Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos

Resolva questões de Temas Educacionais Pedagógicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q51605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q51611 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q34087 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC

Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q34088 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC

A escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais.

Para a inversão desse quadro, é preciso

I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
IV. promover ações afirmativas.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q834371 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Jacinto Machado SC Professor de Geografia, PS Concursos, 2021

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. Em relação ao raciocínio geográfico analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso: ( ) Uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas. ( ) Extensão: espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. ( ) O conceito de espaço é separável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados separadamente como um processo. ( ) Conexão: Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q24878 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, CISCOPAR

A elaboração coletiva do projeto político-pedagógico concretiza o princípio de _____________________ da educação nacional. A expressão que completa CORRETAMENTE a frase é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q839231 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Peritiba SC Auxiliar de Educação Básica, OMNI, 2021

Problemas na compreensão do significado da palavra, de frases, de histórias, de diálogos, vocabulário restrito e limitado; frases incompletas e mal estruturadas; dificuldades em associar palavras com imagens. Esses problemas de aprendizagem são características dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q24879 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, CISCOPAR

Sobre os direitos fundamentais da infância, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q835940 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Palhoça SC Pedagogo, IESES, 2021

Vive-se hoje em uma sociedade globalizada, onde as informações são transmitidas rapidamente, quase na mesma velocidade em que são produzidas. Cabe à escola, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q832782 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

De acordo com MANTOAN, sobre a inclusão escolar, analisar os itens abaixo:

I. A inclusão prevê a utilização de práticas de ensino escolar específicas para alguma deficiência e/ou dificuldade de aprender.

II. Não se trata de uma aceitação passiva do desempenho escolar, e sim de agir com realismo e coerência e admitir que as escolas existem para formar as novas gerações, e não apenas alguns de seus futuros membros, os mais capacitados e privilegiados.

III. O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos, pois não se pode diferenciar um aluno pela sua deficiência.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q51608 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q24880 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, CISCOPAR

Família e escola são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento psicológico, de acordo com as expectativas de cada ambiente. Dado esse contexto, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q838423 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Palhoça SC Pedagogo, IESES, 2021

No que se refere à formação continuada dos profissionais da educação, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q833860 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Arenápolis MT Professor Educação Básica, Prefeitura de Arenápolis MT, 2021

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q34085 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q34086 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC

O acesso e a qualidade da educação da escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q835816 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Peritiba SC Auxiliar de Educação Básica, OMNI, 2021

Ao contar objetos as crianças aprendem a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto; descobrem que tampouco devem repetir as palavras numéricas já ditas e que, se mudarem sua ordem, obterão resultados finais diferentes daqueles de seus companheiros; percebem que não importa a ordem que estabelecem para contar os objetos, pois obterão sempre o mesmo resultado. De acordo com o contexto acima a criança tem aquisição ao seguinte conceito matemático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q51600 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

“A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos (...)”. Os requisitos que completam o enunciado são, exceto:

Fonte: Resolução 4 de 2010, Art. 9º. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q51606 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, SED SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q834133 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, IBGP, 2021

Leia o trecho a seguir: “No espaço educativo, assim como é incorreto fazer da escola uma “ilha de segurança”, defendida da sociedade, é ________________ se trabalhar na perspectiva de uma sociedade sem violências, sem conflitos, na qual a escola pudesse um dia _______________ se integrar. Também é bom entender que é preciso captar os nós críticos da produção da violência, sob pena de não conseguirmos romper uma espécie de círculo _____________ em que a escola ficasse enredada.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2016-pdf/33631-05-disciplinas-ft-ie-caderno-16-seguranca-sociedadeescolas-pdf/file. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.