Questões de Concursos Técnicas Jornalísticas

Resolva questões de Técnicas Jornalísticas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045013 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Segundo Nilson Lage, o lead clássico é aquele cuja ordenação dos elementos da proposição – Quem? O quê? Fez o que? Quando? Onde? Como? Porque? Para que? - se dá a partir da notação mais importante.

Mas, quando fatos sucessivos são alinhados para conduzir ao clímax, como um conto de poucas linhas, temos o lead
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1052715 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Nas teorias avançadas de jornalismo, o “fato jornalístico” não é simplesmente um reflexo automático de ocorrências do mundo real. Sua importância reside na capacidade de mediar a relação entre os acontecimentos e a sociedade, funcionando como um pilar essencial para a formação de opinião, o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Ele contribui para informar, contextualizar e estimular o debate público, sendo uma peça-chave na compreensão e reflexão sobre o mundo contemporâneo. Assim, há um debate contínuo sobre até que ponto o fato jornalístico corresponde objetivamente ao que “aconteceu” e em que medida esse processo de construção confere novos sentidos ao evento original. Assinale como um “acontecimento” se transforma em “fato jornalístico” no contexto da prática profissional e das rotinas de produção de notícias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1007916 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Ao comparar a redação jornalística para os meios impressos e para a web, o professor João Canavilhas propõe a estruturação das matérias digitais em forma de pirâmide deitada, com quatro níveis de leitura.

Levando em conta as seis perguntas tradicionais do lead, as informações referentes ao “como?” e “por quê?” seriam fornecidas no(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1032516 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com relação prática de busca por fontes e a catalogação delas na produção de telejornalismo e radiojornalismo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A catalogação de fontes permite a organização sistemática de contatos e documentos, facilitando a recuperação de informações confiáveis para futuras reportagens.

( ) A busca por fontes confiáveis deve considerar a autoridade do entrevistado, e desconsiderar a necessidade da imparcialidade da informação e sua atualização.

( ) Fontes secundárias podem e devem ser utilizadas sozinhas, dispensando a necessidade de confirmação por fontes primárias.

As afirmativas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1041384 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, no que diz respeito às novas tecnologias de comunicação e ao jornalismo jurídico.

Na cobertura jornalística do Poder Judiciário, o jornalista deve dominar a linguagem técnica característica do português jurídico, mas deve também ser capaz de expressar com clareza as informações a fim de que a sociedade compreenda as decisões que impactam seus direitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q1009141 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para o professor Felipe Pena (2005), “uma singularidade muito forte do lide é o tratamento estilístico que recebe: os dados são apresentados numa articulação tal que ao leitor resta ir até o fim, sem qualquer convite à pausa”. Sendo assim, o lide classicamente exerce uma série de funções no relato jornalístico, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1009142 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Para Lemos e Gaudio (2018), “o texto das publicações empresariais em geral adota o modelo americano de notícia, procurando concentrar-se em fatos e dados e ocultar a existência do narrador”. Por isso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1062994 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Um estagiário foi contratado para ser o responsável técnico pela execução da primeira etapa de realização do clipping eletrônico de uma organização. A tarefa consistirá em efetuar o acompanhamento diário de temas que envolvam direta e indiretamente a organização. Desse modo, o estagiário vai navegar na Internet para verificar o que foi publicado em sites informativos. A partir daí, espera-se dele um trabalho de seleção do material que vai compor o clipping eletrônico com uso de aplicativo que permita recorte de formato livre, captura de telas de página inteira, captura retangular e salvamento. O estagiário está utilizando sistema operacional Windows 10 ou superior e sabe que existe uma ferramenta nativa que permite cumprir o objetivo.

O aplicativo que vai auxiliar nessa etapa de produção do clipping eletrônico é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1050749 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

A linguagem simples pode ser definida como uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva.
Assinale a opção que apresenta a frase que segue as orientações para linguagem simples.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1060222 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O Projeto Comprova se apresenta como uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos cujo objetivo é “identificar e enfraquecer técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso identificados em sites hiperpartidários, aplicativos de mensagens e redes sociais”.
Para alcançar esse objetivo ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1060227 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

O serviço de checagem, que integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conta com parceiros para, através da Justiça Eleitoral divulgar notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos em sua página.
Lançado em 2020, esse serviço chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1060230 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Leia o texto abaixo sobre um projeto do Redes Cordiais e da Lupa para treinar influenciadores locais e representantes de rádios comunitárias.

Locais que não dispõem de cobertura jornalística local, os chamados “desertos de notícias”, têm diminuído nos últimos anos, conforme consta na última edição de relatório do Atlas da Notícia. No entanto, ainda restam 2.712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros sem acesso a notícias sobre os seus municípios. Para combater o problema, o Redes Cordiais e a Lupa desenvolveram um projeto que acaba de ser contemplado como uma das 20 iniciativas ao redor do mundo que receberão um investimento total de US$ 2 milhões do Global Fact Check Fund. Ligado à International Fact-Checking Network, o fundo apoia o fortalecimento de organizações de checagem que promovem ações de combate à desinformação.

Esse projeto chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1060234 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Ao observar a natureza das fontes das matérias jornalísticas, o professor Nilson Lage propôs classificá-las em oficiais, oficiosas e independentes.
Sobre essa classificação, analise as afirmativas a seguir.

I. As fontes independentes são consideradas as mais confiáveis e é comum não serem mencionadas, pois os dados que propõem são tomados a priori como verdadeiros.

II. A expressão fontes oficiosas foi banalizada pelo jornalismo estadunidense, aplicando-a, quando a fonte (que não quer ser mencionada) são organizações não governamentais (ONGs), chamadas nos EUA, de sem fins lucrativos.

III. Fontes oficiais são mantidas pelo Estado; por instituições que preservam algum poder de Estado, como as juntas comerciais e os cartórios de ofício; por empresas e organizações, como sindicatos e associações.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1037210 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Embora não exista no jornalismo um padrão rígido de redação, exige-se que o texto tenha fluência e correção. Nesse contexto, há palavras ou expressões que podem causar dúvidas.
Assinale a opção que as apresenta corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q900251 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalista, FESC SP, OBJETIVA, 2024

Jargões jornalísticos são termos comuns que agilizam a comunicação e nomeiam partes de uma matéria, técnicas e demais ações que integram o cotidiano dos jornalistas. O jargão “suíte” se refere a que prática do jornalismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q987356 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Jornalista, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo: Um jornalista recebe informações confidenciais sobre uma figura pública de uma fonte anônima. A fonte insiste que as informações são verdadeiras e de interesse público, mas não fornece evidências concretas para sua verificação. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q842287 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à elaboração e desenvolvimento da pauta jornalística, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Pauta não-factual pode ser desenvolvida a qualquer tempo, uma vez que não perde o valor da notícia. II - Apurar o maior número de detalhes para o bom desenvolvimento da matéria. III - Empregar linguagem informal e/ou coloquial em seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q967550 | Jornalismo, Técnicas Jornalísticas, Comunicação Social, CONAB, IADES

Com relação aos métodos científicos de pesquisa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.