Questões de Concursos Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas

Resolva questões de Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q984331 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Cuidador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar no processo educativo, como auxílios ópticos, lentes, lupas, telelupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras braile, entre outros. A afirmativa citada é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1009181 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Classe A, DPERO, FGV, 2025

A aplicação das ferramentas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado um debate em todo o planeta. Alguns estudos e experiências já apontam algumas das vantagens de lançar mão de suas possibilidades.
Assinale a opção que não corresponde a uma dessas vantagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1010566 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às tecnologias de ensino e a seu uso educacional, julgue o seguinte item.

A Internet é uma fonte confiável de informações para a educação, pois oferece acesso rápido a conteúdos diversificados e atualizados com total credibilidade das informações.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q1010567 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

O uso de mídias digitais pode enriquecer o ensino, proporcionando acesso a tutoriais interativos, simulações e jogos educativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1010568 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Tecnólogo em Produção Audiovisual, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação às mídias digitais e aos materiais impressos, úteis à educação em informática, julgue o seguinte item.

Recursos de áudio na web não são úteis para a educação pois oferecem elementos visuais que dificultam o entendimento dos conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q953260 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A proteção contra vírus e malwares envolve práticas e ferramentas que garantem a integridade e a segurança de sistemas de informação. Em um ambiente corporativo, um técnico de TI identificou falhas recorrentes em dispositivos conectados à rede. Durante a análise, ele observou que usuários compartilhavam dispositivos USB sem verificação, acessavam sites não confiáveis, e ignoravam mensagens do sistema sobre atualizações pendentes.
Baseado nisso, analise as assertivas abaixo sobre seguintes diretrizes e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. Ativar verificações automáticas e em tempo real de dispositivos de armazenamento externo reduz significativamente o risco de infecções por malwares.
II. Utilizar firewalls em redes corporativas é suficiente para evitar ataques internos e externos, dispensando outras ferramentas de proteção.
III. Assegurar que as políticas de atualização automática estejam habilitadas ajuda a corrigir vulnerabilidades frequentemente exploradas por malwares.
IV. A educação contínua dos usuários sobre boas práticas, como evitar downloads de fontes desconhecidas, é tão importante quanto o uso de ferramentas de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q953261 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Monitor de Informática, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O ensino básico de informática requer a aplicação de metodologias personalizadas que considerem as características cognitivas e comportamentais das diferentes faixas etárias.

Durante um treinamento para professores de informática, foram apresentadas as seguintes práticas pedagógicas apresentadas nas assertivas a seguir. Analise-as e em seguida assinale a alternativa CORRETA.

I. Atividades lúdicas com elementos gráficos e jogos são adequadas para crianças, pois exploram sua capacidade visual e motora, facilitando o aprendizado de conceitos básicos.
II. O uso de exemplos práticos e relacionados ao dia a dia é eficaz para ensinar jovens e adultos, especialmente quando combinado com explicações teóricas mais aprofundadas.
III. A aplicação de metodologias ativas, como estudos de caso e resolução de problemas, é indicada para todas as idades, pois estimula a reflexão e a autonomia.
IV. Para o público idoso, a repetição de exercícios simples e a utilização de linguagem técnica são recomendadas para acelerar a assimilação de conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q979381 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll e Monereo (2010), vivenciamos “um novo estágio de desenvolvimento das sociedades humanas, caracterizado, do ponto de vista das TIC, pela capacidade de seus membros para obter e compartilhar qualquer quantidade de informação de maneira praticamente instantânea, a partir de qualquer lugar e na forma preferida, e com um custo muito baixo”. Essas características – possibilitadas pela interligação de computadores e da internet e agora impulsionadas pelas redes sem fio e internet móvel – correspondem ao que se denomina rigorosamente de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1010370 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às trilhas de aprendizagem organizacional, julgue o item a seguir.

Nas trilhas de aprendizagem, as pessoas aprendem enquanto trabalham, ao mesmo tempo em que trabalham enquanto treinam, o que permite a conexão entre teoria e prática, conhecimento e ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q986344 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Pedagogo Ensino Especial, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Os ambientes de aprendizagem e os recursos instrucionais são elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.

Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Ambientes de aprendizagem são espaços físicos ou virtuais organizados para promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento;

II. Recursos instrucionais, como livros, vídeos e softwares educativos, devem ser utilizados de forma isolada, sem integração com as estratégias de ensino;

III. A tecnologia digital, quando bem utilizada, pode transformar os ambientes de aprendizagem, tornando-os mais dinâmicos e interativos;

IV. Recursos instrucionais devem ser selecionados com base nos objetivos de aprendizagem, nas características dos alunos e no contexto educacional;

V. A organização do ambiente de aprendizagem deve considerar os aspectos físicos, como iluminação e mobiliário, desconsiderando fatores emocionais e sociais.

Assinale a alternativa correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q985083 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A cultura digital é uma das competências gerais que devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Para isso, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) têm sido incorporadas ao currículo dos Anos Iniciais de forma mais frequente. Considerando-se o uso das tecnologias digitais aplicadas à educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os estudantes precisam aprender que uma postagem pode transmitir emoções e mensagens não intencionais e está mais propensa à interpretação incorreta, pois não existe o contexto de uma conversa presencial.

( ) O letramento digital supõe que os estudantes devem ser ensinados a reconhecer e a compreender as tendenciosidades potenciais e as implicações morais apresentadas pela tecnologia.

( ) A aprendizagem é transmitida pela atividade digital. Em seu âmago, a cultura digital substitui o ensino dialógico com excelência.

( ) O letramento digital supõe que o domínio técnico das ferramentas computacionais é suficiente para interagir com as informações encontradas na internet.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q902656 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem.”

(CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000.)


Fazem parte das dificuldades dos profissionais de educação frente às novas tecnologias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q988673 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q909825 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Educação Física, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na segunda década do século XXI, gerou e continua gerando mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço híbrido de conexões. Na convergência entre espaços presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas empregadas para interagir, criar, estabelecer relações e aprender.

Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias ativas para uma educação inovadora.

I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade para conviver com fluxos diversificados de informações onipresentes, multiplicidade de letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza do conhecimento, que se expande na inter-relação entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam práticas pedagógicas que superam as abordagens educacionais centradas na fala do professor, na leitura do livro e na passividade do estudante, que apenas responde às questões que lhe foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora apontam para a possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações anteriores.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q890375 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A comunicação alternativa, ramo da tecnologia assistiva, é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. NÃO é considerado um instrumento de comunicação alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q898824 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Um professor está desenvolvendo um projeto que visa integrar a tecnologia nas aulas de Educação Física, utilizando recursos digitais para enriquecer o ensino. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o uso da tecnologia na Educação Física escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q988681 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação contribui para superarmos a exclusão digital que se transforma em exclusão social pela importância que a tecnologia exerce hoje em nossa vida.

Sobre o percurso formativo e o desafio de trabalhar a cultura digital na educação escolar analise as alternativas e assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q909066 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A cidadania digital é um tema importante a ser trabalhado nas escolas, pois visa formar cidadãos conscientes e responsáveis no uso das tecnologias. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da cidadania digital nas escolas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q909834 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Artes, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre a integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A integração das artes com tecnologias digitais permite explorar novas formas de expressão criativa, como arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
(    ) Para Vieira (2014), a possibilidade do diálogo entre a arte e a abordagem STEAM permite a reaproximação da arte e da ciência.
(    ) A gamificação na integração das artes com tecnologias digitais é uma abordagem que exclui a interatividade e a participação dos alunos, limitando‑se apenas à transmissão de conteúdo.
(    ) A integração das artes com tecnologias digitais, ludicidade e gamificação pode promover uma aprendizagem mais colaborativa e interdisciplinar, incentivando a criatividade e a inovação.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q890379 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Sobre a tecnologia assistiva, a um estudante com mobilidade reduzida, que possui dificuldades de utilizar o mouse do computador, deve-se oferecer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.