Questões de Concurso Temas Contemporâneos bullying

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q896656 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Constate-se que as famílias independentemente da classe social a qual pertencem se organizam das mais diversas maneiras.

Além da família nuclear, que é constituída pelo pai, mãe e filhos, proliferam hoje as famílias monoparentais, nas quais apenas a mãe ou o pai está presente. Existem, ainda, as famílias que se reconstituíram por meio de novos casamentos e possuem filhos advindos dessas relações. Há, também, as famílias extensas, comuns na história brasileira, nas quais convivem na mesma casa várias gerações e/ou pessoas ligadas por parentescos diversos [...]. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Em relação às crianças, cabe, portanto, às instituições educacionais:

2 Q903687 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

As diferentes manifestações de violência urbana têm importância crescente na sociedade brasileira. Por se caracterizarem como um fato social que abrange a sociedade como um todo, acabam por atingir também o espaço escolar, se expressando no seu cotidiano por meio de preconceitos, intolerâncias e outras expressões. A violência atinge os territórios do entorno da escola e, por extensão, também se estende para dentro da escola em proporções crescentes. Na realidade brasileira, as relações estabelecidas na comunidade escolar no desenvolvimento das atividades pedagógicas estão permeadas, de modo contundente ou sutil, por variadas formas de violência, reproduzindo a vida social extramuro escolar. A violência escolar tem suscitado investigações não apenas em razão da contradição que ela representa em relação à missão educativa da escola, mas também pelas consequências a longo prazo que dela podem decorrer. (Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: julho de 2024.)
Considerando as investigações sobre o bullying, os pesquisadores identificam inúmeros prejuízos às pessoas envolvidas nessas situações, já que não é somente quem sofre as agressões que se vê prejudicado. Só consideradas de consequências nocivas de bullying, EXCETO:

3 Q868178 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A violência é responsável pela maior parte das mortes entre jovens das camadas mais empobrecidas da população. A violência urbana, fortemente associada ao tráfico e ao consumo de drogas, tem reflexos na vida das famílias das diferentes classes sociais, repercutindo sobre:

I. As relações intrafamiliares.
II. O desenvolvimento de seus membros.
III. A relação com o contexto social.

Está CORRETO o que se afirma:

4 Q886508 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

De acordo com o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, qual das seguintes ações é prioritária?

5 Q904965 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No Brasil há décadas são investigadas as ações de violência como um problema social no interior das escolas e por diversas formas entre os indivíduos envolvidos na comunidade escolar. Entre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a:

6 Q903688 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Os transtornos alimentares são condições psicológicas e físicas que afetam a relação da pessoa com a comida e o próprio corpo, especialmente durante a adolescência. Mudanças físicas, sociais e emocionais, pressão estética da mídia, bullying e disfunção familiar contribuem para esses transtornos que causam consequências na saúde física e mental. (...) As desordens alimentares são marcadas por comportamentos alimentares que se distanciam daqueles que são considerados normais para a maioria dos indivíduos. Contudo, a frequência e a intensidade dessa desordem podem fazer com que ela se eleve para um transtorno alimentar. (Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/aumento-de-transtornos-alimentares-entre-os-jovens-pode-ser-considerado-alarmante. Adaptado. Acesso em: julho de 2024.)
Considere um pequeno grupo de jovens adolescentes de uma determinada escola que busca o corpo perfeito. Observa-se que eles criaram uma obsessão por alimentos saudáveis, evitando o máximo de produtos industrializados. Entretanto, tal seleção se tornou exagerada, afetando suas relações e causando conflitos no momento das refeições, conforme relataram seus pais e responsáveis. Entre os principais sintomas, pode-se verificar a exclusão de vários produtos para manter uma dieta restrita, sensação de culpa após a ingestão dos itens “proibidos”, anemia, isolamento social e perda de peso. Sobre a situação hipotética relatada, trata-se do seguinte transtorno alimentar:

7 Q891990 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

São constantes os relatos de educadores sobre os comportamentos considerados como violência, agressões e indisciplina, e que apontam para a necessidade de se buscar estratégias capazes de melhorar a qualidade das relações interpessoais nas escolas. Conforme dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (2019), metade dos diretores assinalou já ter presenciado agressão física ou verbal de alunos a professores ou funcionários da escola; 68,4% dos professores relataram já ter havido agressão verbal ou física entre alunos; e a indisciplina dos alunos é vista por 68% dos gestores como um dos fatores que mais dificulta o funcionamento das escolas.
Com base no debate sobre tendências pedagógicas contemporâneas, assinale a afirmativa correta.

8 Q869437 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Américo de Campos SP, IPEFAE, 2024

Sobre o Bullying escolar, analisar a sentença abaixo:

(1ª parte) Podemos afirmar que o bullying é o desejo inconsciente de maltratar ou agredir verbalmente outra pessoa e colocá-la sob tensão. (2ª parte) Em casos de bullying, é comum que o foco esteja na vítima e no impacto que as agressões estão causando em sua vida. Porém, é importante lembrar que o agressor/praticante também precisa de ajuda e atenção.

A sentença está:

9 Q886518 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Auxiliar de Sala de Aula, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a administração de conflitos na escola, é correto afirmar que:

10 Q888177 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Determinada Escola, considerando os avanços da inteligência artificial, realizou com os estudantes adolescentes uma atividade sobre os riscos associados à divulgação de dados e imagens na internet. Durante a atividade, a estudante Ana Laura contou que uma amiga teve o rosto utilizado em imagens e vídeos de uma mulher nua. A respeito desse caso hipotético, é correto afirmar que Ana Laura descreveu uma situação que se refere ao
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.