Início

Questões de Concursos Temas Contemporâneos

Resolva questões de Temas Contemporâneos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q57235 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

No que se refere à relação entre escola e família, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57230 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Segundo Costa & Silva, perante a lei, as drogas são divididas em dois grandes grupos: drogas lícitas e drogas ilícitas. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos e características atribuídos ao tema pelos autores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q57228 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57229 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Segundo Kupfer, em sua obra "Violência da educação ou educação violenta?", o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q57231 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Para SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying”.

Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora:

I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo.
II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los.
III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação.
IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q57233 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Leia o texto abaixo:

“(...) também conhecida por timidez patológica, sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções e de estar sendo julgado e avaliado negativamente. Assim, com o decorrer do tempo, tal indivíduo passa a evitar qualquer evento social, ou procura esquivar-se deles, o que traz sérios prejuízos em sua vida acadêmica, profissional e afetiva” (SILVA, 2010. p.27).

Neste fragmento de texto, Ana Beatriz Barbosa Silva indica uma das consequências psíquicas e comportamentais da vítima de bullying. Assinale a alternativa CORRETA que identifica a consequência acima descrita pela autora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57237 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Marque a alternativa que não pode ser considerada uma estratégia de prevenção ao uso de drogas na escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57232 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Segundo SILVA (2010, p.162), as escolas no enfrentamento do bullying, precisam desenvolver ações efetivas, tais como:

I – Informar a família da vítima, após atendimento coletivo, para que a mesma busque meios legais de registro do fato ocorrido e sanções previstas na legislação.
II – Reconhecer a existência do bullying (em suas diversas formas) e tomar consciência dos prejuízos que ele pode trazer para o desenvolvimento sócioeducacional e para a estruturação da personalidade de seus estudantes.
III – Capacitar seus profissionais para a identificação, o diagnóstico, a intervenção e o encaminhamento adequado de todos os casos ocorridos em suas dependências.
IV – Realizar a coleta de informações sobre o caso identificado, por meio de atendimentos coletivos dos alunos envolvidos no bullying.
V – Conduzir o tema a uma discussão ampla, que mobilize toda a sua comunidade (e seu entorno) para que estratégias preventivas e imediatas sejam traçadas e executadas com claro propósito de enfrentar a situação.

Assinale a alternativa CORRETA, segundo a autora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57234 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

A violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social.

É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação.

Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q57137 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

A homoparentalidade destitui um dos princípios fundamentais da constituição de grupo familiar.
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q57236 | Pedagogia, Temas Contemporâneos

Considere as afirmativas sobre os princípios de prevenção no ambiente escolar do uso de drogas ilícitas e marque a alternativa correta:

I. O planejamento deve envolver a integração de representantes dos diferentes segmentos da escola: diretores, coordenadores, professores, funcionários, estudantes, família e comunidade.
II. As intervenções devem ser projetadas para reduzir fatores de risco de abuso de drogas e aumentar fatores de proteção à saúde.
III. O conteúdo deve abranger as diferentes formas de abuso de drogas e dar prioridade às mais consumidas na comunidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q57141 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

A respeito da disciplina escolar, julgue o item a seguir.
 
O monitor de gestão educacional deve ser inflexível no cumprimento das regras estabelecidas pela escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q57135 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — e suas alterações, julgue o próximo item.

Conforme a LDB, cabe aos estabelecimentos de ensino promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas, e de promoção da cultura de paz nas escolas.
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q57139 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

As novas configurações familiares exigem uma ética relacional que assegure a especificidade de cada contexto.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q57136 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

Em geral, as novas metodologias de abordagem familiar ignoram a diversidade de modelos familiares.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q57143 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

A respeito da disciplina escolar, julgue o item a seguir.

A construção e reconstrução de acordos e regras são estratégias mais efetivas para a disciplina escolar que os castigos e a inflexibilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q57140 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

Os conceitos de conjugalidade, parentalidade e filiação permanecem inalterados nas novas configurações familiares.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57142 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue o próximo item. 

A meta principal do programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas é banir as drogas do seu interior.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q57138 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

O sistema familiar patriarcal abrange todas as relações familiares criadas nas sociedades contemporâneas. 
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q57144 | Pedagogia, Temas Contemporâneos, CESPE CEBRASPE

A respeito da disciplina escolar, julgue o item a seguir.

Todos da instituição escolar devem participar da elaboração do acordo ou código de conduta, o qual deve conter todas as obrigações dos alunos e o que se espera do aluno ideal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.