Questões de Concursos Tendências Pedagógicas

Resolva questões de Tendências Pedagógicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q57239 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.

Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q57242 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q57238 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

As transformações do cenário histórico da educação brasileira atingem todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje. Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem. (LIBÂNEO, 1994).

De acordo com o excerto apresentado acima sobre as tendências pedagógicas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna, correspondente com o que cada tendência apresenta sobre os métodos de ensino: 

I - Escola nova.
II - Tecnicista.
III - Libertadora.
IV - Histórico-crítica.

( ) Valorização do aspecto psicológico (tentativa experimental, teste de inteligência). Pesquisa, descoberta, desenvolvimento mental. As técnicas de ensino utilizadas exigem o uso de muitos recursos didáticos.
( ) Técnicas, instruções, programa sequencial. Não se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado. Modeladora do comportamento humano. Discussões, reflexões e debates são desnecessários.
( ) Grupo de discussão, professor animador, temas geradores, problematização, saber popular, método ativo, dialogal e crítico. O conhecimento considerado mais importante é o que resulta das experiências vividas no grupo.
( ) Coerente à significação humana social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q57247 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia _________ a questão central é aprender, e para a pedagogia _________, aprender a aprender, para a pedagogia ___________ o que importa é aprender a fazer”.

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q57245 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q57243 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas. Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q57246 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

“[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2007, p. 419-420).

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani sintetiza sua forma de entender a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q57240 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Leia o fragmento a seguir.

Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q57241 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.
( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q57244 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas

Antunes propõe um novo caminhar para a construção de um sistema educacional no qual o aluno seja o protagonista da história, tendo, assim, autonomia para interferir diretamente no processo do seu desenvolvimento. Com base nessa afirmação, ele apresenta perspectivas que norteiam esse caminhar, quais sejam:

I. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
II. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
III. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q57152 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

12Q57147 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️

13Q57148 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.

No intuito de democratizar a educação, as metodologias  adotadas  devem  ser  pautadas  pelo  tecnicismo  e  pela  pedagogia liberal.  
  1. ✂️
  2. ✂️

14Q57145 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

15Q57153 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

16Q57149 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

Os sentidos e significados da cultura corporal expressos na sociedade compõem os objetivos das aulas de educação física da abordagem desenvolvimentista.
  1. ✂️
  2. ✂️

17Q57151 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  abordagem  crítico‐superadora,  produzida  à  luz  da  pedagogia  histórico‐crítica,  defende  a  necessidade  de  aulas  de  educação  física  que  enfatizem  o  desenvolvimento da aptidão física dos alunos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q57146 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q57154 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q57150 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  partir  de  uma  visão  de  historicidade,  os  conteúdos  curriculares  da  educação  física  pressupõem  uma  compreensão  de  cultura  corporal  inesgotável  e  provisória.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.