Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q909838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco.
A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q909842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Leia o excerto a seguir.

“É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130.

Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento.

Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q898848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao explorar o pensamento espacial e os métodos de pesquisa geográfica, os alunos podem entender as diferenças no uso de recursos, disputas geopolíticas e desigualdades socioeconômicas em diferentes contextos. O ensino de Geografia, fundamentado em valores éticos, promove o respeito à diversidade e incentiva a resolução de problemas cotidianos, em conformidade com as competências gerais da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que organiza o conteúdo em níveis crescentes de complexidade.
Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais, que expressam diferentes aspectos do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses conceitos operacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q994870 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no ensino de Geografia. Qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem da ABP para o ensino dessa disciplina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q910405 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma professora de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal possui em uma turma alunos com uma deficiência específica por apresentarem acuidade visual reduzida (baixa visão). Ao trabalhar a unidade temática natureza, ambientes e qualidade de vida, tendo como objeto de conhecimento a biodiversidade brasileira, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentarem conteúdos relacionados em formato livre.
Assinale a alternativa que revela um método de apresentação inclusivo, que permitiu alcançar a todos os discentes da turma e que tenha abarcado o tema conforme o conteúdo programático da BNCC recomendado para o 7º ano do Ensino Fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q898888 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a Metodologia do Ensino de Geografia, qual das seguintes práticas pedagógicas é mais eficaz para promover a compreensão crítica dos alunos sobre as interações sociais e ambientais em diferentes contextos geográficos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q902987 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o desenvolvimento de habilidades e competências que são importantes para o pensamento espacial e o raciocínio geográfico. Assim sendo, em relação ao conteúdo mundo do trabalho, aprender as categorias geográficas é uma importante ferramenta para que o aluno possa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q907863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Os impasses colocados à política de assentamentos no Brasil têm fomentado os debates no âmbito da Educação do Campo, referentes ao uso e apropriação da terra rural. A pertinência de serem abordados os conceitos-chave da Geografia como metodologia de ensino escolar, parte da mediação para a ação, que centraliza essa mobilização através do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”.

DIAS, 2020. [Adaptado].

Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q907865 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

É um instrumento didático fundamental para a leitura geográfica do entorno espacial do estudante, e se trata de uma potencialidade para que a teoria e a prática sejam articuladas na construção e reconstrução do conhecimento. Qual proposta metodológica de ensino pode ser desenvolvida fora do espaço escolar, com possibilidade de uma análise direta do espaço real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q902239 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas a seguir a respeito das práticas de ensino em Geografia a partir de uma perspectiva socioconstrutivista, conforme Cavalcanti (2012):


I. São “fórmulas de como dar uma boa aula” sem levar em consideração o espaço geográfico em que os professores e os alunos estão inseridos.


II. São treinamentos preparatórios que capacitam os estudantes para a realização de concursos vestibulares por meio da memorização de conteúdos.


III. São ações que propiciam atividade mental e física, levando em consideração as vivências dos alunos como uma dimensão do conhecimento.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q907871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] o espaço é tomado no sentido do vivido, ou seja, o lugar tem por natureza o espaço, ele é um recorte que caracteriza a afetividade e a identidade pela experiência de vida. O conceito de lugar possibilita, inicialmente, uma autoanálise, a consciência da própria identidade do aluno e do docente, a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem [...].

ANDRADE, M. S. P.; EVANGELISTA, A. M. Abordagem do conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da pesquisa-ação e do aporte fenomenológico. In: SCABELLO, A. L. et al. (org.). Geografia em debate. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 371-394.


No contexto do enunciado apresentado anteriormente, “a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem” é uma estratégia de ensino utilizada em sala de aula que considera os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q903264 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte excerto de um artigo intitulado “A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver”, de Wildner Theves e Nestor André Kaercher (2020), que aborda exemplos práticos da vivência do espaço geográfico na perspectiva da criança:

“Uma menina indígena haverá de ter uma visão diferente de natureza de um infante urbano. São vivências espaciais distintas. Em julho, no Rio Grande do Sul, nossa circulação pelas ruas é menos convidativa do que no verão. Pense você seus exemplos! Meninas podem andar tão livres na rua como os meninos, sobretudo ao anoitecer? Por meio de exemplos e perguntas direcionadas aos alunos, a ação docente na mediação didática assume papel fundamental”.

Compreende-se que a criança não é uma “folha em branco”, tendo suas dimensões e percepções sobre o espaço geográfico e como este se organiza. Pensando a prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao ensino de Geografia, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q904802 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Trata se de um componente educacional essencial e permanente da educação nacional e é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio ambiente, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. Ao considerar as informações do texto, e que esse componente será desenvolvido em todos os níveis e modalidades do ensino formal, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q907875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Durante o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, é importante considerar a interação de qualidade entre o estudante e o conhecimento geográfico, por meio de adequação das práticas pedagógicas, ancorado no discurso de igualdade de direitos e na perspectiva da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q898926 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A utilização eficaz de diferentes materiais didáticos, como livros didáticos, mapas, globos e imagens de satélite, é fundamental para o ensino de Geografia. Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma abordagem integrada que potencializa a compreensão dos alunos sobre um tema geográfico específico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q898929 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No contexto do ensino de Geografia, desenvolver habilidades de leitura e escrita é essencial para a compreensão crítica de textos e a produção de conhecimento geográfico. Qual das alternativas a seguir apresenta uma técnica eficaz para promover essas habilidades entre os estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q904561 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho desempenharam um papel fundamental na Geografia escolar. Uma das participações foi a elaboração do currículo do Colégio Pedro II. Sobre o papel de Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho na Geografia escolar, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.