Questões de Concursos: Revolução Chinesa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Revolução Chinesa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q680113 | História, Revolução Chinesa, prova amarela, ENEM, INEP

Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que

2 Q944202 | História, Revolução Chinesa, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Em abril de 1966, Mao Tsé Tung declarou a necessidade de banir da China os intelectuais dissidentes e suas ideias, porque muitas autoridades do próprio Partido Comunista protegiam aqueles que divergiam, bem como outros inimigos de classe. Essas pessoas eram definidas como “pessoas que estavam no poder, mas que seguiam a estrada capitalista”. Assim, Mao Tsé Tung, lançou formalmente a campanha

3 Q948429 | História, Revolução Chinesa, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

O movimento Black Lives Matter (em tradução livre, Vidas Negras Importam), nos Estados Unidos, marcou os anos recentes, com manifestações contra a violência policial dirigida especialmente à população afro-estadunidense. O movimento alastrou-se principalmente pelo uso das redes sociais, com a hashtag #BlackLivesMatter. Uma inspiração histórica para o Black Lives Matter foi a campanha pelos direitos civis nos Estados Unidos, nos anos 1960. Q principal líder dessa campanha, assassinado por sua atuação em prol do fim da segregação racial nos Estados Unidos, foi:

4 Q949522 | História, Revolução Chinesa, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

O agronegócio, também denominado agrobusiness, consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária. Ele não se limita apenas à agricultura e à pecuária, incluindo também as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de insumos e sementes, equipamentos, serviços, beneficiamento de produtos, industrialização e comercialização da produção agropecuária. Esse termo foi desenvolvido por Davis e Goldberg, em 1957, como sendo o conjunto de todas as atividades de produção, processamento, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas. No entanto, sua popularização ocorreu a partir da década de 1970. Referente as etapas do agronegócio analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.
I) Produtores rurais: detentores de pequenas, médias ou grandes propriedades onde há produção rural. II) Lazer e cultura: proporcionar aos trabalhadores momentos de descontração para melhor execução dos trabalhos manuais. III) Fornecedores de insumos rurais: fabricantes de máquinas rurais, fornecedores de pesticidas, sementes, equipamentos, etc. IV) Processamento, distribuição e comercialização: frigoríficos, distribuidoras de alimentos, indústrias, supermercados, entre outros. V) Revolução Industrial: a aplicação de métodos industriais, em especial a mecanização e a produção em grande escala no campo

5 Q680692 | História, Revolução Chinesa, Humanas, UEA, VUNESP

O comunismo chinês operava através do sentimento, generalizado entre as massas chinesas, de que os estrangeiros não representavam nada de bom nem para os indivíduos chineses, nem para a China como um todo. Como a China fora atacada e explorada por todo Estado estrangeiro ao alcance desde meados do século XIX, essa suposição não era implausível. Há pouca dúvida de que a resistência à conquista japonesa da China foi o que transformou os comunistas chineses de uma derrotada força de agitadores sociais, o que eram em meados da década de 1930, nos líderes e representantes de todo o povo chinês.
(Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX, 1998. Adaptado.)
O texto sustenta que a Revolução Chinesa

6 Q679946 | História, Revolução Chinesa, Prova 11, UEMG, UEMG

Nas décadas de 1970,1980 e 1990, a China subiu na escala de valor agregado e passou a exportar cada vez mais produtos de alta tecnologia, como celulares, computadores, chips e componentes eletrônicos. (...) Em 1978, os produtos manufaturados respondiam por 49,70% das exportações chinesas e o país tinha deficit comercial com o restante do mundo. Em 2008, o percentual de bens industrializados era de 95% e o superavit chinês somava US$ 298,13 bilhões. Do US$ 1,43 trilhão exportado pela China naquele ano, 47% foram de bens processados, cujas peças originais são fabricadas em outros países. Os chineses apenas montam o produto acabado, com alguma agregação de valor.
(http://www.g21.com.br. Acesso: 08/04/2010. Adaptado.)
Considerando-se o desenvolvimento da China, com a globalização, ocorreu

7 Q937565 | História, Revolução Chinesa, Primeiro Dia, ENEM, INEP

Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações.
Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários.
HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado).

O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma conseqüência social de tal aspecto estão em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.