Questões de Concursos Temas Contemporâneos bullying

Resolva questões de Temas Contemporâneos bullying comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q956952 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Cuidador, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

É correto afirmar que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q984362 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Monitor de Pátio, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Leia a notícia abaixo:

Estudante sofre bullying e é agredido por três jovens dentro de escola pública, diz polícia. As agressões aconteceram nesta segunda-feira (6), em uma escola de Itacajá. Caso será investigado pela Polícia Civil. 07/05/2024 16h30
Um estudante foi agredido por três jovens em uma escola estadual de Itacajá, região norte do Tocantins. A confusão teria iniciado após a vítima sofrer bullying de outros alunos. No vídeo, publicado nas redes sociais, é possível ver que a vítima leva vários socos nas costas e cabeça. O caso será investigado pela Polícia Civil.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2024/05/07/estudante-sofrebullying-e-e-agredido-por-tres-jovens-dentro-de-escola-publica-dizpolicia-video.ghtml

Em casos como esse, a Lei Nº 13.185 de 6 de novembro de 2015, que institui o programa de combate à intimidação sistemática (bullying) regulamenta que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q917549 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Visitador do PIM, Prefeitura de Carazinho RS, OBJETIVA, 2025

Podem ser sinais que auxiliam a identificar se uma criança ou adolescente sofre ou sofreu abuso e/ou exploração sexual:
I. Apresenta marcas de agressão ou machucados.
II. É agressiva, irritada ou machuca o próprio corpo.
III. Faz desenhos agressivos, que mostram situações de medo ou cenas envolvendo questıes sexuais.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q986162 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Pedagogo Técnico, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre as obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, analise as afirmativas abaixo e marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO.

( ) Na Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire defende que a educação deve ser um instrumento de libertação, permitindo que os oprimidos reconheçam sua condição e lutem por transformação social;
( ) A Pedagogia da Autonomia enfatiza a importância da autonomia do educador, desconsidera a necessidade de uma construção em comunhão e por meio do diálogo entre o educador e o educando;
( ) Em ambas as obras, Freire critica uma educação bancária, que trata o aluno como um depósito de informações, e propõe uma educação problematizadora, dialógica e prática educativo-progressiva em favor da autonomia;
( ) A Pedagogia da Autonomia destaca que o ensino deve ser uma prática ética, respeitosa e comprometida com a formação crítica dos alunos;
( ) Na Pedagogia do Oprimido, Freire defende que a educação deve ser neutra e distante das questões políticas e sociais.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q954675 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Monitor Escolar, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Os programas de prevenção da violência exigem das instituições de ensino esforços colaborativos em toda a comunidade. Nesse sentido, sobre a violência escolar, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q980552 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Com base na obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire (1996), assinale as assertivas corretas acerca dos princípios que devem nortear a prática docente:

I - O educador deve ensinar com base na neutralidade científica, evitando envolver-se com os aspectos políticos ou éticos da educação, para garantir a objetividade do processo formativo.
II - Ensinar exige respeito à autonomia e à dignidade do educando, reconhecendo-o como sujeito ativo no processo de aprendizagem.
III - A prática educativa deve ser baseada no diálogo entre educador e educando, superando a visão bancária da educação, em que o aluno é mero receptor de conhecimento.
IV - A formação docente requer compromisso com a transformação social, entendendo o ensino como um ato político e ético.
V - A autoridade do professor se impõe de forma hierárquica e inquestionável, cabendo ao aluno apenas aceitar as orientações com obediência e disciplina.

Qual alternativa compreende apenas as assertivas corretas de acordo com os princípios apresentados por Paulo Freire?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q955812 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O bullying é um fenômeno que ocorre nas relações entre pares, em especial, estudantes. Sobre o bullying, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1009349 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Bullying é um conjunto de violências que se repetem por algum período. Geralmente, são agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima.
Para discutir sobre bullying, o professor de teatro propôs uma dramatização entre os estudantes sobre o livro “Todos zoam todos” (DIPACHO – Tradução de Márcia Leite- 2016) que apresenta uma galeria ilustrada de animais com as mais variadas características físicas e psicológicas, ressaltando como cada indivíduo tem seu jeito particular de ser e de parecer, de pensar e de se comportar, ainda que às vezes acabe sendo alvo de gozação por seus iguais por conta de alguma característica específica.

A professora de educação musical, para dar continuidade ao tema e apoiar o cenário da dramatização, propôs aos estudantes a seguinte atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q955082 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Educador Social, Prefeitura de União do Oeste SC, Instituto Fênix, 2025

Quando a intimidação ocorre por meio de mensagens ofensivas, exposição de imagens sem consentimento ou ataques em redes sociais, caracteriza-se o __________, uma modalidade de bullying praticada no ambiente digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q955111 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

No sentido de prevenir a violência em espaços educacionais em geral, podemos definir como INCORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q904965 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No Brasil há décadas são investigadas as ações de violência como um problema social no interior das escolas e por diversas formas entre os indivíduos envolvidos na comunidade escolar. Entre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q903687 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As diferentes manifestações de violência urbana têm importância crescente na sociedade brasileira. Por se caracterizarem como um fato social que abrange a sociedade como um todo, acabam por atingir também o espaço escolar, se expressando no seu cotidiano por meio de preconceitos, intolerâncias e outras expressões. A violência atinge os territórios do entorno da escola e, por extensão, também se estende para dentro da escola em proporções crescentes. Na realidade brasileira, as relações estabelecidas na comunidade escolar no desenvolvimento das atividades pedagógicas estão permeadas, de modo contundente ou sutil, por variadas formas de violência, reproduzindo a vida social extramuro escolar. A violência escolar tem suscitado investigações não apenas em razão da contradição que ela representa em relação à missão educativa da escola, mas também pelas consequências a longo prazo que dela podem decorrer. (Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: julho de 2024.)
Considerando as investigações sobre o bullying, os pesquisadores identificam inúmeros prejuízos às pessoas envolvidas nessas situações, já que não é somente quem sofre as agressões que se vê prejudicado. Só consideradas de consequências nocivas de bullying, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q903688 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Os transtornos alimentares são condições psicológicas e físicas que afetam a relação da pessoa com a comida e o próprio corpo, especialmente durante a adolescência. Mudanças físicas, sociais e emocionais, pressão estética da mídia, bullying e disfunção familiar contribuem para esses transtornos que causam consequências na saúde física e mental. (...) As desordens alimentares são marcadas por comportamentos alimentares que se distanciam daqueles que são considerados normais para a maioria dos indivíduos. Contudo, a frequência e a intensidade dessa desordem podem fazer com que ela se eleve para um transtorno alimentar. (Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/aumento-de-transtornos-alimentares-entre-os-jovens-pode-ser-considerado-alarmante. Adaptado. Acesso em: julho de 2024.)
Considere um pequeno grupo de jovens adolescentes de uma determinada escola que busca o corpo perfeito. Observa-se que eles criaram uma obsessão por alimentos saudáveis, evitando o máximo de produtos industrializados. Entretanto, tal seleção se tornou exagerada, afetando suas relações e causando conflitos no momento das refeições, conforme relataram seus pais e responsáveis. Entre os principais sintomas, pode-se verificar a exclusão de vários produtos para manter uma dieta restrita, sensação de culpa após a ingestão dos itens “proibidos”, anemia, isolamento social e perda de peso. Sobre a situação hipotética relatada, trata-se do seguinte transtorno alimentar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q901388 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

A escola é local onde há interações sociais, seja no pátio, na sala de professores ou secretaria, infelizmente, pode haver a denominada “fofoca”. Quando as fofocas tomam maiores contornos, pode se tornar difamação, e virar caso de justiça. Neste contexto, a fofoca se configura um tipo de violência, definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q988447 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A intimidação sistemática “bullying” pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:
1. insultar 2. assediar 3. roubar 4. apelidar pejorativamente


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q869437 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Américo de Campos SP, IPEFAE, 2024

Sobre o Bullying escolar, analisar a sentença abaixo:

(1ª parte) Podemos afirmar que o bullying é o desejo inconsciente de maltratar ou agredir verbalmente outra pessoa e colocá-la sob tensão. (2ª parte) Em casos de bullying, é comum que o foco esteja na vítima e no impacto que as agressões estão causando em sua vida. Porém, é importante lembrar que o agressor/praticante também precisa de ajuda e atenção.

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q909117 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Secretário Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

A adolescência é uma fase de transição marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais. Nesse contexto, os transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, representam um desafio significativo para muitos adolescentes, sendo crucial que os educadores estejam atentos a sinais de transtornos alimentares entre seus alunos, promovendo a conscientização sobre a importância de uma imagem corporal saudável e oferecendo apoio para aqueles que precisam. A abordagem sensível a essa questão é fundamental para garantir o bem-estar dos adolescentes e a promoção de uma relação positiva com a alimentação e o corpo; analise as afirmativas a seguir.

Asserção: os transtornos alimentares na adolescência são, predominantemente, uma busca pela perfeição física.

Razão: transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, prevalentemente têm raízes em problemas psicológicos e sociais mais amplos, além de influências da mídia e da sociedade.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q987968 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Considerando os impactos que a violência social pode causar no ambiente escolar, marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
A violência social pode impactar significativamente o ambiente escolar, afetando o rendimento acadêmico e a saúde mental dos alunos. Para mitigar esses efeitos, as escolas devem implementar ________ que promovam a resolução de conflitos, a empatia e o respeito mútuo, além de oferecer ________ para alunos e famílias em situação de risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q918608 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Monitor, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

As ações consideradas como forma de Cyberbullying são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q868178 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

A violência é responsável pela maior parte das mortes entre jovens das camadas mais empobrecidas da população. A violência urbana, fortemente associada ao tráfico e ao consumo de drogas, tem reflexos na vida das famílias das diferentes classes sociais, repercutindo sobre:

I. As relações intrafamiliares.
II. O desenvolvimento de seus membros.
III. A relação com o contexto social.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.