Questões de Concursos Sistema Tributário Nacional

Resolva questões de Sistema Tributário Nacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1002498 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Legislativo, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Assinale a alternativa que descreve corretamente a imunidade tributária prevista no Artigo 150, inciso VI, da Constituição Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1010434 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Auditor, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, no que se refere a diversos aspectos do direito constitucional.

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto de competência dos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1002580 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Municipal, Prefeitura de Ilha Solteira SP, IBAM, 2025

De acordo com a Constituição Federal, quando incide o imposto de renda sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por uma autarquia municipal, o valor arrecadado pertence ao Município ao qual a autarquia está vinculada. Esse percentual corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1002581 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Municipal, Prefeitura de Ilha Solteira SP, IBAM, 2025

Sobre a competência tributária para instituir a contribuição destinada ao custeio, à expansão e à melhoria do serviço de iluminação pública, além de sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos, é correto afirmar que essa competência pertence apenas aos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1010860 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito dos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional e das limitações do poder de tributar.

O exercício do poder de tributar deve estar em fiel observância às normas constitucionais, razão pela qual uma lei regularmente aprovada pode ser considerada inválida se contrariar princípios tributários.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1010861 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito dos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional e das limitações do poder de tributar.

É vedado ao fisco instituir taxas sobre o patrimônio de entidades religiosas.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1010862 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito dos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional e das limitações do poder de tributar.

À luz do princípio da legalidade tributária, a majoração de tributo somente pode ser promovida mediante lei em sentido estrito, salvos os casos expressamente autorizados pela própria Constituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1010863 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Contador, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, a respeito dos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional e das limitações do poder de tributar.

A redução significativa de renda, ou patrimônio, do contribuinte por força da tributação, configura, por si só, indesejável atitude com natureza confiscatória, vedada pelo princípio constitucional do não confisco, mesmo que no momento da fixação da carga tributária, tenha sido respeitada a proporcionalidade, a capacidade contributiva, e a finalidade do tributo.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1010651 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Advogado, CAUMG, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referente às disposições constitucionais sobre o sistema tributário e a ordem social.

O produto da arrecadação do imposto sobre bens e serviços incidente sobre operações contratadas pela administração pública direta, por autarquias e por fundações públicas, incluídas suas importações, será integralmente destinado ao ente federativo contratante, mediante redução a zero das alíquotas do imposto e da contribuição devidos aos demais entes e equivalente elevação da alíquota do tributo devido ao ente contratante.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q919264 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (Art. 156º, CF/88)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q956662 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Assistente Parlamentar, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

Considere as situações abaixo e identifique quais representam hipóteses de imunidade tributária previstas na Constituição Federal.

I. Um templo religioso não pode ser tributado pelo IPTU.
II. Livros didáticos são isentos do ICMS em sua venda.
III. Partidos políticos não podem ser tributados por seus patrimônios relacionados às finalidades essenciais.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1002490 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador Legislativo, Câmara de Bebedouro SP, IBAM, 2025

O município de Bebedouro criou um novo imposto que começou a ser cobrado imediatamente após sua publicação, mas gerou controvérsias quanto à sua validade. Qual princípio constitucional foi violado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q956671 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Assistente Tributário, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação ao imposto de produtos industrializados, conforme a Constituição Federal, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Será seletivo, em função da essencialidade do produto.
( ) Será cumulativo, compensando−se o que for devido emcada operação com o montante cobrado nas anteriores.
( ) Incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q917792 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

A Constituição Federal de 1988 distribui a competência para instituir tributos entre os diferentes entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), respeitando o pacto federativo, ou seja, como a receita dos tributos arrecadados serão distribuídos entre tais entes.


Avalie as afirmações a seguir:


I. Os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituir o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).


II. Os Municípios e o Distrito Federal têm competência para instituir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).


III. A União tem competência para instituir contribuições sociais de intervenção no domínio econômico.


Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q917795 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

A repartição das receitas tributárias é definida pela Constituição Federal de 1988 tendo como propósito promover o equilíbrio financeiro entre os entes federados, ou seja, União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Isso é feito de diferentes formas: criação de fundos de participação, atribuição de competências tributárias e distribuição de obrigações relacionadas às matérias tributárias entre entes federados.
Sobre o assunto, avalie a veracidade (V) ou falsidade (F) das afirmações a seguir.
( ) A União e aos Estados e Distrito Federal competem, respectivamente, instituir o impostos sobre produtos industrializados e sobre a circulação de mercadorias e serviços.
( ) A Constituição Federal veda aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios o encargo de arrecadar os impostos de competência da União cujo produto lhes seja distribuído, no todo ou em parte.
( ) A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q987694 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Área de Direito, SESMG, IBADE, 2024

Estabelece o artigo 150 da Constituição Federal de 1988 que:

“Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Município: exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça”.

O princípio do Direito Tributário relacionado à norma constitucional transcrita anteriormente é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q987695 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Área de Direito, SESMG, IBADE, 2024

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q987696 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Área de Direito, SESMG, IBADE, 2024

A Constituição Federal de 1988 estabelece a competência dos Estados e do Distrito Federal para instituir os seguintes impostos sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q992844 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Fiscal Tributário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando o disposto no artigo 146 da Constituição Federal, que estabelece a necessidade de lei complementar para regulamentar tributos, conferindo competência à União, Estados, Distrito Federal e Municípios para estabelecer critérios especiais de tributação por meio de lei específica, assinale a alternativa que indica uma atribuição conferida à lei complementar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.