Questões de Concursos Teorias do Jornalismo

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1Q143828 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Durante o Século XX, sobretudo com a criação de um novo jornalismo - a chamada pennypress - os jornais são encarados como um negócio que pode render lucros, apontando como objetivo fundamental o aumento das tiragens. Com o objetivo de fornecer informação e não propaganda, os jornais oferecem um novo produto - as notícias, baseadas nos fatos.
(Traquina, Nelson: Teorias do Jornalismo, v. II: A Tribo Jornalística - Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. Florianópolis: Insular, 2005. p. 35)

O surgimento de empresas jornalísticas privadas que auferem lucro mudou, em todo Ocidente, o perfil do jornalista, que deixou de fazer primordialmente propaganda explícita de um determinado grupo ou classe social para se concentrar em fatos e noticiários. De acordo com o trecho acima, para o jornalista esse movimento resultou em

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2Q110229 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

O conceito de objetividade é um dos mais discutidos no jornalismo. Talvez, o mais antigo. Alguns críticos citam até Tucídides, que viveu entre 469 a 396 a.C., como o primeiro a levantar polêmica sobre o assunto. Pode-se afirmar que

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3Q111143 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixo

Morgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher

A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos.
O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04).

Pode-se afirmar que

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4Q1007919 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

“[O] produto informativo parece ser resultado de uma série de negociações, orientadas pragmaticamente, que têm por objeto o que deve ser inserido e de que modo deve ser inserido no jornal, no noticiário ou no telejornal. Essas negociações são realizadas pelos jornalistas em função de fatores com diferentes graus de importância e rigidez, e ocorrem em momentos diversos do processo de produção.” (WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 200). É sabido que faz parte do rol de funções de um jornalista se valer de valores-notícia para, em um caso específico, definir o espelho de programas informativos. Para um telejornal brasileiro, é preciso realizar seleções que vão desde a escolha dos acontecimentos que não serão noticiados até a hierarquização e distribuição dos que serão veiculados na edição. Como parte do processo de elenco dos valores-notícia, considere dois acontecimentos, a saber: “um desastre envolvendo um Boeing 737-800, na cidade de Muan, Coreia do Sul, resulta em 179 vítimas fatais”; “evento comemorativo de 2 anos do telejornal reúne presidente da emissora e funcionários de alto escalão”.

Os assuntos acima listados observam como fatores de noticiabilidade, respectivamente:

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5Q1037217 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Comunicação Social, DATAPREV, FGV, 2024

Sobre o processo de produção noticiosa, SEABRA (2018) nos explica:
“(...) a notícia nasce de uma pauta, passa pelas mãos do repórter e/ou do redator e chega ao editor. A ele cabe decidir se a notícia será aproveitada, ou como será aproveitada. Essa decisão em geral obedece a “critérios técnicos” (não perguntem quais, pois cada veículo tem os seus). Se o editor decidir que tal notícia será aproveitada, ela receberá um tratamento de praxe para ficar no formato do veículo.”
Nesse contexto, o editor desempenha o papel de
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8Q1010300 | Comunicação Social, Teorias do Jornalismo, Técnico em Comunicação Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das teorias do jornalismo e de critérios de noticiabilidade, julgue o item a seguir.

No jornalismo, o gatekeeping é a teoria que estuda a seleção e a razão pela qual algumas mensagens são escolhidas como notícia e outras são rejeitadas.

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9Q1045005 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Em seu livro Teoria do Jornalismo, Felipe Pena (2005) retoma autores clássicos para apresentar os valores-notícia que impactam a produção jornalística cotidiana. Ele apresenta cinco opções de categorias: substantivas, relativas ao produto, à concorrência, ao público e ao meio de informação.

A categoria relativa à concorrência refere-se
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10Q1052707 | Jornalismo, Teorias do Jornalismo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Jornalismo, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A noticiabilidade é um conceito fundamental para o jornalismo, pois se refere aos critérios utilizados pelas redações para selecionar e hierarquizar os acontecimentos que serão transformados em notícia. Entre esses critérios se destacam a relevância social, a atualidade, a proximidade (geográfica ou cultural), o impacto, o ineditismo e o interesse público, entre outros. No entanto, a definição de quais fatos merecem cobertura e destaque não é um processo meramente técnico: envolve valores jornalísticos, pressões de mercado e perspectivas políticas e éticas. Assim, compreender o que torna um evento “noticiável” exige um olhar crítico sobre as rotinas produtivas e as implicações sociais do jornalismo. Considere que a editoria de um grande jornal receba uma denúncia sobre a possível contaminação no sistema de abastecimento de água de uma pequena cidade do interior. A fonte afirma que uma substância química, liberada por uma fábrica local, estaria se infiltrando e em lençóis freáticos, com potencial de causar doenças graves a longo prazo. Ao mesmo tempo, a redação está voltada à cobertura de uma crise política que mobiliza as atenções em nível nacional. Diante desse cenário, os editores debatem se a notícia local sobre contaminação tem “peso” suficiente para disputar espaço com o noticiário político já em curso. Com base nos critérios de noticiabilidade, para decidir se a pauta sobre a suposta contaminação na água deverá ser publicada e como ela poderá ser enquadrada, é necessário:
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