Questões de Concursos: Renascimento Científico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Renascimento Científico. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q949193 | História, Renascimento Científico, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação de métodos mais adequados de cultivo.

(LEWIS, Munford, A Cidade na História. Ed. Itatiaia Limitada, Belo Horizonte, 1965, vol I, p.336).


Com base no texto, é correto afirmar que

2 Q946599 | História, Renascimento Científico, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Entre os séculos XIII e XIV, as cidades italianas foram berço de um movimento de transformação intelectual e cultural que se espalharia por toda a Europa e atingiria o apogeu nos séculos XV e XVI. Conhecido como Renascimento, esse movimento se caracterizava, principalmente,

3 Q949194 | História, Renascimento Científico, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.

I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.

II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.

III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.

IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.

Estão corretas as afirmativas

4 Q947233 | História, Renascimento Científico, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

“(...) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade. Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos de conceitos que remetem à Antiguidade para batizar objetos novos, com o intuito de lhes dar grandeza. Por meio de uma construção ideológica de Ocidente, o mais comum neste processo de busca do passado são as reivindicações do passado correspondente à Antiguidade Clássica, com a ideia de pertencimento ou legado da Grécia e Roma Antigas”.

BONFÁ, Douglas Cerdeira. “Antiguidade, identidade e os usos do passado”. In: Revista Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade. Campinas, nº 30, p. 13, jan-dez 2016.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

5 Q946677 | História, Renascimento Científico, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Leonardo da Vinci (1452-1519) considerava a pintura uma arte que faz cópia de todas as obras da natureza. Assim, o artista é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação humana. Para ele, a mente do pintor contém tudo o que está no universo em sua essência, em presença ou na imaginação. Na época de Leonardo da Vinci, a pintura como expressão artística passou a ter importância fundamental para

6 Q950209 | História, Renascimento Científico, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

Ocorrida no período correspondente à segunda metade do século XIX e ao início do século XX, a Segunda Revolução Industrial se caracterizou pela relação intrínseca entre indústria e ciência, expressa em invenções e produtos como

7 Q949413 | História, Renascimento Científico, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Leia os textos abaixo.
“Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira (9), quatro dias depois de um primeiro forte tremor deixar pelo menos 259 mortos.” [...] O terremoto que atingiu a ilha de Lombok, no fim da tarde de domingo (horário local) teve 6,9 de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O seu epicentro foi registrado a 10,5 km de profundidade, a 2 km ao sul de Loloan, no norte da ilha.”
Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/09/outro-terremoto-sacode-lombok-na-indonesia.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.
“Moradores da região oeste de Londrina, no norte do Paraná, sentiram a terra tremer na quarta-feira (1°). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude registrada foi de 0,8 grau na escala Richter, um tremor de baixa intensidade.” [...] “Com mais esse registro, já são 15 abalos sísmicos registrados em Londrina desde dezembro de 2015, quando ocorreram os primeiros relatos de moradores. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o microtremor desta quarta-feira foi registrado por volta das 20h35, após relatos de moradores. Como a intensidade foi muito baixa, os técnicos da USP afirmam que não deve ser motivo de preocupação.”
Disponível em https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2018/08/02/moradores-de-bairro-da-regiao-oeste-de-londrina-sentem-a-terra-tremer.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.
As duas notícias retratam ocorrências de terremotos, na Indonésia e no Brasil. A seguir marque a alternativa que apresenta fatores que explicam os motivos de as magnitudes dos terremotos registrados na Indonésia e no Brasil serem tão diferentes.

8 Q936294 | História, Renascimento Científico, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado).


Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia, caracterizou-se pela

9 Q949846 | História, Renascimento Científico, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/biografias/ nelson-mandela.htm>. Acesso em: 4 ago. 2018.
No contexto descrito da política do apartheid, conclui-se que

10 Q947470 | História, Renascimento Científico, História Geografia Português Inglês, URCA, CEV URCA, 2019

“Em síntese, nossos filhos e alunos têm o direito de saber que as pessoas são diferentes. Que o mundo é plural e a cultura é diversa. Que essa diversidade deve ser conhecida, respeitada e valorizada. E mais, que a diferença e a diversidade são benéficas para a convivência das pessoas, a manutenção da democracia, e a sobrevivência da espécie.” (Itamar Freitas, APUD, OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010. P. 161, v. 21. Explorando o ensino.)
Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre a História e Cultura africana e indígena na História do Brasil, assinale a única alternativa correta:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.