Questões de Concursos Segunda Grande Guerra 1939 1945

Resolva questões de Segunda Grande Guerra 1939 1945 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q944161 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

“Basta uma rápida olhada nas origens do movimento nazista para descartar completamente a ideia de que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) fosse de esquerda, afirma o historiador Jürgen Zarusky, do Instituto para História Contemporânea MuniqueBerlim. ‘[O nazismo] era profundamente enraizado em tendências extremistas de direita que já existiam ao fim da Primeira Guerra Mundial’, explica. E essa é uma posição há muito consolidada entre especialistas. ‘Nenhum historiador profissional classificaria a ditadura nazista como de esquerda. O Nacional-Socialismo e o conceito de volksgemeinschaft (comunidade nacional) eram antiliberais, racistas e nacionalistas,’ diz o historiador André Postert, do Instituto Hannah Arendt, de Dresden.”
(Entenda as origens do Nazismo. Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/entenda-as-origensideologicas-do-nazismo/) Acesso em 18 jan 2022.
O debate sobre a orientação ideológica do nazismo se espalhou pelas redes sociais nos últimos anos em que muitos argumentam sobre o regime nazista alemão, sem o devido conhecimento científico. A respeito do tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O regime nazista promoveu a formação de guetos, a criação de campos de concentração e trabalhos forçados, o confisco de bens e a perseguição a judeus, comunistas, homossexuais etc.
II. O regime nazista representou a defesa da união europeia contra os avanços dos interesses norte-americanos.
III. O governo nazista promoveu a eugenia que desembocou em genocídio sistemático, fuzilamentos sumários, migração forçada de judeus e outros grupos considerados como inferiores pelo discurso oficial.
IV. O regime nazista representou a defesa de todas as nações europeias contra os avanços dos interesses do capitalismo norte-americano e dos banqueiros judeus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q944046 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Exame Único, UERJ, UERJ, 2022

Os patrimônios difíceis − também conhecidos como patrimônios sombrios, marginais ou da dor − estão associados ao sofrimento, à exceção, ao encarceramento, à segregação, à punição e à morte. Tais patrimônios podem reunir a função de local de peregrinação com a finalidade de rememoração coletiva e de reconhecimento de direitos e de reparação. A visitação aos patrimônios difíceis ou sombrios traz tensões morais e éticas e exigem mediação e objetivos educativos.
CRISTINA MENEGUELLO Adaptado de CARVALHO, A.; MENEGUELLO, C. (orgs). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2020.
O bem cultural que se enquadra no conceito de patrimônio difícil explicitado no texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q943326 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

No dia primeiro de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia dando início à Segunda Guerra Mundial. A guerra durou 6 anos e custou a vida de mais ou menos 50 milhões de pessoas. Sobre a Segunda Guerra Mundial, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q946968 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“A não violência é a maior força e a mais ativa do mundo [...] Uma pessoa que sabe expressar a não violência em sua vida exerce força superior a todas as forças da brutalidade [...]” Revista Paz e Terra, n. 6, ano II, p. 283. (Adaptado)
Mahatma Gandhi destacou-se como um líder pacifista que acreditava que a independência indiana da Inglaterra seria conquistada a partir da não violência e da mobilização espiritual. Primeiro país a conseguir a independência após a Segunda Guerra Mundial, a Índia não conseguiu manter a sua unidade territorial.

Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q680730 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Grupos II e III, MACKENZIE, MACKENZIE, 2019

“(...) A poesia fugiu dos livros, agora está nos jornais.

Os telegramas de Moscou repetem Homero.

Mas Homero é velho. Os telegramas cantam um mundo novo

que nós, na escuridão, ignorávamos.

Fomos encontrá-lo em ti, cidade destruída,

na paz de tuas ruas mortas, mas não conformadas,

no teu arquejo de vida mais forte que o estouro das bombas,

na tua fria vontade de resistir.”

(Carlos Drummond de Andrade. Carta a Stalingrado do livro Rosa do Povo”. Em Poesia e Prosa. Rio de janeiro, Editora Nova Aguilar, 1983)


O trecho acima relata, poeticamente, uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial, a batalha de Stalingrado, em 1943, na União Soviética. Stalingrado tornou-se sinônimo mundial do heroísmo e da luta pela pátria. A respeito desse episódio histórico e suas consequências é correto assinalar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q678492 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Terceira Etapa, UFPEL, INEP, 2019

Os governos autoritários da Alemanha, Itália e Japão atingiram um alto grau de disciplina social, dirigindo seus esforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar. Esses governos queriam modificar a ordem social estabelecida pelos vencedores da Primeira Guerra.
Historia Global – Brasil e Geral. Volume único. COTRIM, Gilberto. São Paulo: Saraiva. 2002
Alguns acontecimentos marcaram a política internacional de maneira agressiva desses países. Analise as afirmativas:
I) Japão e a invasão da Manchúria; a Itália invadindo a Etiópia e Albânia. Alemanha em expansão pela Renânia, Áustria, Tchecoslováquia e Polônia. II) Alemanha em expansão pela Sérvia; Itália invadindo territórios do Sudão e Japão em ataque surpresa a base de Pearl Harbor. III) Itália anexando territórios da Sérvia; Alemanha invadindo territórios da Polônia e Japão disputando território da Manchúria na China.
Está(ão) correta(s).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q680029 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Tipo 3, UEL, UEL, 2019

Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou dessa Guerra, como documentado no museu da Força Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro. Os documentos registram o envio de mais de 25 mil integrantes, dos quais cerca de 12 mil foram feridos e, aproximadamente, 470 mortos.


Sobre essa guerra, é correto afirmar que os brasileiros combateram os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q946570 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP, 2019

As três primeiras copas do mundo foram realizadas em 1930, 1934 e 1938. A quarta edição estava prevista para 1942, porém, só foi realizada em 1950, no Brasil. O fato é que, entre 1939 e 1945, países dos cinco continentes estiveram envolvidos em uma sangrenta guerra, que provocou a morte de 50 milhões de pessoas: a Segunda Guerra Mundial. A respeito do período entre guerras, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q939402 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, PPL, ENEM, INEP, 2018

Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).

Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q949425 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A industrialização brasileira, durante as décadas de 30 e 40, do século XX, teve como base a empresa pública. Setores como o ferro, o aço, a energia elétrica e a química pesada desenvolveram-se com o investimento estatal. São exemplos dessas empresas no período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q945845 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Considerando as características comuns das colonizações portuguesa e espanhola nas Américas nos sécs. XVI e XVII assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q948425 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2018

"Sem a propagação do domínio britânico pelo mundo, é difícil acreditar que as estruturas do capitalismo liberal tivessem se estabelecido com tanto sucesso em tantas economias diferentes do mundo"

Fonte: FERGUSON, NialL Império. São Paulo: Planeta, 2016, p. 376.


Durante o século XIX, o imperialismo europeu rompeu os Simítes dos estados nacionais, ampliando o largo processo de globalização da economia. Assinale a alternativa que melhor define os motivos da expansão das potências imperiais europeias,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q949541 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Podem ser consideradas causas da Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q949543 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Conflito armado, envolvendo os Estados do Paraná e Santa Catarina, motivado pela disputa de territórios, cujas repercussões tiveram âmbito nacional, ocorrido entre os anos de 1912 e 1916, ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q948720 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2017

Ondas de povo e milhares e milhares de seres, com o sofrimento gravado nas fisionomias, precipitavam-se pelas ruas, invadindo a Praça Vermelha. Chegou uma banda militar. E o som da “Internacional” fez com que todos, espontaneamente, começassem a cantar. O canto ergueu-se da multidão, como uma vaga que se alteasse sobre a água, em tom solene, majestoso. Da muralha do Kremlin, pendiam até o solo gigantescas bandeiras vermelhas, com inscrições em letras douradas e brancas: “Aos primeiros mártires da Revolução Social Universal!” “Viva a fraternidade dos trabalhadores do mundo inteiro!”. Fonte: REED, John. 10 Dias que Abalaram o Mundo. Porto Alegre: L&PM, 2009, p.314

Em outubro de 1917, a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo derrubou o governo provisório de Alexander Kerensky e assumiu o poder, impondo um novo tipo de governo. Assinale a alternativa que justifica a importância histórica desse acontecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q937828 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Voz do sangue


Palpitam-me

os sons do batuque

e os ritmos melancólicos do blue.

Ó negro esfarrapado

do Harlem

ó dançarino de Chicago

ó negro servidor do South

Ó negro da África

negros de todo o mundo

Eu junto

ao vosso magnífico canto


a minha pobre voz

os meus humildes ritmos.

Eu vos acompanho

pelas emaranhadas áfricas

do nosso Rumo.

Eu vos sinto

negros de todo o mundo

eu vivo a nossa história

meus irmãos.

Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015.

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q937841 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político...". In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia" e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q942970 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a Segunda Guerra Mundial, considere as afirmativas a seguir.
I. Foi uma guerra com base em conflitos étnicos e raciais, cujo estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria por um nacionalista croata. II. Foi um conflito relacionado às disputas imperialistas não resolvidas durante a Primeira Guerra Mundial. III. Ocorreram no leste europeu as batalhas mais agudas entre as forças do Eixo e do Exército Vermelho, de 1941 a 1945. IV. Tinha como motivação a intenção alemã de ocupar o leste europeu, assim como as pretensões expansionistas do Japão na Ásia e na Oceania.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.