Questões de Concursos Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem

Resolva questões de Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q953348 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Ao analisar os objetivos e funções da creche pautados por meio do Referencial curricular nacional para a educação infantil, observa-se a importância do direito das crianças a brincar como forma particular de:

I – expressão
II – pensamento
III – interação
IV – comunicação infantil

Assim, é verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q985393 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Anos Iniciais eou Educação Infantil, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

As funções executivas podem ser divididas em categorias de competências. Sobre a competência do autocontrole, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q984641 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Apraxia.
(2) Afasia.
(3) Assomatognosia.

( ) Lóbulo parietal.
( ) Lóbulo temporal.
( ) Lóbulo frontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q984643 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a aprendizagem, analisar os itens.

I. A aprendizagem acontece quando há o desejo de conhecer.
II. Para que o conhecimento seja aprendido, não deve ser significado pelo ensinante como algo bom que ele tem para dar a alguém que é único, original e significativo para ele. Basta o aprendente querer aprender.
III.O ensinante sente prazer ao ensinar, e o aprendente recebe o conhecimento atravessado pelo desejo de conhecer e pelo prazer do ensinante.
IV.O sujeito constrói um saber a partir da relação entre o conhecimento, quem o oferece e sua história.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1004127 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

As trilhas de aprendizagem são um modelo de desenvolvimento de competências. Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As trilhas de aprendizagem organizam o desenvolvimento de competências de forma linear, no qual o progresso depende da conclusão de etapas pré-determinadas.

( ) As trilhas de aprendizagem priorizam o protagonismo do indivíduo em seu percurso de desenvolvimento pessoal, independentemente das diretrizes da organização.

( ) As trilhas de aprendizagem podem integrar atividades como rotação de funções, desafios gamificados, grupos de prática reflexiva e comunidades de aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q984437 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Em relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem infantil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A teoria __________________________ foi uma teoria fundamental para os estudos em pedagogia e desenvolvimento infantil. Piaget acreditava que a capacidade dos humanos de se distinguirem dos animais se devia à sua capacidade de pensar de maneira simbólica e abstrata. Para ele, o conhecimento não seria definido apenas como um processo de observação, como muitas vezes afirmam as teorias empiristas; também não seria definido como algo completamente alheio ao ser humano, como afirmam outras teorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q984704 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, o desenvolvimento da personalidade humana passa por estágios psicossexuais. O estágio em que pode ocorrer o Complexo de Electra é caracterizado por Freud como estágio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q985476 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre as funções executivas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Pode-se dizer que são as habilidades cognitivas envolvidas no controle e na coordenação das informações a serviço de ações voltadas para metas específicas.

( ) Podem ser definidas como um sistema supervisor importante para o planejamento, a capacidade de raciocínio e a integração de pensamento e ação.

( ) As habilidades das funções fazem com que as crianças tenham dificuldade em lidar com o ambiente em constante mudança, tornando-se prejudicial para crianças em desenvolvimento em ambientes de alto risco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q952210 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Com relação à parceria entre família e escola, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q997284 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

O psicólogo Lawrence Kohlberg propôs uma teoria do desenvolvimento moral sequenciada em três níveis hierárquicos, cada um representando estágios específicos da capacidade de julgamento ético.
Assinale a opção que exemplifica corretamente o nível convencional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q956355 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Tanto as famílias quanto os educadores precisam estar atentos ao processo de desenvolvimento das crianças, observando se não ocorre algum tipo de atraso. Para isso, é importante que conheçam informações básicas das teorias do desenvolvimento infantil. Por exemplo: conforme essas teorias, de um modo geral, as crianças conseguem andar apoiando-se em móveis ou segurando a mão de uma pessoa e falar palavras como “mamãe” e “papai” entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q985080 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as diferentes abordagens e as metodologias de ensino na educação básica, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Comportamentalista.

(2) Cognitivista.

(3) Sociocultural.

( ) A educação se dá de forma processual e em um contexto que deve necessariamente ser levado em consideração. O ser humano se constrói tomando consciência de sua historicidade.

( ) Ênfase em processos cognitivos, nas capacidades de integração de informações e processamento, separada dos problemas sociais contemporâneos, ainda que se perceba preocupação com relações sociais.

( ) É uma abordagem que tem uma clara orientação empirista, baseada na experiência. A escola tem papel de direcionar o comportamento humano às finalidades de caráter social.

( ) A função básica do professor consiste em criar condições ambientais favoráveis para realização de reforços positivos e negativos, possibilitando um aprendizado específico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q911104 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Abordagens pedagógicas referem-se aos diversos métodos, estratégias, princípios e filosofias utilizados na prática educativa para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Essas abordagens orientam a forma como os educadores planejam e conduzem o ensino, moldando a interação entre professores e alunos no ambiente educacional. Muitas vezes os educadores adotam elementos de diferentes abordagens com base nas necessidades específicas de seus alunos e nas metas educacionais. A escolha da abordagem pedagógica pode influenciar significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. O cognitivismo, como abordagem teórica na educação, destaca-se pela ênfase nos processos mentais internos e na importância da aprendizagem significativa, na qual os novos conhecimentos são intrinsecamente conectados aos esquemas cognitivos preexistentes, promovendo, assim, uma compreensão mais profunda e duradoura.
II. A teoria cognitivista, ao contrário do Behaviorismo, considera que o ambiente social e a interação são fatores secundários no processo de construção do conhecimento.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q911105 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A contribuição de Sigmund Freud para a educação é significativa, sendo marcada pela introdução de conceitos psicanalíticos que oferecem uma perspectiva única sobre o desenvolvimento humano. Em linhas gerais, Freud trouxe à luz a influência do inconsciente, os estágios do desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, impactando a compreensão do comportamento e da aprendizagem na educação. Essa abordagem oferece insights sobre as necessidades e os desafios específicos enfrentados pelos alunos em diferentes fases, informando estratégias pedagógicas adaptadas ao estágio de desenvolvimento psicossexual. Considerando os estágios do desenvolvimento psicossexual, a relação entre a fase e uma de suas características está corretamente estabelecida na fase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q889860 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Para Piovesan et al (2018), a transformação e a estabilidade do desenvolvimento humano acontecem mediante vários aspectos da pessoa, tais como o físico, o cognitivo e o psicossocial.

De acordo com o apresentado pelas autoras sobre o desenvolvimento da criança na primeira infância, não se pode afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q895752 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A teoria de aprendizagem de Albert Bandura enfatiza o papel da observação e da imitação no processo de aquisição de novos comportamentos, conhecida como teoria da aprendizagem social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.