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Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q898419 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo sobre Tecnologias Educacionais e a seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - A Educação Aberta (EA) surgiu como uma proposta no século XX e é essencialmente uma resposta às necessidades das instituições de ensino superior, priorizando a estruturação rígida do currículo e o uso de metodologias tradicionais de ensino.

II - A EAD (Educação a Distância) é caracterizada pela necessidade de um espaço físico comum para a interação entre educadores e alunos, sendo que a tecnologia apenas serve como um apoio secundário nesse processo.

III - A Educação Aberta (EA) combina a tradição de partilha de ideias educacionais com a cultura digital, promovendo a liberdade de usar, alterar e redistribuir recursos educacionais, e está interconectada com os princípios da cibercultura e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
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2Q909825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões. Na convergência entre espaços presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas empregadas para interagir, criar, estabelecer relações e aprender.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias ativas para uma educação inovadora.

I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade para conviver com fluxos diversificados de informações onipresentes, multiplicidade de letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza do conhecimento, que se expande na inter-relação entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam práticas pedagógicas que superam as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante, que apenas responde às questões que lhe foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam para a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores.

Estão corretas as afirmativas
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3Q902926 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As novas tecnologias têm transformado significativamente os processos educacionais, oferecendo novas ferramentas e métodos para a construção do conhecimento. No contexto da Educação Básica, como as tecnologias digitais podem ser utilizadas de forma eficaz para promover um aprendizado significativo e ativo entre os alunos?
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4Q898348 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Inovações Pedagógicas e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido, visam reforçar o papel do professor como a figura central do processo de ensino-aprendizagem, aumentando a quantidade de conteúdo teórico abordado nas aulas.
II - No modelo de sala de aula invertida, o estudante estuda o conteúdo teórico em aula, junto com o professor, e aplica o conhecimento em atividades práticas fora do ambiente escolar.
III - O ensino híbrido oferece uma abordagem flexível que mescla atividades presenciais e a distância, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo enquanto mantêm a interação e o suporte presencial para um aprendizado mais completo.
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5Q897820 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta de computação desplugada.
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6Q897824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Associe os conceitos de informática listados abaixo com sua correta definição.

Coluna 1 Conceitos
1. Hipertexto 2. Cookies 3. Ransomware

Coluna 2 Definições
( ) Conjunto de informações (texto, sons, imagens) em um formato que permite uma leitura não linear.
( ) Forma de malware que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos por meio de criptografia.
( ) São informações, em arquivo texto, que um site armazena no nosso computador.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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7Q897816 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro pilares do pensamento computacional.
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8Q909834 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre a integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A integração das artes com tecnologias digitais permite explorar novas formas de expressão criativa, como arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
(    ) Para Vieira (2014), a possibilidade do diálogo entre a arte e a abordagem STEAM permite a reaproximação da arte e da ciência.
(    ) A gamificação na integração das artes com tecnologias digitais é uma abordagem que exclui a interatividade e a participação dos alunos, limitando‑se apenas à transmissão de conteúdo.
(    ) A integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação pode promover uma aprendizagem mais colaborativa e interdisciplinar, incentivando a criatividade e a inovação.

Assinale a sequência correta.
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9Q897827 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Trata-se de uma ferramenta para acesso a conhecimento geral, aberto como uma comunidade, composta de artigos ou histórias curtas, fotografias, links relevantes para outros sites, listas de recomendações, vídeos, gravações de áudio ou uma combinação deles e que proporciona a interação por meio de comentários nas postagens.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à ferramenta descrita.
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10Q897818 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscando subsidiar a discussão sobre ensino da computação na educação básica, construiu uma proposta de referenciais curriculares que detalha os conhecimentos considerados importantes para a formação dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica corretamente os três eixos nos quais esses referenciais estão organizados.
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11Q897823 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Os recursos educacionais digitais (REDs) são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos de tecnologia digital com finalidade pedagógica, que potencializam a aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo de REDs.
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12Q883284 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em uma atividade voltada para o desenvolvimento da cidadania digital, o professor propôs que os estudantes solicitassem a um aplicativo de inteligência artificial a definição do conceito de “democracia” e a comparassem com a definição oferecida pelo dicionário da Língua Portuguesa. Ao final, os alunos deveriam produzir um vídeo para compartilhar o que aprenderam com a comunidade escolar.
A respeito dos objetivos dessa atividade, aliada ao uso de tecnologias da informação em sala de aula, é correto afirmar que a prática permite que os alunos
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13Q890375 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A comunicação alternativa, ramo da tecnologia assistiva, é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. NÃO é considerado um instrumento de comunicação alternativa:
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14Q907284 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O desafio da alfabetização ganhou nova dimensão com o mundo digital, em particular com novos textos virtuais, visto que, nenhuma criança deixa de usar o computador por não saber ler e escrever. Observando-se que de fato, a linguagem usada na escola hoje vai tornando-se apenas uma parte das linguagens de que necessitamos para organizar, construir e reconstruir as oportunidades sociais, analise as assertivas abaixo, selecionando a correta.

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15Q890379 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sobre a tecnologia assistiva, a um estudante com mobilidade reduzida, que possui dificuldades de utilizar o mouse do computador, deve-se oferecer:
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16Q897047 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Na era do conhecimento, o computador ganhou destaque por suas inúmeras funções, entre elas, a de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, dando a ele uma versão mais dinâmica e interativa. Considerando essa informação, trata-se do principal desafio pedagógico ao integrar o uso de computadores em atividades de aprendizagem colaborativa:
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17Q898420 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online que permite o ensino e aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas. São ações normalmente encontradas nos AVAs, EXCETO:
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18Q881367 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Auxiliar de Ensino I, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa que não corresponde a um exemplo de Tecnologia Assistiva.
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19Q894205 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“É um software ampliador de tela, desenvolvido pela mesma empresa do leitor de tela JAWS, sendo considerado por muitos o melhor ampliador de tela disponível no mercado. Possui um sintetizador de voz, o mesmo do leitor de tela JAWS, que lê de forma objetiva o que está na tela; uma espécie de ajuda auditiva para não cansar muito os olhos daqueles com baixa visão ou impedimentos temporários, por exemplo. Seu ponto negativo é que ele consome bons recursos do sistema, deixando o computador um pouco mais lento. Além de ampliar a tela em até 16 vezes, permite escolher entre diversas configurações visuais e formas de exibição para conseguir a melhor situação de visualização possível para a condição visual do usuário.” Tais informações dizem respeito ao software denominado:
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20Q907278 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considere o excerto a seguir:

A Tecnologia Assistiva (TA) engloba áreas como a comunicação suplementar e/ou alternativa, as adaptações de acesso ao computador, equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente; adaptação de jogos e brincadeiras, adaptações de postura sentada, mobilidade alternativa, próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho.


PELOSI, M. B. Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte:2003. Anais. p. 183-187.

Considerando-se o exposto, é correto afirmar que os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com os

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