Início

Questões de Concursos Renascimento Científico

Resolva questões de Renascimento Científico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q949193 | História, Renascimento Científico, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação de métodos mais adequados de cultivo.

(LEWIS, Munford, A Cidade na História. Ed. Itatiaia Limitada, Belo Horizonte, 1965, vol I, p.336).


Com base no texto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q947233 | História, Renascimento Científico, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

“(...) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade. Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos de conceitos que remetem à Antiguidade para batizar objetos novos, com o intuito de lhes dar grandeza. Por meio de uma construção ideológica de Ocidente, o mais comum neste processo de busca do passado são as reivindicações do passado correspondente à Antiguidade Clássica, com a ideia de pertencimento ou legado da Grécia e Roma Antigas”.

BONFÁ, Douglas Cerdeira. “Antiguidade, identidade e os usos do passado”. In: Revista Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade. Campinas, nº 30, p. 13, jan-dez 2016.

Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q947574 | História, Renascimento Científico, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC, 2019

Leia o trecho de uma carta de Galileu Galilei a Pietro Dini:
“[...] Na natureza se encontra uma substância de natureza espiritual, constante e dotada de grande velocidade, que, difundindo-se pelo Universo, penetra todos os lugares sem encontrar resistência, aquece, vivifica e torna fecunda todas as pessoas vivas... O corpo do Sol é o seu principal repositório, donde se expande uma imensa luz pelo Universo... Pode-se afirmar que esse espírito fundador e esta luz difusa por todo o mundo confluem para o corpo solar, onde se unem e se fortificam, e por isso está ele colocado no centro do Universo.” (CARTA de Galileu a Pietro Dini, 1614. In: GARIN, Eugene. Ciência e vida civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Unesp, 1994. Páginas 176-177).
O trecho é uma referência ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q949194 | História, Renascimento Científico, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.

I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.

II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.

III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.

IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q946599 | História, Renascimento Científico, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

Entre os séculos XIII e XIV, as cidades italianas foram berço de um movimento de transformação intelectual e cultural que se espalharia por toda a Europa e atingiria o apogeu nos séculos XV e XVI. Conhecido como Renascimento, esse movimento se caracterizava, principalmente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q950209 | História, Renascimento Científico, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

Ocorrida no período correspondente à segunda metade do século XIX e ao início do século XX, a Segunda Revolução Industrial se caracterizou pela relação intrínseca entre indústria e ciência, expressa em invenções e produtos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q936294 | História, Renascimento Científico, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado).


Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia, caracterizou-se pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q946677 | História, Renascimento Científico, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Leonardo da Vinci (1452-1519) considerava a pintura uma arte que faz cópia de todas as obras da natureza. Assim, o artista é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação humana. Para ele, a mente do pintor contém tudo o que está no universo em sua essência, em presença ou na imaginação. Na época de Leonardo da Vinci, a pintura como expressão artística passou a ter importância fundamental para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q949413 | História, Renascimento Científico, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Leia os textos abaixo.
“Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira (9), quatro dias depois de um primeiro forte tremor deixar pelo menos 259 mortos.” [...] O terremoto que atingiu a ilha de Lombok, no fim da tarde de domingo (horário local) teve 6,9 de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O seu epicentro foi registrado a 10,5 km de profundidade, a 2 km ao sul de Loloan, no norte da ilha.”
Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/09/outro-terremoto-sacode-lombok-na-indonesia.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.
“Moradores da região oeste de Londrina, no norte do Paraná, sentiram a terra tremer na quarta-feira (1°). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude registrada foi de 0,8 grau na escala Richter, um tremor de baixa intensidade.” [...] “Com mais esse registro, já são 15 abalos sísmicos registrados em Londrina desde dezembro de 2015, quando ocorreram os primeiros relatos de moradores. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o microtremor desta quarta-feira foi registrado por volta das 20h35, após relatos de moradores. Como a intensidade foi muito baixa, os técnicos da USP afirmam que não deve ser motivo de preocupação.”
Disponível em https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2018/08/02/moradores-de-bairro-da-regiao-oeste-de-londrina-sentem-a-terra-tremer.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.
As duas notícias retratam ocorrências de terremotos, na Indonésia e no Brasil. A seguir marque a alternativa que apresenta fatores que explicam os motivos de as magnitudes dos terremotos registrados na Indonésia e no Brasil serem tão diferentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q949846 | História, Renascimento Científico, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.
Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/biografias/ nelson-mandela.htm>. Acesso em: 4 ago. 2018.
No contexto descrito da política do apartheid, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q947470 | História, Renascimento Científico, História Geografia Português Inglês, URCA, CEV URCA, 2019

“Em síntese, nossos filhos e alunos têm o direito de saber que as pessoas são diferentes. Que o mundo é plural e a cultura é diversa. Que essa diversidade deve ser conhecida, respeitada e valorizada. E mais, que a diferença e a diversidade são benéficas para a convivência das pessoas, a manutenção da democracia, e a sobrevivência da espécie.” (Itamar Freitas, APUD, OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010. P. 161, v. 21. Explorando o ensino.)
Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre a História e Cultura africana e indígena na História do Brasil, assinale a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q680924 | História, Renascimento Científico, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Em relação à história da Europa moderna, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q946263 | História, Renascimento Científico, Primeiro Dia, UFVMG, INEP, 2018

Atualmente, podemos nos deslocar (carro, ônibus, a pé) por lugares desconhecidos por meio de navegação; basta inserir os dados do local de origem até o local de destino. Por meio dessas informações os aparelhos buscam os satélites, que através de dados algoritmos enviam as informações como: localização exata, o melhor percurso a ser percorrido, bem como o tempo de deslocamento do início até o final do percurso.
A partir das informações descritas, a tecnologia que consegue traçar rotas é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q689412 | História, Renascimento Científico, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

A crise levaria o último governo da ditadura, chefiado pelo general João Figueiredo (1979-85), a tomar medidas drásticas. O objetivo inicial era deter a depreciação da moeda nacional, incentivar as exportações e fazer frente ao aumento do deficit em conta corrente. Assim, a moeda foi desvalorizada em 30% no final de 1979. A medida acentuou a desaceleração econômica, o descontrole inflacionário e o desarranjo nas contas públicas. Em 1980, a inflação batia a simbólica marca de 100% ao ano e em 1981 o país entrava em uma recessão.
(Adaptado de Gilberto Marangoni, Anos 1980, década perdida ou ganha? Revista Desafios do Desenvolvimento, São Paulo, Ano 9, Edição 72, 2012.)
A partir do texto acima e de seus conhecimentos sobre a Nova República no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q950345 | História, Renascimento Científico, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Na colônia, a justiça era exercida por toda uma gama de funcionários a serviço do rei. A violência, a coerção e a arbitrariedade foram suas principais características. [...]

Nas regiões em que a presença da Coroa era mais distante, os grandes proprietários de terras exerciam considerável autoridade administrativa e judicial. No sertão, os potentados impunham seus interesses à população livre.

(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação, 2008.)

Ao analisar o aparato judiciário no Brasil Colonial, o texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q680607 | História, Renascimento Científico, Prova 1, URCA, CEV URCA

Pouco depois de 1300 havia começado a decair a maioria das instituições e ideais característicos da época feudal. A cavalaria, o próprio feudalismo, o Santo Império Romano, a autoridade universal do papado e o sistema corporativo iam aos poucos enfraquecendo. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estende de 1300 a cerca de 1600, é o de Renascença. Sobre este período, podemos apontar corretamente como fatores formadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q909074 | História, Renascimento Científico, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O movimento humanista contribuiu não somente para a renovação cultural ocorrida a partir do século XIV, mas também influenciou na modificação dos aspectos políticos, sociais e econômicos no início do Período Moderno. São fatores que contribuíram para a difusão do Humanismo:

I. O aperfeiçoamento da imprensa, possibilitando a impressão e a popularização dos clássicos gregos e romanos, bem como de obras da época, pois até então os livros eram manuscritos e caros.

II. A decadência de Constantinopla com as Cruzadas, acarretando o êxodo de intelectuais bizantinos e grande afluxo de textos antigos para a Itália, berço do Humanismo.

III. As grandes navegações, que proporcionaram o contato europeu com povos de culturas distintas, contribuindo para derrubar muitas ideias tidas então como verdades absolutas.

IV. O mecenato praticado por burgueses ricos, príncipes e até papas que, interessados em projetar suas cortes ou ações pessoais, financiavam as atividades culturais e econômicas desse período.

Quais estão corretos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q951078 | História, Renascimento Científico, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2018

Os estudiosos muçulmanos adaptaram a herança recebida dos povos arabizados. Entre os domínios conquistados pelos muçulmanos estavam a Mesopotâmia e o antigo Egito, civilizações que desde cedo observaram os fenômenos astronômicos. O estudo dos fenômenos naturais no Crescente Fértil possibilitou a agricultura e perdurou por milênios. Nas costas do Mar Egeu, na região da Jônia, surgiram no século VI a.C. as primeiras explicações dos fenômenos naturais desvinculadas dos desígnios divinos. E as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro. Além disso, houve trocas científicas e culturais com os indianos. O império árabe-islâmico foi, a partir do século VII, o herdeiro desse legado científico multicultural, ao qual os estudiosos muçulmanos deram seus aportes ao longo da Idade Média.
(Adaptado de Beatriz Bissio, O mundo falava árabe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 200-201.)
Considerando o texto acima sobre o Islã Medieval e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q679390 | História, Renascimento Científico, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Os conhecimentos sobre o desenvolvimento do saber, ao longo do tempo histórico, e a análise do trecho do Juramento de Hipócrates, acima descrito, permitem afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q949964 | História, Renascimento Científico, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

O trabalho repetitivo atrelado ao sedentarismo poderá causar uma série de complicações às pessoas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.