Início

Questões de Concursos Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q57207 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados.

Internet:  (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.

O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2Q57204 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Na concepção de Skinner, a aprendizagem é uma resposta a estímulos internos.
  1. ✂️
  2. ✂️

3Q57201 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

4Q57202 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Nessa concepção teórica, a aprendizagem eficiente está condicionada à robustez do estímulo.
  1. ✂️
  2. ✂️

5Q57203 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

O behaviorismo postula que a aprendizagem é alcançada por meio da repetição.
  1. ✂️
  2. ✂️

6Q57198 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis. 
  1. ✂️
  2. ✂️

7Q57206 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

A instrução programada é um método fundamentado na abordagem skinneriana de aprendizagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

8Q57200 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

9Q57199 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

10Q57205 | Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Os métodos de ensino devem ser pautados por processos de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas. 
  1. ✂️
  2. ✂️

11Q899340 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem são distúrbios diferentes que comprometem a capacidade de aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.

I. Dificuldade de aprendizagem refere-se a uma defasagem da capacidade de aquisição de uma ou mais competências e/ou compreensão aquém do esperado à época de seu desenvolvimento, considerando sua faixa etária, os estímulos recebidos e suas condições cognitivas.
II. Dificuldade de aprendizagem é um termo amplo, envolvendo todos os problemas apresentados no processo de aprender, sejam de origem endógena (condições orgânicas ou psicológicas) ou exógena (relacionadas à escola, ambiente, família).
III. Transtornos possuem um significado mais restrito, envolvendo uma disfunção específica, geralmente neurológica e/ou neuropsicológica.
IV. Os transtornos da aprendizagem decorrem de condições orgânicas ou cognitivas específicas, ainda que possam ser agravadas por condições ambientais (como a falta de diagnóstico e/ou acompanhamento adequado), e afetam o desenvolvimento de habilidades específicas tais como a aquisição da linguagem ou de habilidades matemáticas, mesmo sendo oferecidas as condições adequadas de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q899339 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O desenho traz para as crianças grandes benefícios, ele não só é de fundamental importância para sua capacidade criativa como ajuda no seu desenvolvimento _____________ e ______________, interfere positivamente na sua aprendizagem, no seu processo social, colaborando ainda para que a criança tenha uma boa saúde mental. As lacunas são preenchidas corretamente por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q868185 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

No que se refere ao vínculo da família com a escola e as implicações que ele causa no desenvolvimento da criança, analisar os itens.

I. É fundamental que pais e professores ignorem que a família é a mais importante matriz do desenvolvimento humano.
II. A colaboração dos pais é necessária à solução dos problemas de comportamento infantil.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q911104 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Abordagens pedagógicas referem-se aos diversos métodos, estratégias, princípios e filosofias utilizados na prática educativa para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Essas abordagens orientam a forma como os educadores planejam e conduzem o ensino, moldando a interação entre professores e alunos no ambiente educacional. Muitas vezes os educadores adotam elementos de diferentes abordagens com base nas necessidades específicas de seus alunos e nas metas educacionais. A escolha da abordagem pedagógica pode influenciar significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. O cognitivismo, como abordagem teórica na educação, destaca-se pela ênfase nos processos mentais internos e na importância da aprendizagem significativa, na qual os novos conhecimentos são intrinsecamente conectados aos esquemas cognitivos preexistentes, promovendo, assim, uma compreensão mais profunda e duradoura.
II. A teoria cognitivista, ao contrário do Behaviorismo, considera que o ambiente social e a interação são fatores secundários no processo de construção do conhecimento.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q882251 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual teoria do desenvolvimento humano enfatiza a importância das interações sociais e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q911105 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A contribuição de Sigmund Freud para a educação é significativa, sendo marcada pela introdução de conceitos psicanalíticos que oferecem uma perspectiva única sobre o desenvolvimento humano. Em linhas gerais, Freud trouxe à luz a influência do inconsciente, os estágios do desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, impactando a compreensão do comportamento e da aprendizagem na educação. Essa abordagem oferece insights sobre as necessidades e os desafios específicos enfrentados pelos alunos em diferentes fases, informando estratégias pedagógicas adaptadas ao estágio de desenvolvimento psicossexual. Considerando os estágios do desenvolvimento psicossexual, a relação entre a fase e uma de suas características está corretamente estabelecida na fase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q895752 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A teoria de aprendizagem de Albert Bandura enfatiza o papel da observação e da imitação no processo de aquisição de novos comportamentos, conhecida como teoria da aprendizagem social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q899341 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A palavra “dislexia” vem do grego e significa “dificuldade com as palavras”. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as dificuldades encontradas nesse transtorno.

I. Dificuldade de leitura: leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço; a criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
II. Dificuldade de compreensão: pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
III. Dificuldade de ortografia: sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
IV. Dificuldade de escrita: podendo ser identificados raros erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização adequada de parágrafos; expressão escrita das ideias com clareza.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q882249 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No estudo do desenvolvimento humano temos algumas teorias que se destacam, entre elas, temos uma que através da sua perspectiva construtivista, o autor elaborou uma teoria que dividiu o desenvolvimento em uma série de etapas. Essas etapas são universais e todos os indivíduos passariam por elas em idades semelhantes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresente o nome do autor dessa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q904122 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Dentro do cenário pedagógico várias teorias de aprendizagem e desenvolvimento têm influenciado práticas educacionais. Aponte a alternativa que apresenta conteúdo INCORRETO sobre essas teorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.