Questões de Concursos Solos e Relevos

Resolva questões de Solos e Relevos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q484371 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“A macroestrutura do subsolo do território brasileiro desempenha importante papel na configuração das grandes formas de relevo, apesar das prolongadas fases erosivas. Desse modo, podese dizer de forma simplificada que são três as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos de relevo encontrados no Brasil: plataformas ou crátons, cinturões orogênicos e grandes bacias sedimentares.” (Ross, 1995)

 As três grandes bacias sedimentares do território brasileiro são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q483361 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Geografia, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

“O relevo, como componente desse estrato geográfico no qual vive o homem, constitui-se em suporte das interações naturais e sociais. Refere-se, ainda, ao produto do antagonismo entre as forças endógenas e exógenas, de grande interesse geográfico, não só como objeto de estudo, mas por ser nele (relevo) que se reflete o jogo de interações naturais e sociais.”

O texto acima nos fala de forças exógenas que estão relacionadas com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q480824 | Geografia, Solos e Relevos

O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que

I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.

III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.

IV - os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q485330 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Solos degradados são aqueles que não exercem suas funções, ou ao menos parte delas, como fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas e filtrar a água que abastece os depósitos subterrâneos. Assim como ocorre nas cidades, principalmente nas grandes e médias, a atividade agropecuária contribui para a degradação dos solos. Sobre as formas de degradação dos solos, provocadas ou intensificadas pelas ações antrópicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Erosão hídrica: se dá pelo carregamento de sedimentos ou partículas do solo e matéria orgânica pelas águas das chuvas e dos rios.

( ) Erosão eólica: se dá pelo desgaste do solo resultante da ação do vento sobre a superfície rochosa, que ocorre pelo processo de abrasão – atrito das partículas carregadas pelo vento sobre as rochas.

( ) Erosão química: também denominada lixiviação, caracteriza-se pela perda de elementos químicos essenciais para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio, que são dissolvidos e carregados pelas águas das chuvas e dos rios.

( ) Compactação do solo: forma de degradação física do solo causada pela compressão das camadas superficiais com a passagem de máquinas, ou em menor escala, pelo pisoteio de gado nas pastagens.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q484677 | Geografia, Solos e Relevos, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

Na década de 2000, 38% de todos os solos agricultáveis já estavam degradados. No total, ocorreu uso inadequado dos solos em 562 milhões de hectares.

As alternativas a seguir apresentam fatos relacionados ao uso inadequado dos solos, com exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q482602 | Geografia, Solos e Relevos, Agente de Pesquisa e Mapeamento, IBGE, CESGRANRIO

No extremo norte do território brasileiro situa-se uma unidade de relevo, com superfícies localizadas acima dos 300 m de altitude, tradicionalmente conhecida como Planalto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q485248 | Geografia, Solos e Relevos, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Quando se aumenta a umidade do solo e a rugosidade do terreno, a tonalidade das imagens obtidas por satélites pode ficar mais clara ou mais escura, de acordo com a faixa espectral em que o sensor opera. A respeito desse fenômeno, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q485236 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Há certas características do solo que podem ser vistas a olho nu ou facilmente percebidas pelo tato que são frequentemente utilizadas para a descrição de sua aparência no ambiente natural. Sobre as características ecologicamente importantes dos solos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q482676 | Geografia, Solos e Relevos, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

"Dentre as varias formas e processos de movimentos de massa, destacam-se os deslizamentos nas encostas, em função da sua interferência grande e persisitente com as atividades do homem, da extrema variância de sua escala, da complexidade de causas e mecanismos, além da variabilidade de materiais envolvidos. (...) Os deslizamentos são, assim como os processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre. No entanto, destacam-se pelos grandes danos ao homem, causando prejuízos a propriedades da ordem de dezenas de bilhões de dólares por ano. (...) O Brasil, por suas condições climáticas e grandes extensões de maciços montanhosos, está sujeito aos desastres associados aos movimentos de massas nas encostas. Além da freqüência elevada daqueles de origem natural, ocorre no país, também, um grande número de acidentes induzidos pela ação antrópica".

Fonte: FERNANDES, N. F., AMARAL, C. P. do. Movimentos de massa: uma abordagem geológico – geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T. , CUNHA, S. B. da. (Org.) Geomorfologia e Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

A partir da análise e interpretação desse texto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q483346 | Geografia, Solos e Relevos, Geógrafo, IFRN, FUNCERN

Ao longo da sua existência, o homem tem se utilizado do saber científico e das invenções tecnológicas na tentativa de melhor compreender os fenômenos naturais que se manifestam na superfície terrestre e suas consequências para a vida humana. No que diz respeito aos movimentos do interior da Terra, os estudos revelaram os processos que originaram a estrutura geológica do planeta, suas formas de relevo e a ocorrência de fenômenos como o vulcanismo e os abalos sísmicos. Segundo Jurandyr Ross as peculiaridades da margem continental revelam a ocorrência ou não de dobramentos e vulcanismo. A esse respeito o autor afirma que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q481802 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A formação das cordilheiras tem origem nos movimentos de crosta terrestre de curta duração, chamados de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q482491 | Geografia, Solos e Relevos, Agente de Investigação, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 26 a 30

 O planalto da Borborema fica na parte leste da região Nordeste, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, e é mais extenso na Paraíba e em Pernambuco. Ele serve de barreira para os ventos úmidos vindos do oceano, o que permite a ocorrência de chuvas nas encostas leste. A Depressão Sertaneja-São Francisco estendese por todos os estados nordestinos, exceto o Maranhão e o Piauí. O grande problema do sertão nordestino não é a falta de chuvas, mas a sua irregularidade. Praticamente, elas só ocorrem de dezembro a abril.

O Agreste foi povoado principalmente a partir do século XVIII, bem depois da Zona da Mata e do Sertão. Muitas cidades que aí surgiram eram locais de feiras de compra e venda de gado. A expansão ferroviária explica o crescimento de muitas cidades que eram pontos de partida ou de parada dos trens, como Quixeramobim, Sobral, Campina Grande e Caruaru. O processo de modernização da economia brasileira, no século XX, repercutiu no Nordeste, Paraíba incluída. A partir da criação da SUDENE, em 1959, investimentos foram direcionados, entre outras atividades, para a criação de distritos industriais, a exemplo do Centro Industrial de Aratu, na Bahia; dos distritos industriais de Cabo, Jaboatão e Paulista, em Pernambuco; do de Gramame, na Paraíba.

Toda a produção nacional de algodão arbóreo é obtida no Nordeste. A principal área de produção situa-se no Sertão do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. A Bahia é o maior produtor de algodão herbáceo, seguida por Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Agreste, cuja economia se baseia nas atividades agropecuárias, apresenta áreas com alta densidade demográfica e importantes centros urbanos, entre os quais se destacam Campina Grande, na Paraíba, Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco, que desempenham função de centros regionais.

Relativamente ao planalto da Borborema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q484129 | Geografia, Solos e Relevos, Técnico em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Acerca do levantamento topobatimétrico, julgue os itens que se seguem.

A área seca do reservatório pode ser mensurada por meio de topografia convencional, GPS, restituição aerofotogramétrica, interferometria radar ou perfilamento laser.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q484880 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Geografia, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

A crosta ou litosfera é a camada sólida da Terra, composta de vários tipos de rochas com espessura variável entre 5 e 70 km. As maiores espessuras da litosfera encontram-se sobre as(os) grandes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q482560 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, SEE SP, VUNESP

Segundo Ross, 1996, as plataformas ou crátons são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q482817 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Entre os recursos naturais de grande importância para a sobrevivência da humanidade podemos ressaltar o solo, cuja degradação, em diversos lugares do mundo, tem sido acelerada nas últimas décadas. No caso do uso dos solos agriculturáveis no espaço geográfico brasileiro, pode-se afirmar, que na região:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q482925 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

As voçorocas vêm destruindo terras em quase todos os países do mundo. Muitas lavouras, no Sul do Brasil, por exemplo, foram arrasadas por esse fenômeno. Cada ano, novos campos são abandonados à proporção que voçorocas antigas conquistam mais terras e novas vão se originando. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:

1. as voçorocas só se originam em áreas de terreno plano, sobretudo na Região Sudeste do Brasil.

2. nas terras onde se formam voçorocas, o solo fértil é removido, podendo ser depositado solo estéril sobre as terras fecundas de baixadas.

3. as voçorocas começam, muitas vezes, nas margens de cursos d?água naturais profundamente entalhados pela erosão.

4. a erosão do leito da voçoroca ou de um canal qualquer depende da força de arraste da corrente de água e da carga de sedimentos transportados por ela.

5. muitas voçorocas têm início com o despir de sua cobertura vegetal primitiva; se os terrenos forem arenosos mais rápido será o voçorocamento.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q483600 | Geografia, Solos e Relevos, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A respeito da Cordilheira dos Andes, uma das mais extensas cadeias montanhosas do planeta, julgue os itens que se seguem.

A existência de diversos vulcões ao longo da Cordilheira dos Andes indica que esse conjunto de relevo integra o Círculo de Fogo do Pacífico.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q482337 | Geografia, Solos e Relevos, Professor, SEE SP, VUNESP

A divisão da estrutura da Terra em camadas foi baseada, principalmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.