Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

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1Q1009346 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de música está planejando uma aula na qual abordará o seguinte objetivo de aprendizagem com seus estudantes: Reconhecer e valorizar a diversidade cultural por meio da exploração de um repertório musical amplo e variado.

Qual das seguintes atividades propostas pelo professor permite que os estudantes abordem o objetivo?
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2Q1009351 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada.

Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante?
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3Q1009352 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental divergem sobre a escolha das músicas para o evento de formatura, causando discussões acaloradas em sala de aula.
A professora propôs aos estudantes que se organizem em duplas e argumentem sobre os motivos da escolha de determinado ritmo, compositor e letra de música. Entre as apresentações a considerada correta é
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4Q881920 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O Tropicalismo, movimento cultural do final da década de 1960, foi caracterizado pela mistura de elementos da cultura. Acerca desse movimento, assinale a alternativa correta.
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5Q881921 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“Modernizar o passado É uma evolução musical Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas! Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos” (Chico Science & Nação Zumbi, Monólogo ao pé do ouvido.)

O movimento Manguebeat desenvolveu-se na década de 1990 em Recife, capital do estado de Pernambuco, trazendo à tona um novo movimento cultural, genuinamente brasileiro. A respeito desse movimento, assinale a alternativa correta.
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6Q881924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo em 1922, é considerada um marco fundamental na história da arte brasileira. No tocante a esse evento, assinale a alternativa correta.
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7Q881927 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A educação em Arte desempenha um papel fundamental na formação crítica e cidadã dos indivíduos, especialmente quando integrada às abordagens contemporâneas do ensino que valorizam a cultura popular brasileira e suas manifestações. Nesse contexto, a arte se torna um elemento central para o desenvolvimento de um olhar crítico e reflexivo sobre a sociedade e a história do Brasil. Com base nas abordagens contemporâneas do ensino da arte e na importância da cultura popular brasileira na formação cidadã, assinale a alternativa correta.
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8Q901195 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma formação continuada em Queimadas-PB, professores foram desafiados a analisar as tendências pedagógicas tradicionais no ensino de artes. Considere as afirmativas a seguir:

1. As tendências tradicionais no ensino de artes priorizam a reprodução fiel de modelos artísticos clássicos, com ênfase na técnica.

2. O academicismo é uma abordagem que valoriza a excelência técnica e o domínio das formas clássicas.

3. As abordagens tradicionais tendem a desconsiderar a criatividade e a expressividade individual dos alunos, focando mais na precisão técnica.

4. O ensino técnico nas tendências tradicionais está frequentemente dissociado de contextos históricos e culturais.

5. As tendências tradicionais, apesar de sua rigidez, contribuem para o desenvolvimento de uma base técnica sólida nos alunos.


Alternativas:
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9Q901196 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma conferência sobre educação em Queimadas-PB, discutiu-se como as tendências contemporâneas no ensino de artes integram tecnologias e abordagens interdisciplinares. Considere as afirmativas abaixo:

1. As tendências contemporâneas incentivam o uso de tecnologias digitais para ampliar as possibilidades criativas dos alunos.

2. A educação para a diversidade cultural é uma característica central das abordagens contemporâneas, refletindo a multiplicidade de expressões culturais presentes na sociedade.

3. As tecnologias, apesar de suas vantagens, são consideradas secundárias nas tendências contemporâneas, onde a ênfase é colocada na expressão tradicional.

4. O ensino interdisciplinar é promovido, integrando a arte com outras áreas do conhecimento, como ciências, história e literatura.

5. As tendências contemporâneas valorizam tanto a produção artística individual quanto as colaborações em projetos coletivos, refletindo a complexidade do mundo atual.


Alternativas:
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10Q901197 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um curso de formação continuada para professores de artes em Queimadas-PB, foram discutidas as influências das teorias de Piaget, Vygotsky e Gardner no ensino das artes. Avalie as afirmativas a seguir:

1. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças influencia diretamente sua capacidade de compreender e criar obras de arte, passando por diferentes estágios de habilidades artísticas.

2. Vygotsky enfatiza o papel do ambiente social e cultural no desenvolvimento artístico, destacando a importância da mediação do professor e da interação social para a aprendizagem da arte.

3. Gardner propôs a Teoria das Múltiplas Inteligências, na qual as inteligências espacial e musical são especialmente importantes para o ensino das artes, dado o envolvimento direto dessas habilidades na criação artística.

4. Piaget, Vygotsky e Gardner concordam que o desenvolvimento artístico é um processo individual, com pouca influência do ambiente e da educação formal.

5. A aplicação dessas teorias no ensino de artes visa o desenvolvimento técnico dos alunos, parcelando a expressividade e a criatividade.


Alternativas:
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11Q901198 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante uma conferência sobre educação em Queimadas-PB, foi debatido o impacto da legislação e das diretrizes curriculares sobre o ensino de artes. Considere as afirmativas abaixo:

1. A legislação brasileira atual ainda carece de políticas específicas que incentivem a formação continuada de professores de artes.

2. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem que o ensino de artes deve ser interdisciplinar, promovendo a integração com outras áreas do conhecimento.

3. A LDB prevê que a carga horária destinada ao ensino de artes deve ser equivalente à das outras disciplinas, garantindo assim sua valorização no currículo escolar.

4. As diretrizes curriculares nacionais atuais enfatizam a importância do ensino de artes para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nos alunos.

5. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 incluiu o ensino de artes como componente obrigatório no currículo da educação básica.

Alternativas:
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12Q901199 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um workshop sobre os PCNs em Queimadas-PB, os participantes discutiram como as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de artes podem promover a diversidade cultural e o desenvolvimento crítico dos alunos. Avalie as seguintes afirmativas:

1. Os PCNs propõem que o ensino de artes deve valorizar as diversas manifestações culturais presentes no Brasil, promovendo o respeito à diversidade.

2. A interdisciplinaridade no ensino de artes, segundo os PCNs, deve ser evitada para que os alunos se concentrem exclusivamente nas habilidades artísticas.

3. O desenvolvimento crítico dos alunos é estimulado nos PCNs através da análise e reflexão sobre as produções artísticas, considerando seu contexto histórico e social.

4. Os PCNs sugerem que o ensino de artes deve ser desvinculado das outras disciplinas, para garantir uma abordagem mais técnica e especializada.

5. A inclusão de conteúdos relacionados à arte indígena e afro-brasileira é considerada fundamental nos PCNs para promover uma educação inclusiva e crítica.


Alternativas:
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13Q901200 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um fórum educacional em Queimadas-PB, foi abordada a importância de propostas metodológicas que favorecem a inclusão social e o multiculturalismo no ensino de artes. Considere as afirmativas abaixo:

1. As propostas metodológicas inclusivas buscam adaptar o ensino de artes às necessidades de alunos com deficiências, utilizando recursos diversificados para promover a aprendizagem.

2. O multiculturalismo é incentivado nas propostas metodológicas que valorizam a arte de diferentes culturas, contribuindo para uma educação antirracista e plural.

3. A inclusão social no ensino de artes se limita à adaptação de materiais didáticos e considera parcialmente a necessidade de mudanças na abordagem pedagógica.

4. As propostas metodológicas devem priorizar a arte contemporânea, pois ela reflete as realidades culturais e sociais atuais de forma mais direta.

5. O ensino de artes, segundo as propostas metodológicas atuais, deve estar desvinculado das questões sociais e culturais para garantir uma formação técnica sólida.


Alternativas:
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14Q901201 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um seminário sobre a BNCC em Queimadas-PB, discutiu-se como as competências e habilidades específicas para o ensino de artes podem ser desenvolvidas nas escolas. Avalie as afirmativas a seguir:

1. A BNCC propõe que o ensino de artes deve desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar e criticar as diferentes manifestações artísticas e culturais.

2. A criatividade e a expressão pessoal são competências centrais na BNCC, sendo incentivadas através de práticas pedagógicas que valorizam a experimentação e a inovação.

3. A BNCC prioriza a técnica e a reprodução fiel de obras consagradas, em detrimento da expressão criativa e da autonomia do aluno.

4. A educação em artes, segundo a BNCC, deve integrar diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais, para promover uma formação integral.

5. As habilidades desenvolvidas no ensino de artes, conforme a BNCC, incluem a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando a diversidade de ideias e formas de expressão.

Alternativas:
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15Q896092 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

No que se refere às competências específicas de arte para o ensino fundamental, analise os itens abaixo:

I – Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

II- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

III - Analisar e valorizar exclusivamente o patrimônio artístico nacional material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.


Estão corretos:
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16Q896093 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A palavra diversidade nos remete a tudo aquilo que é diferente, diverso, plural. Ela é uma multiplicidade cultural, biológica, étnica e linguística. Sobre algumas categorias referentes à diversidade temos:


I - Etnia: Refere-se à diversidade de grupos étnicos, ou seja, à variedade de culturas, tradições, histórias, e identidades de diferentes grupos raciais ou étnicos.

II - Gênero: Refere-se à diversidade de identidades e expressões de gênero, abrangendo homens, mulheres, pessoas não-binárias, entre outras identidades de gênero.

III - Idade: Refere-se à diversidade etária, reconhecendo a importância da inclusão de pessoas de diferentes idades (crianças, jovens, adultos, idosos).

IV - Orientação Sexual: Refere-se à diversidade de orientações sexuais, incluindo heterossexuais, homossexuais, bissexuais, assexuais, etc. Correto.

V - Pessoas com Deficiência: Refere-se à inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência (física, sensorial, intelectual, etc.), abordando a diversidade funcional.


Estão corretos:
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17Q883340 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Séries Iniciais, SEEDPR, Consulplan, 2024

A arte é conhecimento construído pelo homem através dos tempos, é uma forma de significação da realidade e expressão de subjetividades, de identidades sociais e culturais, as quais foram construídas historicamente. (SEED, 2019, s/p.)
Sobre os objetivos de aprendizagem de artes integradas – Patrimônio Cultural e Artes e Tecnologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Construir um espaço cultural com fotos, reportagens, convites, catálogos, emissão de opinião, curiosidades, entre outros, sobre eventos culturais locais relacionados às artes visuais, dança, música e teatro, na sala de aula, para que ao aluno saiba sobre a vida cultural de seu munícipio, valorize-a e se sinta-se pertencente ao mesmo.
II. Conhecer produtores de arte e suas obras: artes visuais, dança, música e teatro, que representam em seus trabalhos artísticos temáticas lúdicas, que abordam brincadeiras, brinquedos, fatos inusitados, criança, infância etc., para compará-los entre si e com seus contextos.
III. Relacionar obras de arte e objetos artísticos de diferentes períodos (pré-história à contemporaneidade) a linguagens audiovisuais (cinema, televisão, computador, vídeo e outros) e midiáticas.
IV. Saber pesquisar na internet, de forma reflexiva, ética, crítica e criativa, sobre artistas visuais e suas obras, grupos musicais, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.

Está correto o que se afirma em
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18Q906143 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No final da década de 1980, Ana Mae Barbosa adaptou o Projeto Discipline Based Art Education (DBAE) e criou a proposta que denominou de Metodologia Triangular, por envolver três vertentes. Assinale a opção que as indica.
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19Q906144 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.
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20Q906145 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.
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