Questões de Concurso Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q950761 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre o comportamento de ácidos em solução aquosa.
I - O grau de ionização de um ácido fraco, como o ácido acético, aumenta com o aumento da diluição. II - A maior concentração de um ácido forte acarreta maior grau de ionização e maior constante de ionização. III- A segunda constante de ionização de um ácido poliprótico é sempre menor que a primeira constante.
Quais estão corretas?

2 Q947824 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O chumbo vem sendo encontrado em rios após vazamentos de rejeitos de minérios, nos estados da Bahia, Minas Gerais e Pará. O chumbo apresenta elevada toxicidade, que, ao contaminar seres vivos, provoca distúrbios de comportamento e, nos casos mais graves, pode provocar encefalopatias. Sabendo que a solubilidade do cloreto de chumbo (II) é de 1,6 x 10-2 mol.L-1 a 25°C, qual é a constante de produto de solubilidade (Kps) na mesma temperatura?

3 Q943426 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Cálculos renais, conhecidos popularmente por “pedras nos rins”, consistem principalmente em oxalato de cálcio, CaC2O4, espécie cuja constante de solubilidade (Kps) é de aproximadamente 2 × 10−9 . Os íons oxalato, presentes em muitos vegetais, reagem com os íons cálcio para formar oxalato de cálcio, que pode gradualmente se acumular nos rins. Supondo que a concentração de íons cálcio no plasma sanguíneo seja de cerca de 5 × 10−3 mol/L, qual seria a concentração mínima, em mol/L, de íons oxalato para que CaC2O4 precipitasse?

Note e adote:

Desconsidere a presença de quaisquer outros íons e considere que a concentração no plasma é determinante para a precipitação do oxalato.

4 Q948643 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP, 2017

Na tarde do dia 5 de novembro, o rompimento da barragem do Fundão, localizada na cidade histórica de Mariana (MG), foi responsável pelo lançamento no meio ambiente de 34 milhões de m³ de lama, resultantes da produção de minério de ferro pela mineradora Samarco - empresa controlada pela Vale e pela britânica BHP Billiton (Publicado em 23/12/2015 10h12 – Portal Brasil). O aço, produzido a partir do minério de ferro, é uma liga metálica formada por ferro e

5 Q678757 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

A solubilidade, a 25 o C, do hidróxido de estrôncio é de 4,0 g por 1 L de água.

A partir dessa informação, o produto de solubilidade do Sr(OH)2 é

Dado

M Sr(OH)2 = 122 g mol-1

6 Q950190 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2017

Texto associado.
Leia o texto para responde a questão.

Uma semana depois do rompimento de duas barragens na cidade de Mariana, na região central de Minas, foi divulgada a primeira análise que comprova a alta concentração de metais pesados no rio Doce. Entre os índices elevados, estão os de arsênio, que apresentou concentração de 2,63 mg/L (o normal seria somente de 0,01 mg/L), chumbo, com 1,03 mg/L, (sendo que o recomendável seria de 0,01 mg/L) e manganês, com 61,22 mg/L, muito acima do 0,1 mg/L adequado para o tratamento da água.

<http://tinyurl.com/lamariana> Acesso em: 28.05.2017. Adapatado.

A concentração, em mol/L, de chumbo encontrada no rio Doce é, aproximadamente, de

Dado:

Massa Molar:

Pb = 207 g/mol

7 Q947124 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Inglês, UEG, UEG, 2018

Por definição, óxido é todo composto binário que contém o oxigênio como o elemento químico mais eletronegativo, e sabe-se que, dependendo de sua natureza química, esse apresentará comportamento químico diferente. A seguir são apresentados quatro óxidos. (I) - Cl2O7 (II) - CaO (III) - SO3 (IV) - Na2O2
Para essas espécies químicas, constata-se que

8 Q971700 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Ênfase Química de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
O petróleo é constituído por uma mistura de compostos químicos orgânicos (hidrocarbonetos), cujo estado físico, em condições normais de temperatura e pressão (CNTP), é predominantemente líquido, podendo assumir o estado gasoso quando a mistura contiver uma maior porcentagem de componentes com baixa massa molecular. O petróleo geralmente se apresenta associado à água, que, por sua vez, contém sais minerais em solução. Essa associação é devida, sobretudo, à tendência natural de acúmulo de água salgada gerada pelas formações geológicas nas partes inferiores de reservatórios de petróleo. Apesar de o tratamento que o óleo sofre nos campos de produção reduzir consideravelmente os teores de água, sais e sedimentos, os requisitos de altas vazões de óleo produzido impedem a remoção total da água salgada do petróleo. As águas de formação são compostas de vários tipos de sais; porém, costuma-se relacionar a salinidade global dessas águas em base de cloreto de sódio. Os sais contidos no petróleo constituem uma fonte de corrosão por gerarem ácido clorídrico (HCl) nas condições correntes nos equipamentos de destilação.

Internet:<scielo.br> (com adaptações).

A partir das informações do texto precedente, julgue o próximo item.

Sais muito solúveis são aqueles que apresentam valores elevados da constante do produto de solubilidade (Kps) em uma dada temperatura.

9 Q970679 | Química, Sistemas Heterogêneos Produto de Solubilidade Kps, Ênfase 7 Operação, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Estudos termodinâmicos de sistemas que contêm ácido sulfídrico (H2S) e sulfeto de ferro (FeS) são de particular relevância para diversas áreas, entre as quais se inclui a produção de petróleo e gás em ambientes ácidos. Nesse contexto, durante a corrosão do aço carbono pelo H2S, é formado um filme de FeS (mackinawita), conforme a equação a seguir.

Fe (s) + H2S (aq) ⇌ FeS (s) + H2 (g)
A partir do texto anterior, sabendo que MFe= 56 g/mol e MS= 32 g/mol, bem como desprezando a formação de outras espécies de íons de enxofre, julgue o item a seguir.
Considere-se que, para a reação FeS (s) ⇌ Fe2+ (aq) + S2− (aq), a 25 °C, a constante do produto da solubilidade (Kps) seja igual a 2,56 × 10−18. Nesse caso, quando o equilíbrio for alcançado, a solubilidade do FeS em água será inferior a 2 × 10−7 g/L, desconsiderando-se qualquer hidrólise posterior dos íons.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.