Questões de Concursos Serviço de referencia

Resolva questões de Serviço de referencia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q607455 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens subsequentes. O processo de referência inicia-se no momento em que o usuário formula a sua consulta ao bibliotecário.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q603600 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista, IRB, ESAF

Numa biblioteca, são considerados como serviços especiais de referência, as seguintes atividades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q607073 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia o fragmento a seguir.

“O serviço de referência virtual constitui um dos elementos do ambiente digital em virtude da relação privilegiada que pode manter com o ________. A intensificação do intercâmbio de informação, a crescente ________ dos usuários e sua apropriação da Internet são sinais importantes de uma mudança radical na forma de utilização da _______.”

Assinale a opção que apresenta, na sequência correta, os termos que completam corretamente as lacunas deste fragmento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q601994 | Biblioteconomia, Serviço de referencia

O serviço de referência , segundo Ferreira (2004), pode ser descrito como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q609044 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Assinale a opção que apresenta o objetivo do serviço de referência presencial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q606978 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Sobre o Serviço de Referência presencial, analise as afirmativas a seguir.

I. É o processo de estabelecer contato entre o leitor e seus documentos de uma maneira pessoal.

II. É uma rede de cooperação global que se apoia nas tecnologias de comunicação, que permitem o acesso on-line a serviços de referência.

III. Inclui desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação abstrato e altamente especializado.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q609776 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, relativos ao serviço de referência de bibliotecas. Consulta residual é aquela a que, por impossibilidade lógica da questão apresentada pelo usuário demandante, o bibliotecário de referência não tem resposta a oferecer.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q605514 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista, IRB, ESAF

As seguintes atividades desenvolvidas pela Seção de Referência de uma biblioteca especializada: elaboração de boletins de sumários correntes temáticos; informação expressa; respostas técnicas; levantamento do perfil de usuários, fazem parte do serviço denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q606766 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

O Serviço de referência é organizado para promover fluxos eficientes de informação. Esse tipo de serviço
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q608035 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do serviço de referência, ferramenta que facilita o acesso à informação e que pode auxiliar o utilizador a localizar a informação procurada, julgue os itens seguintes. A necessidade negociada é um nível de necessidade que permite ao usuário representar o problema de modo inteligível, sem a necessidade da mediação para identificar onde está a informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q609501 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do serviço de referência, ferramenta que facilita o acesso à informação e que pode auxiliar o utilizador a localizar a informação procurada, julgue os itens seguintes. Os serviços de alertas são criados para identificar os conteúdos mais recentes publicados nas bases de dados sobre a temática abordada pelos usuários de uma instituição ou de grupos específicos, e sua meta é o monitoramento das bases para evidenciar o que há de mais novo.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q609061 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do serviço de referência, ferramenta que facilita o acesso à informação e que pode auxiliar o utilizador a localizar a informação procurada, julgue os itens seguintes. O serviço de referência virtual diz respeito à disponibilização do serviço de referência por meio de tecnologia de informação, de modo a agregar valor tanto para as bibliotecas quanto para os usuários que interagem por meio dessa ferramenta.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q607513 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, relativos ao serviço de referência de bibliotecas. A padronização de um roteiro, que seja aplicado em todos os atendimentos do serviço de referência, garante a agilidade e rapidez no processo de busca e recuperação da informação nesse serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q608864 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

O serviço de referência pode ser estruturado de acordo com a natureza de suas diferentes atividades em: I. provisão de documentos: circulação, consulta local, empréstimo entre bibliotecas, comutação, preparação de traduções. II. provisão de informações: questões de referência, serviço referencial para outras fontes, acesso a bases de dados. III. provisão de auxílio bibliográfico: localização de material, verificação de referências, levantamentos bibliográficos. IV. serviço de alerta: murais, circulação de periódicos, sumários correntes, DSI. V. orientação ao usuário: cursos de orientação, guia da biblioteca, promoção dos serviços. É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q606660 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q608736 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

No que concerne a serviços de referência e a estudos de usuários, julgue os itens a seguir. Deve-se considerar, na pesquisa de usuários, que a satisfação ou a insatisfação proveniente dos usos da informação suscita novas necessidades informacionais, bem como novos comportamentos dos usuários.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q603167 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

Nas bibliotecas, as atividades do setor de referência possuem uma ampla gama de ações, desde a provisão de documentos e informações, até a busca de dados virtuais. Nos serviços de alerta, são exemplos de atividades informais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q609247 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Um serviço de referência de qualidade se apoia, sobretudo, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.