Início

Questões de Concursos Revolução Industrial

Resolva questões de Revolução Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q935443 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(UEL) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q935444 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(Unesp) "A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA")

Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q935451 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(UFGD) O mundo que hoje conhecemos é filho da Revolução Industrial. Ela abre um período na história humana em que, pela primeira vez, os limites para a produção de riquezas pelos homens foram implodidos e nunca mais deixaram de ser superados e expandidos. Pode-se dizer, sem medo de exagero, que ela virou o mundo de ponta cabeça, fazendo com que hoje pensemos, vivamos, trabalhemos e produzamos de uma forma que está relacionada, direta ou indiretamente, à Revolução Industrial.

MORAES, Luís Edmundo. História Contemporânea. Da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Editora Contexto, 2017. p. 47.

Sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q935442 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(FEI-SP) – Sobre a Revolução Industrial:

I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.

II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).

III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q935447 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q935445 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(UFG-2013) – Leia as informações a seguir:

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.

A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q197552 | História, Revolução Industrial, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

Sob qualquer aspecto, a revolução industrial foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. Qualquer que tenha sido a razão do avanço britânico, ele não se deveu à superioridade tecnológica e científica.

(HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p. 45)

Entre as razões para o pioneirismo britânico, é possível citar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q935449 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(UFMS PASSE) A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A _____________________foi marcada pela descoberta do ferro e do carvão. A ______________ foi marcada pela descoberta da energia elétrica e do uso do petróleo como combustível. Já a _________________________ foi marcada pela internet, a globalização por meio da tecnologia.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q935446 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(PUC-SP) Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q935448 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(URCA ) “[...] No princípio da década de 1830, entre um terço e a metade da força de trabalho (em todas as classes de trabalho) nas indústrias algodoeiras tinha menos de vinte e um anos de idade. No setor de lãs cardadas, a proporção de jovens era ainda maior. Entre os adultos, bem mais da metade eram mulheres. [....] A força de trabalho adulto nas indústrias têxteis do Reino Unido atingia 191.671 pessoas, das quais 102.812 eram mulheres e apenas 88.859, homens.” (THOMPSON E. P. A formação da Classe Operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. V.II p.170)

Sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial Inglesa, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q935450 | História, Revolução Industrial, Vestibular

Texto associado.

(Unioeste) Leia atentamente a afirmação abaixo:

“O momento seguinte da expansão da economia industrial, e aquele que mais diretamente nos interessa aqui, foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século (XIX) à sua plena configuração em 1870 (...) No curso de seus desdobramentos surgirão, apenas para se ter uma breve ideia, os veículos automotores, os transatlânticos, os aviões, o telégrafo, o telefone, a iluminação elétrica e a ampla gama de utensílios domésticos, a fotografia, o cinema, a televisão, os arranha-céus e seus elevadores (...) o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerante e o sorvete, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas, a Coca-Cola, a aspirina, o Sonrisal (...) E não era só uma questão de variedade de novos equipamentos, produtos e processos que entravam para o cotidiano, mas o mais perturbador era o ritmo com que estas inovações invadiam o dia-a-dia das pessoas, principalmente no contexto de outro fenômeno derivado da revolução, as grandes metrópoles modernas (...)”

SEVCENKO, N. “O prelúdio republicano: astúcias da ordem e ilusões do progresso”. In: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, v. 3, p. 09-10.

Sobre os impactos causados pela chamada “Segunda Revolução Industrial” é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q865159 | História, Revolução Industrial, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Convenciona-se chamar de "Revolução Industrial" um fenômeno de vertiginoso domínio humano sobre máquinas, bens materiais e seres humanos que teve início na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII, concentrando os trabalhadores em fábricas. Tal revolução possui entre os seus aspectos mais importantes a separação entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q944552 | História, Revolução Industrial, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

A Revolução Industrial sintetiza o conjunto de transformações vivenciadas pela economia inglesa entre 1780 e 1840. O caráter revolucionário da transformação econômica inglesa na 1ª Revolução Industrial consistiu nas profundas alterações sofridas nos meios de produção, incluindo a adoção de novas técnicas, novas fontes de energia e aumento da produtividade.
Em relação à Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q946095 | História, Revolução Industrial, Segundo Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Considere que 60% dos questionários foram respondidos por mulheres e que, dessas, 50% são formadas em Psicologia. Nessas condições, o número de mulheres que responderam ao questionário e que são formadas em Psicologia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q949533 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Constituem transformações históricas da passagem da Idade Média à Modernidade, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q680138 | História, Revolução Industrial, Segunda Aplicação, ENEM, INEP

Texto associado.

Os cercamentos do século XVIII podem ser consideradoscomo sínteses das transformações que levaram àconsolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro primeiro lugar, porque sua especialização exigiu uma articulaçãofundamental com o mercado. Como se concentravamna atividade de produção de lã, a realização da rendadependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos deovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relaçãodo campo com a cidade e, num primeiro momento, tambémse vinculou à liberação de mão de obra.

RODRIGUES, A. E. M. Revoluções burguesas. In: ƒREIS FILHO, D. A. et ai (Orgs.) O Século XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 (adaptado).

Outra consequência dos cercamentos que teria contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q943306 | História, Revolução Industrial, Vestibular UFMS, UFMS, INEP, 2018

Um dos eventos que mais influenciaram a história da humanidade nos últimos séculos foi a revolução industrial. Esse acontecimento impulsionou a economia, a exploração do trabalho, o domínio de algumas nações sobre vastas regiões do mundo e acentuou a divisão entre os países dominantes e os que eram dominados. Assim, a revolução industrial movimentou não apenas a economia, mas também a sociedade, a produção artística e cultural e a política de toda uma época. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente os primeiros momentos da revolução industrial e que tornaram a Inglaterra pioneira no desenvolvimento de indústrias durante o século XVIII.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q947231 | História, Revolução Industrial, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Leia atentamente a afirmação abaixo:

“O momento seguinte da expansão da economia industrial, e aquele que mais diretamente nos interessa aqui, foi desencadeado pelo advento da chamada Segunda Revolução Industrial, também intitulada de Revolução Científico-Tecnológica, ocorrida de meados do século (XIX) à sua plena configuração em 1870 (...) No curso de seus desdobramentos surgirão, apenas para se ter uma breve ideia, os veículos automotores, os transatlânticos, os aviões, o telégrafo, o telefone, a iluminação elétrica e a ampla gama de utensílios domésticos, a fotografia, o cinema, a televisão, os arranha-céus e seus elevadores (...) o sabão em pó, os refrigerantes gasosos, o fogão a gás, o aquecedor elétrico, o refrigerante e o sorvete, as comidas enlatadas, as cervejas engarrafadas, a Coca-Cola, a aspirina, o Sonrisal (...) E não era só uma questão de variedade de novos equipamentos, produtos e processos que entravam para o cotidiano, mas o mais perturbador era o ritmo com que estas inovações invadiam o dia-a-dia das pessoas, principalmente no contexto de outro fenômeno derivado da revolução, as grandes metrópoles modernas (...)”

SEVCENKO, N. “O prelúdio republicano: astúcias da ordem e ilusões do progresso”. In: SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil: da Belle Époque à era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, v. 3, p. 09-10.

Sobre os impactos causados pela chamada “Segunda Revolução Industrial” é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q938431 | História, Revolução Industrial, PPL, ENEM, INEP

A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.

MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e da sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.

De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q939791 | História, Revolução Industrial, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o texto para responder às questão.

Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.

(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)
A associação das fábricas com “a erosão de padrões de vida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.