Questões de Concursos Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo

Resolva questões de Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q680271 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere o texto a seguir.
Digo, sem fazer maiores declarações, que, se a Razão oferece sua sóbria luz, se as mulheres são realmente capazes de agir como criaturas racionais, que não sejam tratadas como escravas, nem como animais que, submetidos ao homem, dependem de sua razão; mas, ao contrário, cultivem sua mente, deem a elas o limite sublime e salutar dos princípios e deixem que alcancem a dignidade consciente, sentindo elas próprias que dependem apenas de Deus. Ensinem-nas, como aos homens, a se submeter à necessidade, em vez de atribuírem a um sexo a moral para torná-las mais agradáveis.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos Direitos da Mulher. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 57.
O texto, escrito pela filósofa inglesa Mary Wollstonecraft, no século XVIII, expressa ideais do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q951311 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

“As feias que me desculpem, mas a beleza é fundamental.” Um rosto bonito pode não ser tão importante quanto achava o poeta Vinícius de Moraes (1913-1980), mas é sempre bem-vindo. E, muitas vezes, ardentemente desejado. Das partes do corpo, a pele é a que tem uma relação mais direta com a vaidade. E também a que revela de forma mais ostensiva a ação devastadora do tempo. Na velhice, as fibras de colágeno da derme – a camada debaixo da pele – perdem a elasticidade. Sem sustentação, a superfície fica frouxa. Resultado: rugas.

Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/o-tempo-eimplacavel-envelhecimento/. Acessado em 06/09/2018.

Sobre o colágeno é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q946230 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Leia o texto a seguir:

“As temperaturas glaciais do campo aberto alternavam-se com os calores infernais do fundo da montanha. Os índios entravam nas profundidades, e ordinariamente eram retirados mortos ou com cabeças e pernas quebradas, e nos engenhos todo o dia se machucam. Os mitayos retiravam o minério com a ponta de uma barra e o carregavam nas costas, por escadas, à luz de uma vela [...]. A mita era uma máquina de triturar índios. O emprego do mercúrio para a extração de prata por amálgama envenenava tanto ou mais do que os gases tóxicos do ventre da terra. Fazia cair o cabelo, os dentes e provocava tremores incontroláveis.” Fonte: GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. RJ: Paz e Terra, 1989, p. 52.

Sobre o trabalho compulsório na América Espanhola, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q936692 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

No Império do Brasil, apesar do apego a certo ideário do Antigo Regime, as ideias e práticas políticas inéditas que se moldaram e se redefiniram naquela conjuntura acabaram por converter a Coroa em Estado e fizeram com que a política deixasse os círculos palacianos privados para emprestar uma nova dimensão à praça pública. Por conseguinte, o novo império não mais podia fugir à obrigação de conduzir a sociedade, fazendo- -se reger por uma Constituição, ainda que outorgada, e articulando-se por meio de uma divisão de poderes que respeitasse, a princípio, pelo menos, a participação daqueles considerados cidadãos.

NEVES, L. M. B. P. O governo de D. João: tensões entre ideias liberais e

práticas do Antigo Regime. In: CARVALHO, J. M.; CAMPOS, A. P. (Org.).

Perspectiva da cidadania no Brasil Império. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.


Com base no texto, na formação do Estado brasileiro prevaleceram ideias e práticas derivadas dos princípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q948165 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR, 2018

Onde quer que prospere e assente em bases muito sólidas a ideia de família, tende a ser precária e a lutar contra fortes restrições a formação e evolução da sociedade segundo conceitos atuais. (Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 141 - ADAPTADO)

Escrevendo na década de 1930, o autor argumenta sobre o caráter cordial do brasileiro e salienta como traço da formação social do país a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q946963 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“A apaixonada crença no progresso que professava o típico pensador iluminista refletia os aumentos visíveis no conhecimento e na técnica, na riqueza, no bem-estar e na civilização que podia ver em toda a sua volta e que, com certa justiça, atribuía ao avanço de suas ideias. No começo do século, as bruxas ainda eram queimadas; no final, os governos do Iluminismo, como o austríaco, já tinham abolido não só a tortura judicial, mas também a servidão” HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 38.

Considerando-se o Movimento Iluminista, são características desse movimento, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q949286 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, PPL, ENCCEJA, INEP, 2018

Ocupar terras e nelas montar acampamentos tornou-se, nos últimos vinte anos, uma das formas para reivindicar a reforma agrária no Brasil. Dela se valem o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o movimento sindical e outras tantas organizações existentes no mundo rural. SIGAUD, L. As condições de possibilidade das ocupações de terra. Tempo e Sociedade, n. 1, jun. 2005.
As ações descritas representam um modo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q947780 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Liberdade foi um conceito político bastante difundido no Ocidente, a partir do século XVIII. No continente americano, mesmo com as independências, o tema liberdade continuou estimulando movimentos de revolta e contestação, haja vista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q949028 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

Mas sua ênfase maior se encontrava na tomada de consciência do valor espiritual da nação, assentado em princípios unificadores: “Deus, Pátria e Família” era o lema do movimento. (...) negava a pluralidade dos partidos políticos e a representação dos cidadãos. Seus inimigos eram o socialismo, o liberalismo e o capitalismo financeiro internacional”.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. – 5º edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo - Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1997. Página 353.

O texto do historiador Boris Fausto evidencia uma das organizações políticas que surgiram no período em que Getúlio Vargas estava no poder, que foi a (o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q679365 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

TEXTO I

Voltaire, filósofo francês (1694-1778): "O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio".


TEXTO II

Máximo Gorki, escritor russo (1868-1936): "Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando é dever, a vida é escravidão".

Superinteressante, n. 5, maio 1998.

Sobre o valor do trabalho na vida humana, Voltaire, no contexto do Iluminismo, destaca alguns de seus aspectos positivos; Máximo Gorki, no contexto posterior à Revolução Industrial, aponta para uma visão bastante negativa acerca do mesmo elemento. Dessa forma, a diferença do segundo autor em relação ao primeiro se deve ao fato de que, após a Revolução Industrial,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q908494 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Professor de História, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Na obra Riqueza das Nações, que foi publicada em 1776, Adam Smith propõe as ideias iniciais do Liberalismo Econômico.
Segundo o autor,
“[O indivíduo], orientando sua atividade de tal maneira que sua produção possa ser de maior valor, visa apenas o seu próprio ganho e, neste, como em muitos outros casos, é levado como que por uma mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. […] Ao perseguir seus próprios interesses, o indivíduo muitas vezes promove o interesse da sociedade muito mais eficazmente do que quando tenciona realmente promovê-lo.”

SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 379-380.

A “mão invisível” citada por Adam Smith pode ser compreendida como uma definição liberal de mercado. Nessa concepção, são características do liberalismo econômico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q946698 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político, o qual é chamado por seus membros de Estado [...].


(Jean-Jacques Rousseau. Os pensadores, 1983.)



O texto, produzido no âmbito do Iluminismo francês, apresenta a doutrina política do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q944157 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

Leia os artigos transcritos a seguir, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi proclamada no contexto da Revolução Francesa (1789). Sobre esse documento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi escrita por influência das ideias iluministas em agosto de 1789.
II. A Declaração expressa a defesa e que todos os homens são iguais porque têm direitos iguais e a lei deve representar a vontade geral.
III. A Declaração expressa que a lei deve ser a representação da vontade da nobreza e do monarca.
IV. A Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão expressa a defesa da vontade popular sob inspiração da Teoria dos Direitos Divinos do Rei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q947639 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

O papel de Alagoas na ocupação do Nordeste brasileiro pelos holandeses, no século XVII, pode ser compreendido, entre outras variáveis, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q948323 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

O Brasil foi o país americano que mais recebeu escravos vindos da África e a forte presença negra fez com que houvesse uma multiplicidade de relações sociais, culturais e de poder com os brancos. Nesse contexto, a bipolarização proprietário-propriedade não é capaz de explicar os espaços de convivência e de resistência construídos pelos negros ao longos dos mais de trezentos anos de escravidão.
Um exemplo de situação que ocorria no Brasil escravocrata e que contesta a visão tradicional sobre a escravidão e o papel do negro na sociedade brasileira é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q936566 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do lluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J. J. A. Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q943270 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O século XVIII ficou marcado como o período do Iluminismo, movimento cultural e filosófico que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q906322 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante debatido na história das ciências e na história dos livros e das edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”, possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura e de uma civilização transnacional dos jornais.

KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).


Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q906464 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] As luzes são uma época de conclusão, de recapitulação, de síntese – e não de inovação radical. As grandes ideias das Luzes não têm origem no século XVIII; quando elas não vêm da Antiguidade, trazem os traços da Idade Média, do Renascimento e da época clássica. As luzes absorvem e articulam opiniões que, no passado, estavam em conflito, é por isso que os historiadores quase sempre observam que é preciso dissipar algumas imagens convencionais. As luzes são ao mesmo tempo racionalistas e empiristas, herdeiras tanto de Descartes quanto de Locke. (TODOROV, 2008, p. 13.)
Segundo muitos autores, é difícil caracterizar com precisão o movimento Iluminista, pois, para a sua formação, concorreram fatores culturais, sociais e locais, e além disso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q909385 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Professor de História, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

John Locke, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e d’Alambert são alguns dos pensadores denominados iluministas.

Assinale a alternativa que indica características comuns ao pensamento desses filósofos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.