Questões de Concursos Relações ecológicas

Resolva questões de Relações ecológicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q942900 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

O princípio de Gause tem sido confirmado por diversos estudos feitos com diferentes espécies de organismos.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conclusão a que chegou o cientista russo, Georgyi Frantsevich Gause, e que ficou conhecida como princípio de Gause.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q680239 | Biologia, Relações ecológicas, Tipo 01, FASEH, CONSULPLAN, 2019

Em um laboratório para produção de determinado medicamento, duas espécies, uma de bactéria e outra de fungo, devem se desenvolver juntas no mesmo meio de cultura. Isso porque nessa interação, o fungo libera substâncias que não permitem o desenvolvimento da bactéria, produzindo, assim, o fármaco. Esse tipo de interação em que uma espécie consegue viver na ausência de outra e quando as duas interagem uma é afetada (bactéria), sendo impedida de desenvolver, e a outra espécie (fungo) garante os recursos que teria, caso a outra espécie não estivesse presente, é conhecida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q936061 | Biologia, Relações ecológicas, PPL, ENEM, INEP, 2019

Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.
Essa interação ecológica pode ser classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q947516 | Biologia, Relações ecológicas, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Ao entrar no organismo, o alimento percorre diferentes órgãos em que sofre várias transformações. Assinale a alternativa que descreve corretamente o local e a transformação correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q935926 | Biologia, Relações ecológicas, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q948403 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular, FPS, FPS, 2017

Os fungos são organismos eucarióticos que apresentam características morfológicas diversas e que provavelmente evoluíram dos mesmos ancestrais que originaram os animais. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos fungos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q678909 | Biologia, Relações ecológicas, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Em um pasto, observamos inúmeros pássaros alimentando-se de carrapatos e insetos, os quais parasitam bois e cavalos que, por sua vez, estão comendo capim. As relações ecológicas dos pássaros com os bois e cavalos e destes com o capim são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q939558 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN, 2019

Para as situações ambientais descritas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) No comensalismo, a associação harmônica ocorre entre duas espécies, na qual um obtém vantagens sem prejuízo para o outro.
( ) O peixe-piloto, Echeneis remora, com o auxílio de uma ventosa, se adere ao tubarão acompanhando-o nas suas caçadas e, frequentemente, se alimentando das sobras. Esse é um caso de comensalismo do tipo Forésia.
( ) Associações desarmônicas entre as espécies influem sobre a dinâmica das populações auxiliando muitas vezes na regulação da densidade a níveis mais satisfatórios.
( ) As formigas saúvas, que representam um dos grandes problemas da agricultura brasileira, cortam folhas e podem devastar plantações. Seu sucesso está na complexa relação estre os seus indivíduos numa relação harmônica tipo colônia.
( ) Uma relação ecológica evidenciada no princípio de Gause é o predatismo.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q943289 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino do continente americano e um animal de corpo robusto, dotado de grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o leão, o tigre e o leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes, que são chamados de esturro, e podem ser ouvidos por quilômetros. Originalmente a distribuição desse animal se dava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Agora, onças estão oficialmente extintas nos Estados Unidos (alguns indivíduos ocasionalmente cruzam a partir do México), mas ainda podem ser encontrados na América Latina, inclusive no Brasil. De maneira geral, porém, suas populações vêm diminuindo onde entram em confronto com atividades humanas, sendo a caça uma das principais ameaças. No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A relação do homem com esse animal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q950031 | Biologia, Relações ecológicas, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Durante um dos processos de divisão celular, o pareamento de cromossomos homólogos possibilita a ocorrência de eventos cuja repercussão se traduz em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q938683 | Biologia, Relações ecológicas, PPL, ENEM, INEP

Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).


O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q946023 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898–1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos.
Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906260 | Biologia, Relações ecológicas, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

“Tanto na ____________________ quanto no ____________________, os resultados são semelhantes, isto é, o crescimento de qualquer das populações é menor ou nulo sem a presença da outra população. Quando se atinge um nível de equilíbrio as duas populações vivem juntas de uma forma estável, usualmente numa proporção definida.”

Sobre os tipos de relações interespecíficas, Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q949023 | Biologia, Relações ecológicas, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

Estado de saúde das siamesas é estável

No dia 29 de abril, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), nasceram as irmãs siamesas unidas pelo tórax e dividindo o mesmo coração. Elas nasceram com 35 semanas de gestação e, segundo o secretário adjunto da Saúde do estado de Sergipe, Luís Eduardo Prado Correia, é estável o estado de saúde das meninas.

Fonte: Portal Brasil, 05/03/2017. Disponível em: http://g1.globo.com

Considerando as informações do texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q943120 | Biologia, Relações ecológicas, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Em relação às interações ecológicas, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q947208 | Biologia, Relações ecológicas, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Um novo estudo realizado por biólogos brasileiros sugere que o efeito dos agrotóxicos sobre as abelhas pode ser maior do que se imagina. Mesmo quando usado em doses consideradas não letais, um inseticida encurtou o tempo de vida dos insetos em até 50%. Além disso, os pesquisadores observaram que uma substância fungicida considerada inofensiva para abelhas alterou o comportamento das operárias, tornando-as letárgicas — fato que pode comprometer o funcionamento de toda a colônia. Resultados desta pesquisa, realizada por pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de São Carlos foram publicados na revista Nature. Sobre as abelhas e o seu papel em uma comunidade, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q938441 | Biologia, Relações ecológicas, PPL, ENEM, INEP

Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.

A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q944603 | Biologia, Relações ecológicas, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) As interações dos diversos organismos que constituem uma comunidade biológica são genericamente denominadas de relações ecológicas e são classificadas como intraespecíficas e interespecíficas.
1. Predação 2. Competição interespecífica 3. Inquilinismo 4. Comensalismo 5. Parasitismo
( ) Bromélias, orquídeas e samambaias vivendo sobre arvores que lhes servem de suporte. ( ) Espécies que exploram um mesmo recurso no hábitat tem seus nichos ecológicos sobrepostos quanto a esse recurso. Em decorrência dessa relação, a população de uma das espécies pode diminuir, ou até se extinguir, ou ainda ser obrigada a migrar em busca de uma área disponível em que a relação seja menos acirrada. ( ) O cipó-chumbo, possui raízes especializadas, é uma planta de cor amarela, sem folhas nem clorofila, que cresce sobre outras plantas. ( ) Do ponto de vista ecológico é um importante mecanismo regulador da densidade populacional, embora uma espécie mate e coma indivíduos de outra espécie. ( ) Uma das espécies é beneficiada pela associação, enquanto a outra aparentemente não obtém nenhum benefício, embora não sofra prejuízo.

Considerando os tipos de relações ecológicas interespecíficas descritos, relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna e em seguida assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q936727 | Biologia, Relações ecológicas, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Em campos limpos do Cerrado, sobressaem cerca de 25 milhões de cupinzeiros com até 2,5 m de altura, que podem se tornar iluminados nas noites de primavera. Isso ocorre pela bioluminescência em larvas de uma espécie de vaga-lume que, após eclodirem dos ovos, cavam buracos no cupinzeiro, onde passam a viver. Ao emitirem intensa luz esverdeada, as larvas atraem insetos alados, dos quais se alimentam.

Parque Nacional das Emas: Cerco ao campo. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Entre as larvas do vaga-lume e os insetos alados estabelece-se uma relação ecológica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q945930 | Biologia, Relações ecológicas, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

O amensalismo caracteriza-se por uma relação desarmônica, na qual indivíduos de uma espécie (denominada inibidora) secretam substâncias que inibem ou impedem a proliferação de indivíduos de outra espécie (denominada amensal). Uma substância produzida por uma espécie de fungo, descoberta por Fleming em 1928, apresenta capacidade de impedir a proliferação de uma espécie amensal.
Essa substância é utilizada até hoje por sua clássica atividade terapêutica, sendo identificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.