Questões de Concursos Sistemas Agrícolas

Resolva questões de Sistemas Agrícolas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q861914 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
SENE, E. e MOREIRA, J. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado. Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q947396 | Geografia, Sistemas agrícolas, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Leia a afirmativa abaixo, sobre Agricultura, e assinale a alternativa correta:
“Desde o século XVI, a agropecuária tradicional asiática, africana e latino-americana vem sofrendo mudanças. [...] foi introduzida pelos europeus em suas colônias tropicais a partir do século XVI e é praticada até hoje. É uma monocultura com finalidades comerciais e conta com a aplicação intensiva de capitais para a plantação em larga escala de produtos agrícolas, [...]. Praticada em latifúndios [...] destina-se principalmente ao abastecimento dos mercados externos”. (MARTINS; BIGOTTO e VITIELLO: 2010; Vol. 3)
O texto se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q861919 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

Os portugueses introduziram, pioneiramente, na África e no Brasil, um tipo de agricultura apoiada na monocultura açucareira em grandes propriedades, com mão de obra constituída predominantemente de escravos. Toda a produção era embarcada em navios com destino à Europa. Esse tipo de agricultura persiste até hoje no Brasil, com o protagonismo das exportações de produtos tropicais.
MAGNOLI, D. e ARAUJO, R. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 1997, p. 239. Adaptado.

A atividade agrícola descrita acima é denominada agricultura de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q861913 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

No Centro-Oeste, na BR-163, uma das principais fronteiras consolidadas da agricultura moderna no estado de Mato Grosso, particularmente na área por nós denominada de área concentrada da soja, representada por Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Nova Ubiratã e Diamantino, vem-se instalando recentemente uma nova cadeia produtiva, a de carnes. A base do novo front é constituída por cadeias identificadas com produtos agrícolas específicos, como a soja e o milho.
BERNARDES, J. O novo tempo do capital no cerrado: a criação de novos territórios produtivos. In: Bernardes, J. e Aracri, L. (Org.). Espaço e circuitos produtivos. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2010, p.16. Adaptado.
Na base desse novo front, a cadeia produtiva mencionada é identificada também pelo cultivo agrícola de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q861911 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

As atividades agrícolas estão em constante processo de inovação para obter maior produtividade. Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série de procedimentos técnicos com uso de defensivos agrícolas e de maquinários.

Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2016.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q861915 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

A agricultura brasileira vem crescendo e se modernizando com base em alguns cultivos voltados para o mercado externo. Atualmente, em direção à Amazônia, sobretudo no estado do Mato Grosso, se expande um desses cultivos agrícolas voltados para a exportação. O cultivo agrícola em expansão na área em foco é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q861920 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

Para que a agricultura familiar se torne uma realidade bem-sucedida no cenário agrário brasileiro, há a necessidade de vencer um mito historicamente construído. Para analisar a afirmativa acima, considere os itens a seguir.

I - Apenas a agricultura patronal e empresarial é capaz de produzir, em bases sólidas, quantidades elevadas de produtos agropecuários para atender às demandas interna e externa.

II - O modelo da agricultura familiar é insuficiente, do ponto de vista produtivo, seja por falta de tecnologia ou de capital, seja por não ter domínio dos princípios da administração empresarial.

III - O debate em torno do que deve predominar, se a grande propriedade patronal ou a agricultura familiar são inúteis, sendo o importante combinar diferentes alternativas de produção, tanto para o mercado externo como para o mercado interno.

É(São) aspecto(s) do mito historicamente construído, que merece(m) ser vencido(s) para a valorização e o sucesso da agricultura familiar no Brasil, o(s) apresentado(s) em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q861918 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

O potencial exportador do Brasil é muito grande, principalmente no setor de produção de commodities. A lista dos principais produtos exportados pelo Brasil indica a forte participação do setor do agronegócio na balança comercial brasileira. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q861916 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

A economia brasileira cresceu com força no segundo trimestre. Com a ajuda da safra recorde, a agropecuária foi um dos principais destaques do PIB, com a soja à frente desse desempenho. A previsão do IBGE é de aumento de 23,7% na quantidade produzida em 2013, para um crescimento de 10,8% da área plantada. Somente de soja, foram exportadas 17,5 bilhões de toneladas no início do ano. A soja, sozinha, respondeu por 12,6% das exportações totais.

ALMEIDA, C., CARNEIRO, L. e VIEIRA, S. PIB surpreende e cresce 1,5% O Globo, 31 ago. 2013. p. 29. Adaptado.

Na fronteira agrícola brasileira, o desempenho dessa produção para a exportação está mais consolidado na agricultura modernizada da região

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q861912 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

A inserção do país nos mercados internacionais por meio da exportação de alimentos e matérias-primas é apontada como saída para a “crise”[...] e tem sido avaliada positivamente por sucessivos governos, sobretudo porque contribui para o equilíbrio das contas externas. Mesmo encontrando algumas dificuldades impostas por países importadores [...], a exportação desse tipo de mercadoria é crescentemente incentivada pelo Estado, apesar dos elevados custos internos [...]. [...] Isso tudo não quer dizer que não devamos exportar alimentos e tampouco que a integração externa significa necessariamente a desintegração interna, [...]. No entanto, não podemos hipotecar o território  e mobilizar toda a nossa energia e recursos na exportação de produtos primários, quando sabemos das graves consequências que isso acarreta, [...]. 

CASTILHO, Ricardo. Exportar Alimentos é saída para o Brasil? O caso do complexo da soja. In: Albuquerque, Edu Silvestre de. (org.) Que País É Esse? São Paulo: Globo, 2005, pp. 288-306.

A  dificuldade mencionada  no texto é comprovada pela existência de 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q861917 | Realidade Brasileira, Sistemas Agrícolas, CESGRANRIO

A expansão da agropecuária capitalista no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o oeste de São Paulo, leste do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e sul e sudoeste de Goiás.

Antônio Thomaz Júnior. O agro-hidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI, Campo-território: Revista de Geografia Agrária, v. 5, n. 10, p. 92-122, ago. 2010. Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, assinale a opção correta quanto ao agro-hidronegócio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q943384 | Geografia, Sistemas agrícolas, Inglês, UFPR, NC UFPR, 2021

A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities. 2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro. 3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas. 4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q949061 | Geografia, Sistemas agrícolas, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2017

Após a 2ª Guerra mundial, a organização política dos países da Europa ocidental veio sofrendo importantes mudanças estruturais, que podem ser identificadas, nos dias atuais, pela formação da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q943985 | Geografia, Sistemas agrícolas, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

A humanidade cultiva atualmente 38% do solo não congelado do planeta. As lavouras preenchem um terço dessa área: o resto é ocupado por pastagens e capinzais para criação de animais. Existe pouco espaço para expansão porque a maior parte da área restante é formada por desertos, montanhas, tundra ou cidades.

FOLEY, J. A. Scientific American; Brasil Aula Aberta, n. 14, 2013.

Uma ação que permite otimizar o uso do recurso natural abordado no texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q947650 | Geografia, Sistemas agrícolas, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

O processo de descolonização e independência dos países africanos ocorreu ao longo do século XX. Todavia, a África iniciou o século XXI em uma situação social e econômica precária, o que nos possibilita afirmar que:

1) na África, a independência política foi acompanhada da independência econômica, pois a maior parte da economia africana se baseou em produtos primários com grande aceitação nos mercados. 2) No início do século XXI, a África registrava as mais altas taxas de mortalidade infantil do mundo, ocupando a 19ª colocação entre os 20 piores índices mundiais. 3) Grande parte dos recursos naturais da África é explorada por empresas transnacionais que estabelecem os preços das mercadorias e da força de trabalho.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q679110 | Geografia, Sistemas agrícolas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Analise as afirmativas sobre os sistemas de produção rural.
I. A agricultura de autoconsumo é praticada, atualmente, por famílias rurais brasileiras e se baseia na produção de alimentos para o mercado consumidor com subsídios governamentais e uso de avançadas tecnologias.
II. A agricultura de jardinagem desenvolve-se, sobretudo, em solos inundáveis e é muito comum nas margens de rios. Sendo a rizicultura o principal cultivo, no sudeste asiático, desse sistema de produção.
III. Praticada nas encostas férteis de morros e montanhas, a agricultura de terraceamento baseia-se no uso de terraços que reduzem a erosão e favorecem maior absorção da água pelo solo.
IV. A agricultura comercial moderna se diferencia das tradicionais plantations por empregar tecnologia avançada que gera maior produtividade e lucro. Esse sistema tem atraído grupos empresariais estrangeiros interessados não apenas na produção agrária, mas também em conquistar o mercado consumidor.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q948576 | Geografia, Sistemas agrícolas, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Mede o valor comercial total anual dos bens e serviços produzidos em um país. É composto do consumo, do investimento bruto, das despesas governamentais em bens e serviços e das exportações líquidas [...] indica a atividade econômica de um país”.
(DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 158)

O texto descreve o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q947510 | Geografia, Sistemas agrícolas, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Assinale a alternativa que contém a principal consequência da grande dependência que os seres humanos têm em relação ao petróleo e ao carvão mineral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q947787 | Geografia, Sistemas agrícolas, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A Geografia Econômica do Brasil vem empregando, com frequência, sobretudo quando se refere ao espaço agrário, o termo “AGROECOSSISTEMA”. Sobre esse tema, é correto afirmar o que segue.
1) O agroecossistema é uma unidade básica empregada para análise da sustentabilidade. 2) O agroecossistema inclui de maneira explícita o homem, tanto como produtor como consumidor. 3) Os sistemas agroecológicos promovem a agrobiodiversidade e se relacionam com ela dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico de recursos naturais e manejo integrado de ecossistemas. 4) No estudo dos agroecossistemas, realizado sob a ótica geográfica, deve-se levar em consideração apenas as condições edáficas da área que serve de sustentáculo às atividades agrícolas. 5) O processo evoluído na definição de indicadores de sustentabilidade de agroecosssitemas requer ações que objetivam definir e caracterizar a área de estudo e identificar os fatores críticos locais.
Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q943391 | Geografia, Sistemas agrícolas, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Um aumento no consumo de água e produtos agrícolas por parte da população brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na pressão exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas soluções sustentáveis, de amplo alcance nacional e economicamente viáveis, para diminuir a expansão dos cultivos sobre a vegetação nativa e para garantir recursos hídricos de qualidade para as gerações futuras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.