Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

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1Q902239 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas a seguir a respeito das práticas de ensino em Geografia a partir de uma perspectiva socioconstrutivista, conforme Cavalcanti (2012):


I. São “fórmulas de como dar uma boa aula” sem levar em consideração o espaço geográfico em que os professores e os alunos estão inseridos.


II. São treinamentos preparatórios que capacitam os estudantes para a realização de concursos vestibulares por meio da memorização de conteúdos.


III. São ações que propiciam atividade mental e física, levando em consideração as vivências dos alunos como uma dimensão do conhecimento.


Quais estão corretas?

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2Q903264 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte excerto de um artigo intitulado “A Geografia nos anos iniciais: olhando longe para ver mais, chegando perto para ver”, de Wildner Theves e Nestor André Kaercher (2020), que aborda exemplos práticos da vivência do espaço geográfico na perspectiva da criança:

“Uma menina indígena haverá de ter uma visão diferente de natureza de um infante urbano. São vivências espaciais distintas. Em julho, no Rio Grande do Sul, nossa circulação pelas ruas é menos convidativa do que no verão. Pense você seus exemplos! Meninas podem andar tão livres na rua como os meninos, sobretudo ao anoitecer? Por meio de exemplos e perguntas direcionadas aos alunos, a ação docente na mediação didática assume papel fundamental”.

Compreende-se que a criança não é uma “folha em branco”, tendo suas dimensões e percepções sobre o espaço geográfico e como este se organiza. Pensando a prática docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao ensino de Geografia, é correto afirmar que
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3Q904802 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Trata se de um componente educacional essencial e permanente da educação nacional e é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio ambiente, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. Ao considerar as informações do texto, e que esse componente será desenvolvido em todos os níveis e modalidades do ensino formal, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de educação.
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4Q898888 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando a Metodologia do Ensino de Geografia, qual das seguintes práticas pedagógicas é mais eficaz para promover a compreensão crítica dos alunos sobre as interações sociais e ambientais em diferentes contextos geográficos?
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5Q907960 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Em relação ao estudo da Geografia no Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular, ao abordar o trabalho com os estudantes nos Anos Iniciais destaca a ênfase nos "lugares de vivência".
Considerando o estudo da Geografia na BNCC para os anos iniciais, avalie as afirmativas a seguir.
I. É importante, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da capacidade de leitura por meio de fotos, desenhos, plantas, maquetes e as mais diversas representações, para oportunizar que os alunos desenvolvem a percepção e o domínio do espaço.
II. O estudo da Geografia no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em articulação com os saberes de outros componentes curriculares e áreas de conhecimento, concorre para o processo de alfabetização e letramento e para o desenvolvimento de diferentes raciocínios.
III. A ênfase nos lugares de vivência, dada no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, oportuniza odesenvolvimento de noções de pertencimento, localização, orientação e organização das experiências e vivências em diferentes locais.
É correto o que se afirma em
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6Q898848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Ao explorar o pensamento espacial e os métodos de pesquisa geográfica, os alunos podem entender as diferenças no uso de recursos, disputas geopolíticas e desigualdades socioeconômicas em diferentes contextos. O ensino de Geografia, fundamentado em valores éticos, promove o respeito à diversidade e incentiva a resolução de problemas cotidianos, em conformidade com as competências gerais da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que organiza o conteúdo em níveis crescentes de complexidade.
Embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais, que expressam diferentes aspectos do espaço geográfico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses conceitos operacionais.
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7Q898926 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A utilização eficaz de diferentes materiais didáticos, como livros didáticos, mapas, globos e imagens de satélite, é fundamental para o ensino de Geografia. Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma abordagem integrada que potencializa a compreensão dos alunos sobre um tema geográfico específico?
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8Q902987 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o desenvolvimento de habilidades e competências que são importantes para o pensamento espacial e o raciocínio geográfico. Assim sendo, em relação ao conteúdo mundo do trabalho, aprender as categorias geográficas é uma importante ferramenta para que o aluno possa
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9Q898930 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As metodologias ativas têm se destacado no ensino de Geografia por promoverem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Uma das abordagens que permite maior interação com o espaço geográfico e uma compreensão mais crítica do território é o uso de trabalhos de campo. Qual é o principal objetivo pedagógico de integrar o trabalho de campo às práticas de ensino de Geografia?
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10Q904561 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho desempenharam um papel fundamental na Geografia escolar. Uma das participações foi a elaboração do currículo do Colégio Pedro II. Sobre o papel de Raja Gabaglia e Delgado de Carvalho na Geografia escolar, assinale a alternativa CORRETA:
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11Q898929 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No contexto do ensino de Geografia, desenvolver habilidades de leitura e escrita é essencial para a compreensão crítica de textos e a produção de conhecimento geográfico. Qual das alternativas a seguir apresenta uma técnica eficaz para promover essas habilidades entre os estudantes?
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12Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é
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13Q909838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco.
A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como
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14Q909842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Leia o excerto a seguir.

“É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130.

Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento.

Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia.
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15Q910405 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma professora de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal possui em uma turma alunos com uma deficiência específica por apresentarem acuidade visual reduzida (baixa visão). Ao trabalhar a unidade temática natureza, ambientes e qualidade de vida, tendo como objeto de conhecimento a biodiversidade brasileira, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentarem conteúdos relacionados em formato livre.
Assinale a alternativa que revela um método de apresentação inclusivo, que permitiu alcançar a todos os discentes da turma e que tenha abarcado o tema conforme o conteúdo programático da BNCC recomendado para o 7º ano do Ensino Fundamental.
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16Q994870 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no ensino de Geografia. Qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem da ABP para o ensino dessa disciplina?
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17Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação
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18Q906206 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), compreende o Raciocínio Geográfico como um formato de execução do pensamento espacial, aplicando-se determinados cânones na finalidade de compreensão dos aspectos primordiais da realidade como, por exemplo, a localização e a distribuição dos fatos e/ou fenômenos na superfície terrestre junto à organização do território e as ligações existentes entre os componentes físico-naturais e as intervenções humanas. No aporte desse documento, tem-se a organização do Raciocínio Geográfico em 7 princípios, ou pontos centrais.


Disponível em: https://www.uece.br/eventos/conexaocomciencia2021


Com relação aos princípios que norteiam essa forma de raciocínio, analise as afirmativas a seguir.

I. A localização refere-se à posição particular de um objeto na superfície terrestre.

II. A analogia é apresentada como a capacidade de comparação dos fenômenos geográficos a outros fenômenos, possibilitando identificar semelhanças ou diferenças.

III. A conexão é o princípio que permite identificar a forma como se estruturou o espaço segundo as regras da sociedade que o construiu e o produziu.

Está correto o que se afirma em
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19Q907871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] o espaço é tomado no sentido do vivido, ou seja, o lugar tem por natureza o espaço, ele é um recorte que caracteriza a afetividade e a identidade pela experiência de vida. O conceito de lugar possibilita, inicialmente, uma autoanálise, a consciência da própria identidade do aluno e do docente, a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem [...].

ANDRADE, M. S. P.; EVANGELISTA, A. M. Abordagem do conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da pesquisa-ação e do aporte fenomenológico. In: SCABELLO, A. L. et al. (org.). Geografia em debate. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 371-394.


No contexto do enunciado apresentado anteriormente, “a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem” é uma estratégia de ensino utilizada em sala de aula que considera os
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20Q898938 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A análise e interpretação de textos e mapas geográficos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos espaciais e sociais. Ao interpretar um mapa geográfico que apresenta diferentes áreas de uso do solo em uma região, qual das alternativas abaixo demonstra uma abordagem adequada para uma análise crítica e contextualizada?
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