Questões de Concursos Saúde da Mulher na Atenção Básica

Resolva questões de Saúde da Mulher na Atenção Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q988998 | Medicina, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Médico de Estratégia de Saúde da Família, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A respeito das ações de saúde da mulher, podemos afirmar serem responsabilidades quanto ao pré-natal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q997790 | Medicina, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Sem cargo, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 18 anos chega à emergência do hospital referindo ter sido vítima de violência sexual há 2 horas em uma festa. Relata que, no ato, houve penetração. Ela desconhece o agressor, o qual não usou preservativo.
A abordagem inicial deve incluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q899271 | Medicina, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. Outras variáveis como raça, etnia e situação de pobreza realçam ainda mais as desigualdades. Nesse sentido, a atuação da atenção primária à saúde no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica:

I. Não deve culpabilizar e não acelerar ou influenciar nas suas decisões, mantendo atitude isenta de julgamentos, atentando para os aspectos socioculturais, históricos e econômicos, e respeitando suas crenças e sistemas de valores morais.
II. Deve garantir uma possibilidade de escuta, acolhimento e atendimento que poderá potencializar o enfrentamento da situação de violência vivenciada, prevenindo outros danos e agravos.
III. Deve se limitar a tratar as lesões físicas das mulheres vítimas de violência doméstica, sem se envolver em questões psicológicas ou sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1003696 | Medicina, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Médicoa Oftalmologista, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Ângela, 53 anos, é tabagista com carga tabágica de 30 maços/ano. Após uma internação hospitalar por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ela comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) pedindo apoio para cessar o tabagismo. Apesar de expressar desejo em parar de fumar, relata dificuldade em lidar com a ideia de abandonar o cigarro, sentindo irritabilidade, insônia e ansiedade só de pensar na cessação. Ela acredita que, se começar a praticar atividade física enquanto continua fumando, já estará cuidando bem de sua saúde.


Autoria própria
Com base no caso clínico de Ângela, quais fatores de risco cardiovasculares estão presentes e devem ser considerados no manejo de sua saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.