Questões de Concursos Serviços de referência

Resolva questões de Serviços de referência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q138141 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

Devido aos avanços nas tecnologias de informação e comunicação, o correio eletrônico deixou de ser utilizado como ferramenta nos serviços de referência em bibliotecas e em outros tipos de sistemas de informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q133667 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A entrevista é um dos métodos mais utilizados nos estudos de
usuários de unidades de informação. Acerca desse assunto, julgue
os seguintes itens.

Nos estudos de usuários, uma das desvantagens da entrevista é o custo, que é maior se comparado ao custo de aplicação de questionários.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q131905 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

A avaliação do serviço de referência de perguntas e respostas é passível de realização por meio de métodos como o estudo participante.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q132316 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

Um dos tipos de alerta ou notificação corrente consiste na impressão e na distribuição de resumos, que mantêm as pessoas informadas a respeito da bibliografia publicada recentemente em seu campo de interesse.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q132042 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A entrevista é um dos métodos mais utilizados nos estudos de
usuários de unidades de informação. Acerca desse assunto, julgue
os seguintes itens.

Por meio de métodos quantitativos, as entrevistas apontam com exatidão o número de empréstimos aos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q131835 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

Na avaliação do serviço de notificação corrente, o critério de pertinência dos resultados do serviço aos requisitos dos usuários é dispensável, pois a disponibilidade de informação em vários formatos já é suficiente para avaliar esse serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q135965 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE PR, FCC

Quanto ao serviço de referência, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q133864 | Biblioteconomia, Serviços de Referência, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e
a referência compõem uma série de serviços da unidade da
informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor
deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho
bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se
seguem.

Os produtores de bases de dados comercializam serviços de notificação corrente, como periódicos de resumos e índices, no formato impresso e eletrônico, diretamente para os usuários finais.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q139020 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
O serviço de referência tradicional e o digital pressupõem necessariamente a prestação de assistência presencial ou remota do bibliotecário aos leitores em busca de informação.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q136198 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 18ª Região, FCC

Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados. Trata-se do serviço de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q170008 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

Software de chats ou de conexões de voz sobre IP são ferramentas úteis aos serviços de referência digital assíncronos, aqueles em que os usuários enviam suas consultas, que serão respondidas pelos bibliotecários em outro momento.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q170282 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto aos serviços de referência, julgue os itens que se seguem.

A utilização proficiente do conteúdo de obras de referência em ambiente impresso ou eletrônico constitui a principal atividade do serviço de referência de uma biblioteca.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q139276 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao serviço de referência.

A referência digital é um serviço de referência iniciado eletronicamente, em tempo real. Nesse caso, usuários utilizam tecnologias para se comunicar com a equipe de referência sem estar fisicamente presentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q170015 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Sobre o serviço de referência, considere os seguintes tópicos:

1. Os assuntos de interesse da clientela a servir.
2. A bibliografia das obras de referência sobre os assuntos.
3. As informações contidas nos livros de referência.
4. A experiência no manuseio das obras de referência.

O bom êxito de um serviço de referência é decorrência do conhecimento bibliotecário sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q105391 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Administrativo Biblioteconomia, ANA, ESAF

O processo de referência envolve, por parte do bibliotecário, uma relação face a face com o usuário, uma verdadeira entrevista com ele. A habilidade do bibliotecário em fazer uso de conhecimentos, métodos, práticas e equipamentos necessários para recuperar a informação solicitada pelo usuário chama-se habilidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q171302 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de gestão da informação, gestão do conhecimento e usuários da informação, julgue o item subsequente.

Nas bibliotecas, serviço de referência diz respeito ao controle de empréstimo de material bibliográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q135564 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o
serviço de referência, julgue os próximos itens.

O Catálogo Brasileiro de Publicações (CBP) reúne a produção editorial comercial brasileira e constitui-se em importante fonte de referência sobre livros.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q137819 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Segundo Neusa Dias de Macedo, os quesitos que o tripé bibliotecários, usuários e tecnologia precisa ter para que o Serviço de Referência e Informação online seja bem-sucedido são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q138981 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos serviços de referência, julgue os próximos itens.
Questões de referência de caráter administrativo e de orientação espacial, consultas sobre autor ou título e consultas de localização de fatos, diferentemente de consultas de assunto ou buscas temáticas, são consideradas de natureza autolimitante.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q136488 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de bases de dados e fontes de informação que apóiam o
serviço de referência, julgue os próximos itens.

A base de dados Lista de Autoridades Governamentais (LAG), mantida pela Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), é formada por dados de entradas padronizadas de autoria e terminologia, incluindo: nomes pessoais, nomes de entidades, títulos uniformes, programas e projetos, eventos, descritores, especificadores e nomes geográficos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.