Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

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1Q898419 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo sobre Tecnologias Educacionais e a seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - A Educação Aberta (EA) surgiu como uma proposta no século XX e é essencialmente uma resposta às necessidades das instituições de ensino superior, priorizando a estruturação rígida do currículo e o uso de metodologias tradicionais de ensino.

II - A EAD (Educação a Distância) é caracterizada pela necessidade de um espaço físico comum para a interação entre educadores e alunos, sendo que a tecnologia apenas serve como um apoio secundário nesse processo.

III - A Educação Aberta (EA) combina a tradição de partilha de ideias educacionais com a cultura digital, promovendo a liberdade de usar, alterar e redistribuir recursos educacionais, e está interconectada com os princípios da cibercultura e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
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2Q909825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões. Na convergência entre espaços presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas empregadas para interagir, criar, estabelecer relações e aprender.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias ativas para uma educação inovadora.

I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade para conviver com fluxos diversificados de informações onipresentes, multiplicidade de letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza do conhecimento, que se expande na inter-relação entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam práticas pedagógicas que superam as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante, que apenas responde às questões que lhe foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam para a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores.

Estão corretas as afirmativas
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3Q902926 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As novas tecnologias têm transformado significativamente os processos educacionais, oferecendo novas ferramentas e métodos para a construção do conhecimento. No contexto da Educação Básica, como as tecnologias digitais podem ser utilizadas de forma eficaz para promover um aprendizado significativo e ativo entre os alunos?
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4Q898348 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre Inovações Pedagógicas e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido, visam reforçar o papel do professor como a figura central do processo de ensino-aprendizagem, aumentando a quantidade de conteúdo teórico abordado nas aulas.
II - No modelo de sala de aula invertida, o estudante estuda o conteúdo teórico em aula, junto com o professor, e aplica o conhecimento em atividades práticas fora do ambiente escolar.
III - O ensino híbrido oferece uma abordagem flexível que mescla atividades presenciais e a distância, permitindo que os alunos estudem no próprio ritmo enquanto mantêm a interação e o suporte presencial para um aprendizado mais completo.
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5Q897824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Associe os conceitos de informática listados abaixo com sua correta definição.

Coluna 1 Conceitos
1. Hipertexto 2. Cookies 3. Ransomware

Coluna 2 Definições
( ) Conjunto de informações (texto, sons, imagens) em um formato que permite uma leitura não linear.
( ) Forma de malware que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos por meio de criptografia.
( ) São informações, em arquivo texto, que um site armazena no nosso computador.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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6Q897816 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro pilares do pensamento computacional.
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7Q897820 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta de computação desplugada.
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8Q909834 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre a integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A integração das artes com tecnologias digitais permite explorar novas formas de expressão criativa, como arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
(    ) Para Vieira (2014), a possibilidade do diálogo entre a arte e a abordagem STEAM permite a reaproximação da arte e da ciência.
(    ) A gamificação na integração das artes com tecnologias digitais é uma abordagem que exclui a interatividade e a participação dos alunos, limitando‑se apenas à transmissão de conteúdo.
(    ) A integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação pode promover uma aprendizagem mais colaborativa e interdisciplinar, incentivando a criatividade e a inovação.

Assinale a sequência correta.
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9Q897818 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscando subsidiar a discussão sobre ensino da computação na educação básica, construiu uma proposta de referenciais curriculares que detalha os conhecimentos considerados importantes para a formação dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica corretamente os três eixos nos quais esses referenciais estão organizados.
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10Q897827 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Trata-se de uma ferramenta para acesso a conhecimento geral, aberto como uma comunidade, composta de artigos ou histórias curtas, fotografias, links relevantes para outros sites, listas de recomendações, vídeos, gravações de áudio ou uma combinação deles e que proporciona a interação por meio de comentários nas postagens.

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à ferramenta descrita.
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11Q883284 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em uma atividade voltada para o desenvolvimento da cidadania digital, o professor propôs que os estudantes solicitassem a um aplicativo de inteligência artificial a definição do conceito de “democracia” e a comparassem com a definição oferecida pelo dicionário da Língua Portuguesa. Ao final, os alunos deveriam produzir um vídeo para compartilhar o que aprenderam com a comunidade escolar.
A respeito dos objetivos dessa atividade, aliada ao uso de tecnologias da informação em sala de aula, é correto afirmar que a prática permite que os alunos
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12Q897823 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Os recursos educacionais digitais (REDs) são conteúdos, ferramentas, plataformas e equipamentos de tecnologia digital com finalidade pedagógica, que potencializam a aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo de REDs.
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13Q907284 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

O desafio da alfabetização ganhou nova dimensão com o mundo digital, em particular com novos textos virtuais, visto que, nenhuma criança deixa de usar o computador por não saber ler e escrever. Observando-se que de fato, a linguagem usada na escola hoje vai tornando-se apenas uma parte das linguagens de que necessitamos para organizar, construir e reconstruir as oportunidades sociais, analise as assertivas abaixo, selecionando a correta.

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14Q890375 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A comunicação alternativa, ramo da tecnologia assistiva, é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. NÃO é considerado um instrumento de comunicação alternativa:
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15Q890379 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sobre a tecnologia assistiva, a um estudante com mobilidade reduzida, que possui dificuldades de utilizar o mouse do computador, deve-se oferecer:
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16Q881367 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Auxiliar de Ensino I, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Assinale a alternativa que não corresponde a um exemplo de Tecnologia Assistiva.
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17Q898420 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma online que permite o ensino e aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas. São ações normalmente encontradas nos AVAs, EXCETO:
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18Q907278 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

Considere o excerto a seguir:

A Tecnologia Assistiva (TA) engloba áreas como a comunicação suplementar e/ou alternativa, as adaptações de acesso ao computador, equipamentos de auxílio para visão e audição; controle do meio ambiente; adaptação de jogos e brincadeiras, adaptações de postura sentada, mobilidade alternativa, próteses e a integração dessa tecnologia nos diferentes ambientes como a casa, escola e local de trabalho.


PELOSI, M. B. Seminário internacional sociedade inclusiva. PUC Minas. Belo Horizonte:2003. Anais. p. 183-187.

Considerando-se o exposto, é correto afirmar que os recursos de tecnologia assistiva são organizados ou classificados de acordo com os

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19Q898824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Um professor está desenvolvendo um projeto que visa integrar a tecnologia nas aulas de Educação Física, utilizando recursos digitais para enriquecer o ensino. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o uso da tecnologia na Educação Física escolar?
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20Q902656 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem.”

(CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.)


Fazem parte das dificuldades dos profissionais de educação frente às novas tecnologias:
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