Questões de Concursos Relações Públicas

Resolva questões de Relações Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q24485 | Conhecimentos Específicos, Relações Públicas, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo Yanaze (2005), o marketing não pode ser uma atitude isolada dentro da empresa. A partir disso, assinale a opção que não se aplica ao conceito apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q24481 | Conhecimentos Específicos, Relações Públicas, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q24483 | Conhecimentos Específicos, Relações Públicas, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Alguns autores, como Gaudêncio Torquato, destacam no contexto da comunicação organizacional, os conceitos de imagem e identidade organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q24482 | Conhecimentos Específicos, Relações Públicas, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

De acordo com a Lei n. 5.377, que disciplina a profissão de Relações Públicas, é correto afirmar que são atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q24484 | Conhecimentos Específicos, Relações Públicas, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Para o entendimento da natureza e do propósito das relações públicas, Grunig e Hunt propõem quatro modelos de relações públicas. Dos modelos apresentados abaixo, assinale aquele que não corresponde aos modelos de Grunig e Hunt.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q102525 | Marketing, Relações Públicas, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Questões públicas de natureza política, como, por exemplo, eleições, composição de ministérios e escândalos de corrupção, causam os mesmos impactos nas empresas, não importando a natureza da atividade empresarial por elas desenvolvida.
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q896575 | Jornalismo, Relações Públicas, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A comunicação organizacional é fundamental para a construção da imagem de uma empresa. Envolve desde a comunicação interna, com os colaboradores, até a externa, com clientes, parceiros e a sociedade. Para ser eficaz, ela deve ser planejada estrategicamente e adaptar-se às mudanças tecnológicas e culturais. Uma falha nesse processo pode comprometer a reputação e a eficiência da organização.

No contexto de uma crise reputacional causada por uma ação equivocada de uma empresa nas redes sociais, assinale a alternativa cuja abordagem de comunicação organizacional é mais adequada para restaurar a confiança do público e mitigar os danos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q900857 | Marketing, Relações Públicas, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A entrevista coletiva é um evento em que uma pessoa de destaque se reúne com a imprensa para responder a perguntas de diversos veículos de comunicação. Acerca desse tipo de evento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1012873 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às áreas de atuação e responsabilidades do produtor cultural, bem como à gestão de eventos e projetos e às políticas públicas e políticas culturais no Brasil, julgue o próximo item.

Apesar de as atribuições do produtor e do gestor cultural serem diferentes, elas se fundem em relação à ocupação de espaços e à atuação no mercado cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1012649 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às interfaces entre as relações públicas e à administração da empresa, julgue o seguinte item.

A elaboração de estratégias de relações públicas abrange, além dos valores, missão, visão e competências organizacionais de uma empresa, também crises, empenho e aprendizado organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q1052999 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

O ombudsman é um profissional que busca corrigir e aperfeiçoar constantemente a sua atuação e a atuação da organização em relação ao consumidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q1053001 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

O ombudsman é um profissional de relacionamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q1000463 | Comunicação Social, Relações Públicas, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O evento tem sido usado, ao longo das últimas décadas, como parte do discurso empresarial. Ele é pensado e executado para encantar públicos, satisfazer necessidades e mudar comportamentos. Leia atentamente as afirmativas abaixo.
I. Eventos empresariais são acontecimentos planejados com antecedência. II. Evento é um canal de mão única para a empresa. III. O evento é um instrumento de comunicação exclusivo para clientes. IV. Eventos são realizados apenas para divulgar produtos. V. Eventos empresariais podem ser institucionais ou promocionais.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1052998 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Vera Giangrande, relações públicas que foi ombudsman de um
grande grupo empresarial brasileiro, em Em defesa do
consumidor
estabeleceu quatro modos de o ombudsman levar em
consideração as necessidades do consumidor: o reativo, em que
analisa e se manifesta em relação ao que lhe chega ao
conhecimento; o ativo, em que sai em campo e avalia
minuciosamente as condições e características dos produtos e
serviços oferecidos por sua empresa; o pró-ativo, em que procura
os consumidores para ouvi-los a respeito dos produtos e serviços
da organização; e o interativo, em que convida os consumidores
a debaterem sobre o que esperam da organização e de seus
produtos no futuro.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência texto
acima.

É correto afirmar que todas as necessidades de um consumidor estão contempladas na proposta de Giangrand
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q1012872 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às áreas de atuação e responsabilidades do produtor cultural, bem como à gestão de eventos e projetos e às políticas públicas e políticas culturais no Brasil, julgue o próximo item.

O produtor cultural é o responsável geral pelo andamento do projeto, excluída a reponsabilidade pela obtenção de recursos financeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q1036413 | Comunicação Social, Relações Públicas, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Eventos podem ser classificados de acordo com os interesses em sua realização.
Assinale a opção que apresenta eventos que podem ser considerados de interesse diretamente comercial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1002052 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, TRT 7 Região CE, FCC

O evento que trata da apresentação profunda de um tema (cerca de 60 minutos) por uma pessoa especialista no assunto, que dá oportunidade à audiência para perguntas, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1028201 | Comunicação Social, Relações Públicas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir. “[U]m mundo em que todos estão mais próximos de todos (sobretudo dos erros de todos), um mundo onde há muito mais vigilância, onde uma mínima contradição pode adquirir exposição literalmente global, um mundo onde somos todos bombardeados por uma miríade de informações o tempo todo, onde quer que estejamos, exige que decisões cruciais sejam tomadas em tempo cada vez mais escasso. Em resumo: um mundo funcionando ‘na velocidade do pensamento’ expõe todas as reputações a um sentimento geral de desconfiança, pois todos estão mais vulneráveis diante de cada vez mais escolhas, feitas de forma cada vez mais rápida. E potencialmente perigosas. Há um ambiente de muito maior insegurança. De desconfiança.” (ROSA, 2007)

No cenário descrito no texto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1012874 | Comunicação Social, Relações Públicas, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da gestão de eventos, de projetos e de programas culturais e das políticas culturais no Brasil, julgue o item subsequente.

A produção cultural apresenta características complexas inerentes à função de dar forma e administrar bens materiais e imateriais, haja vista as peculiaridades relativas à organização de projetos, que vão desde o processo criativo até a gestão de fornecedores e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1035027 | Comunicação Social, Relações Públicas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Muitas empresas organizam congressos que podem ter diversos objetivos. Sobre esse tipo de evento, avalie as afirmativas a seguir:

I. Os congressos são eventos comerciais destinados à equipe de vendas interna, externa e aos canais de distribuição da empresa e ocorrem em data e local por ela definidos;

II. Nos congressos, profissionais da mesma área de atuação reúnem-se, geralmente em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas de interesse comum;

III. Os congressos são usados prioritariamente para divulgar algo novo e de interesse público, como lançamento de um produto ou serviço, aquisições de outras empresas ou bons resultados empresariais;


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.