Início

Questões de Concursos Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais

Resolva questões de Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1004647 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Durante o seu atendimento à usuária, a Assistente Social observou a seguinte fala: “ah! O papel da mulher é ajudar o homem, né? Ele sai para trabalhar e eu cuido da casa e das crianças.”
Para a profissional, partindo do entendimento sobre a forma de organização social das relações de gênero na divisão sociotécnica e sexual do trabalho na sociedade capitalista, o discurso da usuária oculta uma questão social estabelecida nas relações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1004645 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Uma genitora foi encaminhada ao Serviço Social do hospital com a alegação de negligência à saúde de sua filha adolescente.
Na abordagem, a assistente social identificou que se tratava de uma família de povos originais. Partindo da compreensão de determinação social, na qual o quesito raça/etnia e cultura devem ser considerados e, seguindo a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (2002), a assistente social retornou à equipe com a seguinte orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q991380 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais, Assistente Social, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A ferramenta que permite representar a associação entre demandas, riscos sociais e potencialidades vividas e observadas em determinado espaço; que é o chão por onde transitam as famílias, lugar das relações humanas e onde se tecem as redes de proteção primária é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q986751 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais, Assistente Social, Prefeitura de Vanini RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o tema de calamidades públicas e situações emergenciais, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Ao ser convocada para cumprir o dever ético de socorro à população em situação de calamidade pública, a categoria de assistentes sociais deve articular, na prática, as dimensões ético-metodológica, teórico-política e instrumental-técnica.
( ) A crise ambiental é resultante do modelo capitalista e da sua ganância infinita e sem limites, voltada à exploração exacerbada das diversas frações da classe trabalhadora e do planeta.
( ) O que é chamado de “calamidade” ou “desastre” faz parte de uma histórica política desigual de acesso às riquezas sociais e de uma histórica expropriação e capitalização do território.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.