Questões de Concursos Serviço Social na Educação

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1Q843097 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

O Sistema Educacional brasileiro apresenta uma divisa?o de ni?veis, etapas, fases, cursos e modalidades. Sa?o modalidades de ensino, exceto:

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2Q840206 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

Jean Piaget (1896 - 1980), estudioso responsa?vel pela elaborac?a?o da teoria do desenvolvimento cognitivo. Ele concluiu que os esta?gios dentro desse processo de desenvolvimento sa?o, exceto:

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3Q845087 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

Os recursos pu?blicos destinados a? educac?a?o sa?o origina?rios de:


I - Receita de impostos pro?prios da Unia?o, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munici?pios;


II - Receita de transfere?ncias constitucionais e outras transfere?ncias;
III - Receita do sala?rio-educac?a?o e de outras contribuic?o?es sociais;
IV - Receita de incentivos fiscais;
V - Outros recursos previstos em lei;
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4Q843820 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

Ferramentas de edic?a?o de texto proporcionam comodidade quando ha? necessidade de digitar algo extenso. Esses editores sa?o equipados com sistemas operacionais que permitem fazer alterac?o?es em pequenas partes do documento, ou configura?-lo de maneira geral. Dos itens abaixo qual e? um editor de texto?

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5Q846893 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

A psicomotricidade refere-se diretamente ao movimento humano. As relac?o?es do movimento corporal com o meio tornam o indivi?duo mais confiante e consciente do espac?o que ocupa, permitindo melhor compreensa?o de suas emoc?o?es.

Atividades lu?dicas, brincadeiras, ajudam no desenvolvimento psicomotor. O ato de brincar estimula a curiosidade, iniciativa, autoconfianc?a, imaginac?a?o e intelige?ncia. Habilidades motoras devem ser desenvolvidas na Educac?a?o Infantil. Os jogos e brincadeiras recreativos devem desenvolver habilidades especi?ficas. Sobre as habilidades, indique a alternativa incorreta:

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6Q846906 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

Entender como o desenvolvimento da crianc?a acontece e? necessa?rio para promover boas condic?o?es a ela, em casa e na escola. O sono e? o peri?odo em que as crianc?as solidificam seus aprendizados. Durante o sono aprendem a falar, pegar, caminhar, danc?ar, etc.

Para ajudar a crianc?a a dormir melhor e? indicado, exceto:

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7Q842065 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Educador Social, GSA CONCURSOS, 2020

A partir de marc?o de 2019 as escolas do Brasil passaram a ter obrigatoriamente professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. Isto foi estabelecido na Lei 13722 em outubro de 2018, chamada de “Lei Lucas”.


Sobre os primeiros socorros e prestac?a?o de socorro leia as informac?o?es:


I - Sa?o intervenc?o?es que devem ser feitas de maneira ra?pida, logo apo?s acidente ou mal su?bito.


II - O socorrista deve manter a calma e afastar os curiosos.
III - Ligar para emerge?ncia imediatamente nos nu?meros 193 e 192.

IV - Omissa?o de socorro e? crime no Brasil.

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8Q845920 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca do direito à educação e da relação entre serviço social e educação, julgue o item subsequente.

No âmbito da política pública de educação, os assistentes sociais devem atuar na defesa da igualdade, o que constitui princípio fundamental para a propositura emancipatória do projeto ético-político do serviço social.

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9Q843890 | Serviço Social, Serviço Social na Educação, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca do direito à educação e da relação entre serviço social e educação, julgue o item subsequente.

Com relação à assistência à saúde, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) estabelece a prioridade dos discentes no acesso aos serviços de saúde ofertados pelos hospitais universitários que fazem parte do SUS.

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11Q861095 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

Segundo o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, os quais terão representantes do(dos)

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12Q861096 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

Os seguintes documentos dispõem sobre a formação em Serviço Social:

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13Q861097 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

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14Q861098 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

A intencionalidade do Serviço Social no ambiente educacional é contribuir com a função social da escola, criando espaços de intervenção nas relações sociais estabelecidas no seu interior e nas suas relações com a comunidade onde está inserida. A inserção do Serviço Social no espaço escolar guarda relação direta com previsões contidas no art. 1° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), ao estabelecer que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Complementando, o parágrafo 2° do mesmo artigo da LDB define que a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e

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15Q861099 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB atualizada, Lei Federal número 9.294 de 20 de dezembro de 1996, estabelece que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Segundo esta Lei, educação básica obrigatória e gratuita é organizada da seguinte forma:

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16Q861100 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

As funções básicas das famílias são: prover a proteção e a socialização dos respectivos membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; e de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos próprios membros com outras instituições sociais e com o Estado.

A concepção de família descrita está presente na(o)

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17Q861101 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA dedica especial atenção ao aspecto educacional desse segmento etário. Assim, estabelece no artigo 53 que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. De acordo com o artigo 57 do ECA, o poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas

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18Q861102 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

O direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola tem sido garantido reiteradamente nos aportes legais, seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). De acordo com esta última, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

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19Q861103 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social. De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - a Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:

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20Q861104 | Pedagogia, Serviço Social na Educação

O Educador Social deve, assim como toda a sociedade, garantir às crianças e aos adolescentes prioridades em relação aos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Assinale o que NÃO é garantido em lei para as crianças e adolescentes.

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