Questões de Concursos Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Resolva questões de Teorias do Ensino e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q324681 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista as metodologias ativas de ensino, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q324213 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:

I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.

É correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q322347 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Para Isabel Alarcão, uma escola reflexiva expressa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q327390 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UEC CE, FUNECE, 2017

Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação ? TICS ?, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q323829 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q324335 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem

O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede. Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q328658 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A tendência progressista crítico-social dos conteúdos acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com a realidade. Nessa tendência, a atuação da escola consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q326976 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

A escola inclusiva constitui um modelo educacional que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q326908 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Nos anos 80 e parte dos 90, um intelectual que teve grande influência no debate pedagógico brasileiro foi o italiano Antônio Gramsci (1894-1938). Esta importância se deu por causa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q327034 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Ensinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa assertiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.