que compõem a educação escolar. ✂️ b) A Educação Básica é composta pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental. ✂️ c) O Ensino Superior é uma modalidade da educação escolar. ✂️ d) O Ensino Fundamental é a primeira etapa da educação escolar. ✂️ e) A educação escolar é composta pela educação obrigatória, de 4 a 17 anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q326485 | Pedagogia, Relação de Educação e SociedadeLaurinda Ramalho de Almeida, em seu livro ?As relações interpessoais na formação de professores?, faz uma reflexão buscando superar a barreira que existe entre as diferentes áreas do conhecimento. A autora considera que valores da vida devem estar presentes e articulados na formação dos professores que estejam dispostos a educar a pessoa integral. Para tanto, a autora enfatiza a necessidade da presença de três fatores fundamentais: ✂️ a) o compromisso, a competência e a empatia. ✂️ b) o afeto, a obediência e a honestidade. ✂️ c) o respeito, a disciplina e a calma. ✂️ d) a compaixão, a humildade e a compreensão. ✂️ e) a vontade, o sentimento e a razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q328613 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCNa sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de ✂️ a) restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores. ✂️ b) preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado. ✂️ c) atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade. ✂️ d) incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola. ✂️ e) propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q327561 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCEBourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma: ✂️ a) o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação; ✂️ b) a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula; ✂️ c) toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante; ✂️ d) toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder; ✂️ e) o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q328665 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor II, SEE SP, FCCAtenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35. Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas. Eu escuto falar muito em escolas inclusivas. Há autores, como Sassaki, defensores da ideia de que a sociedade se adapte para incluir quem tem necessidades especiais e que essas pessoas, por sua vez, se preparem para assumir seus papéis na sociedade. Não seriam as pessoas com necessidades especiais que deveriam se adaptar à sociedade? ✂️ a) Não. Essas pessoas precisam sentir que são capazes, mesmo não o sendo. ✂️ b) Sim. A nossa Constituição, inclusive, não acha que devemos seguir essa linha. ✂️ c) Não. Pessoas com necessidades especiais não se adaptam à sociedade. ✂️ d) Sim. Supor o contrário é agir contra os interesses da maioria da sociedade. ✂️ e) Não. A inclusão dessas pessoas requer a eliminação de preconceitos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q325226 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPEO fenômeno da alienação tem importância em várias perspectivas teóricas que relacionam educação e sociedade, especialmente no pensamento marxista. Com relação às abordagens desenvolvidas pelo pensamento marxista acerca do fenômeno da alienação, assinale a opção correta. ✂️ a) Bernstein considera que toda e qualquer cultura produz determinado grau de alienação. Nesse contexto, o papel socializador da educação é desalienar o homem. ✂️ b) Althusser enfatiza a contribuição dos aparelhos ideológicos do estado nas sociedades capitalistas como produtores de alienação, cuja principal função é a inculcação da ideologia dominante. ✂️ c) Bourdieu e Passeron ressaltam a função ideológica do aparelho escolar como reprodutor da ideologia dominante, contribuindo sobremaneira para a reprodução da alienação. ✂️ d) Karl Marx demonstra que a função da educação é fornecer uma base comum a todo indivíduo, a fim de diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, a alienação econômico-político-cultural. ✂️ e) Antônio Gramsci explica que os professores são funcionários ideológicos do Estado e têm a função principal de inculcação da ideologia dominante, sendo, desse modo, os principais responsáveis pela alienação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q328089 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPADA questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo: ✂️ a) A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal. ✂️ b) A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas. ✂️ c) O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos. ✂️ d) Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural ✂️ e) São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q319747 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Psicólogo Escolar, SESI DF, FUNIVERSANo que diz respeito à violência, um dos aspectos mais ressaltados pelos profissionais da educação é a falta de preparo para atuar frente ao fenômeno: ao serem questionados se sabem como enfrentar a violência em sua prática pedagógica, apontam a necessidade de formação para discutir a violência na escola. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O trabalho de prevenção da violência não necessita ser programado e dirigido, ou seja, deve ocorrer de forma intuitiva, uma vez que se realiza em muitas escolas. ✂️ b) A formação de professores e dos profissionais que atuam na educação deve ser repensada, de modo que eles possam ter subsídios para enfrentar o novo momento social. ✂️ c) A atitude informal e intuitiva das conversas com os alunos a respeito da violência é o melhor caminho de prevenção realizado pelos psicólogos e orientadores educacionais nas escolas. ✂️ d) O fato de os professores não terem uma formação adequada pode abalar a relação de confiança dos alunos com os professores, caso estes façam referência a alguma informação equivocada; por isso, o melhor caminho é estar preparado para depois executar algum tipo de ação. ✂️ e) A questão da violência não é um problema da escola, e sim da sociedade como um todo; por isso, a escola não deve perder seu tempo com questões que não serão solucionadas nesse espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q321733 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017A história da humanidade se funde com a história das ideias pedagógicas. A educação como fenômeno social e histórico reflete, na sua história, as ideias de destacados sociólogos, filósofos, psicólogos e pedagogos que contribuíram, de forma significativa, com o ideário pedagógico. No quadro a seguir, avalie a correspondência entre o autor e as características de suas ideias sobre a educação. Itens Autor Ideias sobre educação I Pestalozzi Propõe a reforma da sociedade por intermédio da educação das classes populares. Privilegia o desenvolvimento psíquico da criança em relação à aquisição de conhecimentos. Sustenta que a educação geral deve preceder a profissional II J.Dewey Considera que a educação é essencialmente dialética, questionando a sociedade de classes. Prioriza a educação como produto que produz o homem novo. III E.Durkhlein Considera a educação como uma condição essencial da sociedade, conferindo às ciências sociais um caráter científico específico baseado na filosofia pragmática idealista. IV A. Gramsci Defende a escola socialista evocando a ideia de unidade e de centralização democrática. Considera o trabalho como um princípio educativo básico da formação. As correspondências estabelecidas corretamente estão nos itens ✂️ a) III e IV. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q319873 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCSegundo Castro (2000), a implementação de reformas educacionais em um país federativo como o Brasil, com sistemas de ensino descentralizados, requer, necessariamente, a implantação de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das ações e políticas em curso por diferentes razões, uma das quais é ✂️ a) permitir a construção de novos cenários, subsidiando a formulação de políticas e programas. ✂️ b) observar a prática pedagógica dos professores, identificando seus acertos e correções. ✂️ c) assegurar a permanência da sociedade democrática, submetendo os resultados ao Senado. ✂️ d) empregar metodologias científicas, capazes de contornar os efeitos adversos da divulgação. ✂️ e) usar indicadores capazes de fomentar a discussão dos gestores escolares para premiar seus alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q325910 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista Judiciário, TJ PE, FCCSe, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Esta afirmação explicita a importância do ✂️ a) saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças. ✂️ b) reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes. ✂️ c) acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes. ✂️ d) diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta. ✂️ e) trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro