Questões de Concursos Solo

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1Q902226 | Geografia, Solo, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Com base nos conceitos básicos de Pedologia, analise o trecho abaixo:


“Pode ser considerado como um perfil de solo incompleto. Compreendendo apenas os horizontes A, E e B, os quais evidenciam as ações dos processos e dos mecanismos de formação dos solos. Embora a definição seja simples, é um conceito que, algumas vezes, ocasiona muita discordância no exame de solos no campo, devido à dificuldade de distinguir precisamente o seu limite inferior, isto é, quais características são influenciadas pelos processos pedogenéticos e pelos processos geoquímicos” (PALMIERI, F.; OLMOS ITURRI LARACH, J. Pedologia e Geomorfologia. In: GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. (org.). Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996).


O trecho acima define o conceito de:

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2Q917353 | Geografia, Solo, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Em relação à classificação dos Solos, é imprescindível entender os diferentes tipos e suas características específicas. Neste sentido, assinale a alternativa correta sobre a Mecânica dos Solos Residuais:
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3Q917356 | Geografia, Solo, Agente de Defesa Civil, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Leia com atenção o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo responsável para completar a lacuna:

Em regiões onde o clima apresenta um período com chuvas muito intensas, como nas zonas equatorial e tropical, ocorre um processo natural em que a água transporta os nutrientes e minerais solúveis das camadas superiores para camadas mais profundas do solo. Este transporte de nutrientes e minerais solúveis é chamado de _____________.
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4Q891502 | Geografia, Solo, Técnico em Meio Ambiente, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

Complete a frase com a alternativa CORRETA.

O relevo é formado pela atuação de agentes endógenos ou internos, referentes à (ao) ___________________, e agentes exógenos ou externos, que causam o ___________________ físico e/ou químico-biológico, que podem, por sua vez, desencadear a ___________________.
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5Q904560 | Geografia, Solo, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

No semiárido do Brasil, o uso do solo é predominantemente voltado para a agricultura de subsistência e a pecuária extensiva. Além disso, práticas como a agrofloresta e a implementação de sistemas de irrigação localizados estão sendo adotadas para melhorar a produtividade e a sustentabilidade do uso do solo, embora ainda enfrentem desafios significativos devido à degradação ambiental, variabilidade climática e a erosão hídrica. Sobre a erosão hídrica do solo no semiárido nordestino, assinale a alternativa CORRETA.
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6Q889994 | Geografia, Solo, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Explicar o que são fósseis é crucial para os alunos por vários motivos, tais como, compreensão da história da terra, estímulo à curiosidade e aprendizado científico, compreensão da biodiversidade passada, conexão entre ciências naturais e história: e promoção da curiosidade e observação. Tendo isso em mente, marque a opção que melhor define os fósseis:
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7Q900005 | Geografia, Solo, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Vieira (1975) afirma que o conteúdo “solos”, no âmbito da Geografia, para o ensino fundamental, é complexo por essência, por abranger conhecimentos que vão desde sua formação até sua eventual degradação. Nessa esteira de dificuldades a aula expositiva puramente mnemónica se mantém consolidada como prática recorrente.
DUPRAT, Ruan Felipe Tenorio. O ensino de solos como instrumento para a educação geográfica: importância, desafios e possibilidades metodológicas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.Disponível em: https://repositorio.ufpe.br /handle/123456789/48254. Acesso em: 17 jul.2024. Adaptado.

Com relação ao estudo do solo em Geografia, está correto o que se afirma em:
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8Q897719 | Geografia, Solo, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O solo pode sofrer degradação antrópica ou física que acaba diminuindo a capacidade da terra de suportar a agricultura e o pisoteio de animais.

Esse movimento do solo, de um lugar para outro, onde os principais elementos são o vento e o movimento de águas, é chamado de:
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9Q897979 | Geografia, Solo, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A erosão dos solos tem causas relacionadas à própria natureza, como a quantidade e distribuição das chuvas, a declividade, o comprimento e forma das encostas, e também à ação do homem, como o uso e manejo da terra que, na maioria das vezes, tende a acelerar os processos erosivos.

GUERRA, Antonio; MENDONÇA, Jane. Erosão dos solos e a questão ambiental. IN: VITTE, Antonio Carlos & GUERRA, Antonio José Teixeira (Orgs.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012, p. 193.

A erosão dos solos é um dos principais impactos ambientais no Brasil tanto em ambiente rural como em ambiente urbano. Sobre o tema, podemos considerar que:
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10Q902626 | Geografia, Solo, Geografia, IFES, IF ES, 2024

Para a Geografia, em particular a Pedologia, o solo corresponde à parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Sobre esse tema, é correto afirmar:
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11Q914572 | Geografia, Solo, Operador de Máquinas Leves, Prefeitura de Presidente Sarney MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2023

Podemos afirmar a respeito das classificações dos terrenos:
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12Q914325 | Geografia, Solo, Secretário Auxiliar, MPEGO, MPE GO, 2023

Marque a alternativa correta a respeito da formação de rochas.

I – Rochas magmáticas são as oriundas do resfriamento do magma vulcânico.

II – As rochas formadas pela compactação de sedimentos são as ígneas.

III – Os três tipos de rochas são: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

IV – A rocha magmática submetida a alta pressão e temperatura se torna uma rocha metamórfica.

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13Q936816 | Geografia, Solo, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Solos salinos ou alomórficos apresentam como característica comum uma concentração muito alta de sais solúveis e/ou de sódio trocável. Eles ocorrem nos locais mais baixos do relevo, em regiões áridas e semiáridas e próximas do mar. Em regiões semiáridas, por exemplo, o polígono das secas do Nordeste brasileiro, os locais menos elevados recebem água que se escoa dos declives adjacentes, durante as chuvas que caem em alguns meses do ano. Essa água traz soluções de sais minerais e evapora-se rapidamente antes de infiltrar-se totalmente, havendo então, cada vez que esse processo é repetido, um pequeno acúmulo de sais no horizonte superficial que, com o passar dos anos, provoca a salinização do solo. Nas últimas décadas, a expansão das atividades agrícolas na região tem ampliado esse processo.

LEPSCH, I. F. Solos: formação e conservação.

São Paulo: Melhoramentos, 1993 (adaptado).

As atividades agrícolas, desenvolvidas na região mencionada, intensificam o problema ambiental exposto ao

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14Q936824 | Geografia, Solo, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do Sol, produzem tempestades, inundações, geleiras e outros agentes de erosão.

PRESS, F. et. al. Para entender a Terra. Porto Alegre; Bookman, 2006 (adaptada).

A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de

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15Q944622 | Geografia, Solo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) A degradação dos solos se apresenta como um dos maiores problemas para a manutenção da dinâmica saudável dos ecossistemas. Impacta diretamente, também, a produção agrícola, ocasionado sérios prejuízos às colheitas. Essa degradação está associada ao seu mau uso e conservação. Com base nessa informação, assinale a opção que NÃO causa degradação dos solos:
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16Q943995 | Geografia, Solo, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2021

Às margens do Rio São Francisco, na cidade de Cabrobó, no sertão pernambucano, desenvolve-se um processo de desertificação. Na área, o arroz era cultivado há cerca de 20 anos através da técnica de irrigação por inundação.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 24 jul. 2015 (adaptado).
A técnica contribuiu para o desenvolvimento do problema porque causou o(a)
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17Q943067 | Geografia, Solo, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente o excerto a seguir:

“ [...] formado por um conjunto de corpos naturais tridimensionais, resultante da ação integrada do clima e organismos sobre o material de origem. É condicionado pelo relevo em diferentes períodos de tempo e apresentando, então, características que constituem a expressão dos processos e dos mecanismos dominantes na sua formação”.

Silva, N. K. T.; Silva, S. M. Educação ambiental e cidadania. Portal, v. 62, n. 9, 2009.


Dentre os elementos naturais que compõem a paisagem, a descrição acima se refere a

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18Q936138 | Geografia, Solo, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns rios vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepéti e o filipino Mayon. Seus habitantesprecisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam-ali, indiferentes ao perigo que os espreita.
ANGELO C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado)
A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de
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19Q946472 | Geografia, Solo, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

No Brasil, as classes latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área superficial. Dentre as principais características desses solos encontra(m)-se
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20Q677939 | Geografia, Solo, Prova II, FAMEMA, VUNESP, 2019

De acordo com o geógrafo José Carlos Ugeda, além dos claros riscos de incêndios florestais, as queimadas podem — a longo prazo — destruir a “vida” do solo.

(Fabio Manzano. www.g1.globo.com, 23.08.2019. Adaptado.)

A destruição da “vida” do solo está relacionada, neste caso, com

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