Questões de Concursos Revolução e transformação social

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1Q907645 | Sociologia, Revolução e transformação social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A obra "A Integração do Negro na Sociedade de Classes", de Florestan Fernandes, publicada em 1965, se torna um marco sociológico brasileiro ao apontar tensões e romper com a ideia de democracia racial. Nesta obra, a análise sociológica das relações históricas e de poder na formação da sociedade brasileira e que vincula as questões de raça à análise das relações de classe, considera
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3Q903155 | Sociologia, Revolução e transformação social, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Há cerca de um século, os dois termos ‘reformas’ e ‘revolução’, com frequência unidos no enunciado interrogativo ‘reformas ou revolução’, indicam as duas estratégias alternativas que foram sucessivamente adotadas no âmbito do movimento operário para transformação da sociedade no sentido socialista ou, para usar uma expressão corrente (ainda que tudo, menos clara), durante o estado de transição.”

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. Campus, 2000. P. 577

Sobre o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:

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4Q679422 | Sociologia, Revolução e transformação social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Revolução Industrial gerou profundas transformações na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal mudança foi a introdução do trabalho assalariado e o uso de máquinas em substituição ao trabalho artesanal. No século XIX, surgiu a Sociologia como ciência.
A relação a entre o surgimento da Sociologia e a Revolução Industrial está corretamente indicada em
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5Q947136 | Sociologia, Revolução e transformação social, Inglês, UEG, UEG, 2018

O Estado, tal como é conhecido atualmente, tem suas origens na modernidade por obra de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau. Uma das teses para justificar o poder do Estado foi a do Contrato Social ou Pacto. Destacam-se, entre as teses do Contrato Social, a ideia de que os homens não são seres políticos por natureza, e que vivem em sociedade somente por interesse. Encontram-se em um estado natural de guerra de todos contra todos. “O homem é lobo do homem”. Guiados pelo instinto e não pela razão, sentem o medo de perder a vida a qualquer momento. Assim, por medo e interesse, abandonam todos de uma só vez o direito sobre todas as coisas e entregam tal direito nas mãos de um soberano, o qual fará leis e transformará o estado de natureza em estado civil. Estava assim justificado o absolutismo, pois o soberano não faz parte do pacto e, ao criar as leis, determina o justo e o injusto. Tais teses são defendidas na seguinte obra:
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