Questões de Concursos: Restauração

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Restauração. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q241810 | Arquivologia, Restauração, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens, relativos a arquivologia.

O método de laminação é o que mais se aproxima do método ideal de restauração de documentos, dado que eleva a resistência do papel sem perda da legibilidade e flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.

2 Q956587 | Arquitetura, Restauração, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os fundamentos de conservação e restauração, assinalar a alternativa CORRETA.

3 Q956588 | Arquitetura, Restauração, Técnico em Restauração e Conservação de Patrimônio, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação aos produtos e técnicas utilizadas para a limpeza, estabilização e proteção de superfícies artísticas, analisar os itens.

I. A utilização de vapores quentes para limpar superfícies artísticas é uma técnica comum, pois o calor elimina rapidamente sujeiras e manchas, sem risco de danos aos materiais.

II. A proteção de superfícies artísticas deve ser feita com produtos que respeitem a natureza do material, como vernizes específicos ou substâncias não invasivas.

III. Métodos de limpeza e estabilização devem ser adaptados ao tipo de material da obra, utilizando ferramentas delicadas e produtos de pH neutro para evitar alterações na composição química e física da superfície.

Está CORRETO o que se afirma:

4 Q961201 | Arquitetura, Restauração, Arquitetura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A Portaria IPHAN nº 420, de 22 de dezembro de 2010, “dispõe sobre os procedimentos a serem observados para a concessão de autorização para realização de intervenções em bens edificados tombados e nas respectivas áreas de entorno”. Seu Artigo 4º define que “a realização de intervenção em bem tombado, individualmente ou em conjunto, ou na área de entorno do bem, deverão ser precedidas de autorização do IPHAN”. O Artigo 5º complementa que, “para efeito de autorização, são consideradas as seguintes categorias de intervenção: I – Reforma Simplificada; II – Reforma/Construção nova; III – Restauração; IV – Colocação de Equipamento Publicitário ou Sinalização; V – Instalações Provisórias” (Capítulo II – Da Autorização de Intervenção). “Restauração” tem sido uma expressão comumente utilizada para designar diversos tipos de intervenção sobre bens considerados históricos, gerando, frequentemente, confusões conceituais. A referida Portaria, contudo, apresenta, em seu Artigo 3º, a definição de “Restauração” a ser adotada “para os fins e efeitos desta Portaria” (Capítulo I – Das Definições). Assinale a alternativa que identifica corretamente a definição do conceito de “Restauração” adotada pela Portaria IPHAN nº 420/2010, apresentada em seu Artigo 3º.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.