Questões de Concursos Tecnologias Na Comunicação e Atualidades

Resolva questões de Tecnologias Na Comunicação e Atualidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1045000 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

De acordo com ABNT NBR 17225, que trata da acessibilidade em conteúdo e aplicações web, “imagens facilitam a compreensão e tornam o conteúdo mais amigável ao transmitir informações de forma visual”.

Mas, para garantir a integral acessibilidade comunicacional, as imagens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1060887 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Bloco Temático 2 Cultura e Educação, CNU, FGV, 2025

Em relação aos desafios presentes na relação entre Inteligência Artificial Generativa (IAG) e comunicação ética, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de dados gerados por inteligência artificial deve cumprir as regulamentações vigentes, embora enfrente desafios impostos pelo rápido avanço tecnológico, que frequentemente supera a velocidade da elaboração legislativa.
II. O uso de dados gerados por inteligência artificial deve respeitar a privacidade e a proteção de dados, embora enfrente desafios para assegurar a defesa contra usos indevidos.
III. O uso de dados gerados por inteligência artificial deve se pautar na autonomia exercida pela própria IA em relação à supervisão humana, embora enfrente desafios para promover uma comunicação clara e eficiente.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1045020 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

A respeito das redes sociais digitais, relacione cada tipo de rede social, de acordo com sua função primária, ao exemplo correspondente listado a seguir.
Tipos de redes sociais:

1. Redes sociais de comunicação: voltadas para agilizar e facilitar a troca de mensagens em tempo real.
2. Redes sociais de recomendações: plataformas de compartilhamento de indicações e descobertas de conteúdos, sobretudo visuais.
3. Redes sociais de microblogging: com serviços de posts curtos são, muitas vezes, similares a um diário pessoal.
4. Redes sociais profissionais: dedicadas à oferta, à busca de oportunidades de trabalho e ao compartilhamento de conhecimento.
5. Redes sociais baseadas em mídia: voltadas para streaming multimídia e interação entre usuários e criadores de conteúdo.
6. Redes sociais de comunidades: tem como foco a criação de comunidades e a participação coletiva.

Exemplos:
( ) LinkedIn
( ) Youtube
( ) Reddit
( ) X (antigo Twitter)
( ) Pinterest
( ) Whatsapp

A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1045025 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Para que os conteúdos veiculados na Internet sejam mais acessíveis, deve-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1007918 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Observe as manchetes abaixo, encontradas no ambiente on-line.

• “Dez coisas que a maioria dos médicos não conta sobre dieta”

• “O segredo para ganhar na loteria!”

• “Ele fez R$ 10 mil reais em uma semana! Saiba também como conseguir!”

• “Pare tudo o que você está fazendo! Notícia urgente no time X de futebol!”

O recurso de utilizar títulos chamativos para gerar mais audiência no conteúdo, que costuma ser sensacionalista e enganoso, é chamado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1029691 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Agente de Serviços Administrativos, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Maria deseja usar as redes sociais para buscar uma nova colocação no mercado.
Uma rede social, voltada para profissionais, que pode ajudar Maria a encontrar empregos, conectar e fortalecer as relações profissionais, aprender novas competências e a exibir histórico profissional, experiências e formação acadêmica é a (o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1017999 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente a agendasetting, gatekeeping, newsmakinge espiral do silêncio.

Segundo a teoria do newsmaking, o jornalista possui autonomia na construção da notícia, sendo a decisão editorial resultante da sua experiência, preferência pessoal e interesse ideológico, ainda que existam algumas limitações técnicas e organizacionais no ambiente da redação.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q1018013 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referente a fake news e jornalismo.

Segundo estudiosos da área jornalística, o termo fake news, traduzido como notícias falsas, deve ser evitado, porque a palavra notícia pressupõe uma informação verificável de interesse público; logo, conteúdos que não atendem a esses padrões não devem ser considerados notícias.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q1060225 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Jornalismo, TCE PA, FGV, 2024

Com a popularização de sistemas de inteligência artificial, o dicionário Cambridge elegeu como palavra do ano de 2023
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1037260 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Inteligência da Informação, DATAPREV, FGV, 2024

Support Vector Machines (SVMs) é um método de aprendizado de máquina que pode ser aplicado em áreas como reconhecimento de padrões, bioinformática e detecção de fraudes, devido à sua capacidade de lidar com dados complexos.
Nesse contexto, identificamos que o método SVM
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1036417 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

A Busca do CrowdTangle é uma ferramenta que costuma ser usada por jornalistas para pesquisa em redes sociais. Contudo, seus resultados não incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1007339 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q845316 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q842954 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1055209 | Comunicação Social, Tecnologias Na Comunicação e Atualidades, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

A era da desinformação

Não podemos negar que a internet tornou-se um dos principais meios para a disseminação de informações. Em 2018, a rede cruzou a marca de 4 bilhões de usuários. Mais da metade da população mundial está conectada a ela. Este ano, o consumo diário de mídia online passará o de TV. A tendência é que a diferença se acentue nos próximos anos.
Graças às redes sociais e as plataformas de comunicação instantânea, a distância entre as pessoas diminui drasticamente. Já a velocidade de disseminação de informação aumentou de maneira brutal. Quando uma informação – um meme, ou uma notícia – cai na malha, ela é rapidamente replicada e enviada a outros pontos da rede. Quantas vezes não recebemos a mesma mensagem em diferentes grupos de Whastsapp ou vemos aquela notícia repetidas vezes no Twitter e no Facebook?
Mas não é só a escala e a velocidade da internet que são fatos novos. Ao contrário de seus predecessores – TV e rádio –, a internet está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode usá-la para disseminar suas ideias a milhões. Por outro lado, foi possível dar voz a milhares de pessoas que não eram representadas e que agora têm como lutar por seus direitos. Do outro, colocamos um canhão nas mãos dos que usam a desinformação como ferramenta.
Em 2016, na campanha para a eleição presidencial dos EUA, vimos o surgimento do termo “fake news”. Notícias bem elaboradas, com cara de autênticas, mas que não eram verídicas e foram desenhadas para propagar determinada linha de pensamento. Elas sempre existiram, mas nunca alavancadas com uma plataforma como a internet. Com elas, o arsenal de guerra na era da informação ganhou uma arma de alto calibre.
Agora, com a popularização da inteligência artificial, as “fake news” estão passando por um processo bem perigoso. Uma das maneiras de combater as notícias falsas era a de trazer ao público evidências claras da manipulação, como imagens, vídeos e áudios que pudessem tirar qualquer dúvida. Porém, ferramentas de síntese computacional estão dando origem ao que chamamos de “deep fakes”, deixando as “fake news” ainda mais robustas. Como os “deep fakes”, é possível, a partir de imagens e vídeos reais, gerar novas imagens e vídeos que colocam as pessoas do material original fazendo coisas que não acorreram – a troca do rosto de uma pessoa por outra, a criação de uma fala completamente fictícia e até a de rostos realistas, mas de pessoas que não existem.
Esse tipo de manipulação já acontecia. As técnicas, porém, custavam caro, levavam tempo para serem produzidas e a qualidade final não era tão boa. Agora, tudo é feito de maneira cada vez mais automática. Todos sabem que já passou da hora de não acreditar em tudo que se lê e recebe pela internet. Agora é bom deixar de lado o “só acredito vendo”.
(Por Manuel Lemos – O Estado de São Paulo. Disponível em: https://link.estadao.com.br/noticias/geral,a-era-dadesinformacao,70002915133. Acesso em: 10/06/2019.)

De acordo com o texto, a internet pode se tornar uma arma de guerra poderosa, porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q967265 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Novas tecnologias, hoje existentes, confluem e se integram, instaurando um “admirável mundo novo” feito de simulações e virtualidades. O que se tem por virtual apresenta as seguintes características:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q967266 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Tal como hoje o conhecemos, o conceito de globalização se acha inextricavelmente associado ao de meios de comunicação. Isto ocorre, por exemplo, em virtude do que se denomina multimídia.

Dentre as opções abaixo, assinale a correta definição deste último termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.