Questões de Concursos Saúde Coletiva

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1Q997384 | Psicologia, Saúde Coletiva, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

Na conferência intitulada “Crise da medicina ou crise da antimedicina”, realizada no Brasil por Michel Foucault em 1974, o autor enfatizou que a perspectiva do direito à saúde surgiu num contexto em que a noção de Estado à serviço do indivíduo em boa saúde foi substituída pela noção de indivíduo em boa saúde à serviço do Estado.

Considerando a visão crítica do autor, um aspecto da atuação da psicologia na saúde coletiva é
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2Q1065133 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em uma reunião de equipe, os profissionais discutem o plano de cuidados de uma criança com paralisia cerebral e severas alterações na deglutição e comunicação. A fonoaudióloga propõe estratégias de estimulação orofacial e uso de comunicação alternativa, enquanto o terapeuta ocupacional sugere adaptações posturais e utensílios para a alimentação.
Considerando o trabalho interdisciplinar de uma equipe, espera-se que os profissionais
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3Q1065137 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Uma fonoaudióloga contratada por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza atendimentos terapêuticos de linguagem com adolescentes diagnosticados com esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar. Em reunião com familiares, a equipe reforça que o tratamento visa à reinserção social e ao cuidado em liberdade, conforme previsto na legislação vigente.
De acordo com a Lei nº 10.216/2001, assinale a afirmativa correta associada ao modelo assistencial em saúde mental no Brasil.
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4Q1043219 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação a Fonoaudiologia, redes e processo de trabalho em saúde, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) A inserção do fonoaudiólogo no processo de implantação, implementação, planejamento e gestão das redes de atenção não é esperada, já que essas funções são, em geral, realizadas por médicos.
( ) A atuação do fonoaudiólogo estará, prioritariamente, nas redes de atenção de cuidados à pessoa com deficiência e de atenção psicossocial, pois o foco no diagnóstico, reabilitação e acompanhamento parece mais evidente nessas redes.
( ) Um eixo fundamental na atuação do fonoaudiólogo nas redes de atenção é a inserção no processo de planejamento e gestão.
As afirmativas são, respectivamente,
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5Q1043221 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A atuação do fonoaudiólogo no contexto escolar abrange diversas funções e públicos. Sendo assim, pode-se afirmar que o objetivo principal do fonoaudiólogo na instituição escolar é
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6Q1043225 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação a atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.

( ) Os exames audiométricos já eram rotinas nas empresas desde a década de 1980 e sempre foram realizados por fonoaudiólogos.

( ) Os distúrbios da voz relacionados ao trabalho (DVRT) que são consequentes do desgaste da voz decorrentes da desvalorização e degradação do trabalho, são mais recentes.

( ) Foi a partir da instituição do SUS, em 1990, que se incrementou na Fonoaudiologia um movimento no sentido de desenvolver ações preventivas afinadas com os pressupostos da saúde coletiva.


As afirmativas são, respectivamente,
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7Q1047862 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) consiste na estruturação de uma linha de cuidado com a audição do recém-nascido, desencadeada a partir da fase de identificação e suspeita de perda auditiva, seguida da confirmação por meio do diagnóstico audiológico e médico.

Com relação ao programa da TANU, analise as afirmativas a seguir.

I. Na fase de identificação, o objetivo é realizar a TANU apenas nos recém-nascidos de risco e encaminhar aqueles com falha na triagem para o diagnóstico médico e audiológico especializado.

II. São três as fases que compõem o processo da rede de cuidados à saúde auditiva neonatal: identificação, confirmação diagnóstica e intervenção precoce.

III. O objetivo principal é a identificação e a intervenção precoce da perda auditiva, garantindo o melhor desenvolvimento de linguagem, interação social e, posteriormente o acesso à educação.


Está correto o que se afirma em
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8Q990778 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS é correta afirmar:
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9Q990780 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas na RAPS é correto afirmar:
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10Q990781 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com as “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, na AB a psicologia:
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11Q990783 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Segundo a Portaria nº 635/2023, são responsabilidades das Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde:
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12Q990784 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, são considerados unidades ou equipamentos de saúde no âmbito da Atenção Básica ou Atenção primária à Saúde:
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13Q990786 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Atenção Domiciliar é definida como:
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14Q990787 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A Atenção Domiciliar é um tipo de cuidado a ser realizado pela(s) equipe/equipes de:
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15Q990791 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quanto ao funcionamento das UBS´s, com base na Política Nacional de Atenção Básica – (PNAB), é recomendado:
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16Q990792 | Psicologia, Saúde Coletiva, Professor 40 Horas, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Leia com atenção as sentenças a seguir:

I- Nos CAPS procurou-se historicamente romper com a padronização e homogeneização dos procedimentos que caracterizavam o modelo manicomial, promovendo espaços de “fala e escuta” clínica que pudessem romper com o setting terapêutico individual tradicional;
II- No modelo substitutivo de cuidado em saúde mental a primazia de fala não é do médico, da ciência, não está atrelada ao lugar de especialista, a fala deve ser democrática, e a escuta também;
III- Nos equipamentos que compõe a rede de atenção psicossocial substitutiva a escuta do sujeito não pode se dar em atendimentos individuais, salvo no caso de um primeiro atendimento para acolhimento;
IV- A clínica do sujeito pode e deve servir à criação de outras possibilidades de escuta e de significação/ressignificação nos serviços, dos discursos, das práticas, das equipes.

Estão corretas as sentenças:
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17Q1022828 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação à inserção do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.

( ) A atuação do fonoaudiólogo com trabalhadores, na década de 1980, privilegiava o diagnóstico, uma vez que sua formação era fortemente voltada para a reabilitação dos distúrbios da comunicação humana, em uma perspectiva clínico-terapêutica.
( ) A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) surgiu no fim da década de 1980 como uma das doenças mais frequentes relacionadas ao trabalho.
( ) O fonoaudiólogo que atuava nas indústrias que emitiam muito ruído, realizava audiometria nos trabalhadores como única ação, numa visão baseada em Saúde Ocupacional, em consonância com a Engenharia de Segurança e a Medicina do Trabalho.

As afirmativas são, respectivamente,
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18Q1022829 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

Com relação às ações educativas em saúde do trabalhador, analise as afirmativas a seguir.

I. Fonoaudiólogos não se envolvem em ações educativas, como as oficinas direcionadas aos trabalhadores nos locais de trabalho como parte do programa de preservação auditiva.
II. A educação em saúde deve oferecer condições para que as pessoas desenvolvam senso de responsabilidade, tanto pela sua própria saúde como pela saúde da comunidade.
III. Não há grandes dificuldades na implantação de ações educativas no trabalho, visto que existe uma grande valorização dessas atividades por parte dos responsáveis das empresas.

Está correto o que se afirma em
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19Q987511 | Psicologia, Saúde Coletiva, Psicólogo, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Na epidemiologia social das desordens mentais, discute-se o impacto de fatores socioeconômicos. Assinale a alternativa que identifica corretamente uma relação comprovada pela pesquisa epidemiológica.
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20Q992895 | Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre doenças neuromusculares, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A Polimiosite é uma doença bacteriana que causa fraqueza muscular progressiva devido à incapacidade dos nervos de estimular os músculos.
2.(__) A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é um grupo de doenças genéticas que afetam as células nervosas da medula espinhal, resultando em fraqueza muscular progressiva e atrofia.
3.(__) A Miastenia Gravis é uma doença inflamatória que afeta os músculos esqueléticos, causando fraqueza muscular e dor.

A sequência CORRETA é:
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