Questões de Concursos Teorias da Comunicação

Resolva questões de Teorias da Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q842258 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q235820 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Dentre as teorias da comunicação de massa, destaca-se a escola funcionalista. Conforme os estudos dessa corrente, as articulações internas dos meios de comunicação de massa estabelecem a distinção entre gêneros e meios específicos, o que acentua as funções exercidas por esse sistema. Assim, do conjunto de suas características, é correto afirmar que:

I. O professor de psicologia Harold D. Laswell representa um importante nome da escola, tendo defendido, dentre outras idéias, que a mídia afeta o público com seu conteúdo e que os conteúdos da mídia se inserem a partir dos contextos social, cultural e ideológico.

II. A escola surge na primeira metade do século XX, abordando estudos da publicidade e da propaganda política e questões de jornalismo e opinião pública, na busca por tornar a linguagem política e publicitária mais eficaz

III. O estudo científico do processo comunicativo tende se a concentrar em algumas das seguintes interrogações: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

IV. A conclusão dos estudos dessa teoria aponta que as pessoas não buscam conteúdos que tenham a ver com o que pensam.

V. A idéia central da teoria funcionalista configura-se na construção analítica dos fenômenos que investiga.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q834075 | Relações Públicas, Teorias da Comunicação, MSGás Analista de Processos Comunicação, IESES, 2021

No final da década de 1930 surgiu a expressão "comunicação de massa". Mesmo após o surgimento das novas mídias, as características desse tipo de comunicação não mudaram significativamente. Portanto, suas principais características são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q843528 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q844846 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre as Teorias do Jornalismo, marque a afirmação abaixo que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q845226 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q845639 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q844804 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor. II - A passividade do receptor é uma importante característica desta teoria. III - Analisa a mídia sem levar em conta o “Behaviorismo”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q840004 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Segundo Barbara Freitag (1994), a indústria cultural é a forma como a cultura e a arte se organizam no sistema capitalista e como são avaliadas pela sua lucratividade e aceitação no mercado, não importando seu valor estético, filosófico, literário etc. Nesse cenário, é fundamental a participação dos meios de comunicação nos processos de produção e divulgação da arte e da cultura. Sobre o conceito de Indústria Cultural, cunhado pela Escola de Frankfurt, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q843783 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Dentre as Teorias da Comunicação e do Jornalismo expostas abaixo, apenas uma pressupõe que as notícias assumem um formato em função da lógica industrial e empresarial que as conformam, levando em conta as rotinas empregadas na produção jornalística. Sobre esse assunto, marque a opção que se refere à teoria comentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q844395 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria da persuasão, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É baseada em aspectos psicológicos. II - Baseia-se na ideia de que a mensagem enviada pela mídia é assimilada imediatamente pelo indivíduo. III - Sustenta que o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sociocultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q844843 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Prefeitura de Arapongas PR Agente Administrativo, FAFIPA, 2020

O prefeito do município de Arapongas - PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q840672 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria culturológica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I - Foi desenvolvida primeiramente por Lasswell. II - Sustenta a ideia de que a mídia não produz uma padronização cultural, mas sim, se baseia em uma padronização já existente nas sociedades, que surge a partir de certas características (humanísticas, nacionais, religiosas). III - Foi desenvolvida no final do século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q142546 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Cooley, Mead e Park, entre outros, desenvolveram a tese de que a sociedade não pode ser estudada fora dos processos de interação entre as pessoas, é constituída simbolicamente pela comunicação. A vida social não se mantém por conta de nenhuma dinâmica interna ou requisito sistêmico, mas sim pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar seu contexto vital e responder praticamente aos estímulos de que são destinatários. (As teorias da Comunicação, Rüdiger, Francisco. 1.ed. 2010)

Essa tese foi desenvolvida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q845019 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q658487 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, FADESP, 2020

As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias,
destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q844447 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II - As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III - O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q843331 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É também conhecida como “Teoria da bala Mágica”. II - Faz parte do contexto da “Comunicação de Massa”. III - Seus conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q839977 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q657518 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, FADESP, 2020

Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.