Questões de Concursos Serviços de informação

Resolva questões de Serviços de informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q607751 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a estudo de usuários e necessidades de informação. Entre as ações de planejamento de um sistema de informação devem constar os estudos de usabilidade, realizados com base no entendimento da interação com o usuário, a fim de identificar as melhorias necessárias ao sistema de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q609147 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Agente Profissional, Junta Comercial do Paraná PR, PUC PR, 2017

A Síntese da Informação é normalmente descrita na literatura científica da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, composta por algumas etapas para a concretização do tratamento da informação. Sob esse contexto, leia:

I. Uma vez identificadas as partes mais significativas tematicamente, aplica-se ao documento um conjunto de categorias conceituais, visando à construção de enunciados do assunto.

II. Leitura técnica do documento, em que o bibliotecário adentra na estrutura do documento, valendo-se de um conjunto de estratégias metacognitivas.

III. Ocorre a redução do documento original a um microdocumento como, por exemplo, o resumo.

IV. Os enunciados do assunto são categorizados em principais, secundários e periféricos, e ordenados logicamente, tendo como parâmetros a estrutura, a função e os usos.

V. Ocorre a tradução do conteúdo temático do documento em linguagem de indexação.

A ordem das etapas da Análise da Informação está CORRETA apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q601095 | Biblioteconomia, Serviços de informação

Os sistemas de informação precisam ser gerenciados de modo eficaz, a fim de proporcionar serviços úteis à comunidade. Esse gerenciamento inclui a administração dos recursos humanos, financeiros e materiais e a gestão dos recursos informacionais. Conforme esse pressuposto, julgue os itens a seguir. Um sistema de informação pode ser visto como se tivesse um ciclo de vida que passa por várias fases pluriformes e em cada uma dessas fases exigem-se as mesmas atividades de gerenciamento do sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q608803 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

Ao preparar uma ação de responsabilidade civil contra uma empresa de telefonia, um defensor público do Estado de Roraima solicita à bibliotecária uma lista de acórdãos em inteiro teor que possam lhe servir de base para suas reivindicações. A profissional deverá fazer uma busca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q608781 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos formatos de intercâmbio de dados no contexto de bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q609373 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Robots, Abstract, Expires e Refresh são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q606011 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Técnico de Nível Universitário, CHESF, CESPE CEBRASPE

Considerando as tecnologias de informação, tais como as redes de informação eletrônicas e os serviços de provisão e acesso, julgue os itens subseqüentes. A universalização dos serviços de provisão e acesso à informação é condição necessária, ainda que não suficiente, para a inserção dos indivíduos como cidadãos. No Brasil, o crescimento recente das telecomunicações tem democratizado o uso do telefone, mas o acesso às redes de informação eletrônicas ainda está restrito a poucos.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q609187 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Conselho Federal de Medicina, IADES, 2018

A respeito do estudo e do treinamento de usuários, do alerta e da disseminação da informação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q609085 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. No contexto atual, os sistemas de informação focalizam os profissionais envolvidos no processo informacional e a facilitação do uso efetivo das informações, relegando ao usuário o papel de receptor no processo de comunicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q605256 | Biblioteconomia, Serviços de informação

Os sistemas de informação precisam ser gerenciados de modo eficaz, a fim de proporcionar serviços úteis à comunidade. Esse gerenciamento inclui a administração dos recursos humanos, financeiros e materiais e a gestão dos recursos informacionais. Conforme esse pressuposto, julgue os itens a seguir. As metodologias de desenvolvimento de sistemas de informação podem variar; entretanto, comumente dá-se destaque às seguintes etapas principais: definição de objetivos, definição de requisitos do sistema, fase de elaboração do projeto, fase de implementação e fase de avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q608840 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do relacionamento dos usuários com os centros de documentação e serviços de informação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q609258 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Em serviços de informação, planejamento eficaz depende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q603611 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, UFT, FCC

No serviço de disseminação seletiva da informação, a retroalimentação refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q602652 | Biblioteconomia, Serviços de informação

Os sistemas de informação precisam ser gerenciados de modo eficaz, a fim de proporcionar serviços úteis à comunidade. Esse gerenciamento inclui a administração dos recursos humanos, financeiros e materiais e a gestão dos recursos informacionais. Conforme esse pressuposto, julgue os itens a seguir. Nos sistemas de informação, o mais importante no gerenciamento de recursos informacionais é que o conhecimento seja transmitido, não importando o suporte físico em que a informação se encontre, seja papel, objeto, imagem, disco, fita cassete ou uma fonte viva de pesquisa.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q605286 | Biblioteconomia, Serviços de informação

A perspectiva sistêmica considera que as bibliotecas e serviços de informação funcionam como sistemas abertos, pois se constituem como um conjunto de elementos que, reunidos em um fim comum, se relacionam e interatuam entre si e com seu entorno. Essa perspectiva implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q605590 | Biblioteconomia, Serviços de informação

Assinale a alternativa que apresenta o fator que influencia a demanda por serviço de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q609487 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Um serviço de informação altamente receptivo é aquele que estimula sua clientela a expressar suas dúvidas, reclamações, sugestões e opiniões, demonstrando um entusiástico interesse em conhecer suas necessidades, pontos de vista, preferências e grau de satisfação. Essa característica do serviço de informação denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q607079 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Ao realizar o diagnóstico do serviço de informação, a bibliotecária enfocou todos os componentes da unidade de informação por igual - estrutura, atividades, recursos, processos, produtos e usuários -, sem aprofundar-se em qualquer deles. Nesse caso, ela adotou um foco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q606163 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Técnico de Nível Universitário, CHESF, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de sistemas de informação, julgue o item a seguir. Os sistemas de informação são considerados fundamentais para as organizações, principalmente os sistemas de informação para a tomada de decisão, que são sistemas de informação de apoio gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q607951 | Biblioteconomia, Serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

As revoluções tecnológicas contemporâneas requerem que o profissional da informação possua competências condizentes com os mais variados suportes informacionais, influenciando para que ocorram mudanças nos serviços oferecidos pelos serviços de informação. De acordo Accart (2012):

“As ferramentas da Web 2.0 facilitam o trabalho do serviço de referência, pois, permitindo um rápido intercâmbio de informações, o serviço tirará vantagem disso, se estiver conectado com outros serviços de referência ou em rede com os especialistas de uma área.”

Conforme o enunciado, assinale a alternativa que permite ao bibliotecário de referência utilizar ferramentas da Web 2.0.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.