Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q899806 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor Inglês, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A história do ensino de língua inglesa no Brasil passou por diversas transformações ao longo do tempo, influenciada por diferentes metodologias e abordagens. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de uma abordagem ou metodologia amplamente utilizada no ensino de língua inglesa no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q898648 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

De acordo com os preceitos legais, a área de Linguagens no ensino fundamental é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no ensino fundamental – anos finais, Língua Inglesa. Essa área de Linguagens deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas, dentre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q899804 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor Inglês, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Sobre a História do Ensino de Língua Inglesa no Brasil, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) Durante o período imperial, o ensino de línguas estrangeiras no Brasil estava mais voltado para o francês e o latim, línguas consideradas prestigiadas nas elites intelectuais da época. A influência do francês era evidente na cultura e nas ciências, sendo a língua internacional da diplomacia e das artes.
2. (__) A partir da Era Vargas, com a industrialização e modernização do Brasil, o inglês começou a ocupar um lugar de destaque, principalmente no campo econômico e tecnológico. O aumento das relações comerciais com os Estados Unidos, que se tornaram um dos principais parceiros econômicos do Brasil, demandou o aprendizado do inglês como uma necessidade prática para profissionais ligados ao comércio, à indústria e ao governo.
3. (__) O período após a Guerra do Paraguai marcou uma expansão do ensino de inglês no Brasil. Com a hegemonia da Inglaterra na ordem mundial, o inglês se consolidou como a língua da ciência, da tecnologia e da política global.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q897869 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No que se refere a aspectos metodológicos, teóricos e práticos ligados à abordagem do ensino-aprendizagem da língua inglesa no Brasil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q898940 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A criação de atividades pedagógicas que integram habilidades linguísticas (leitura, escrita, escuta e fala) é fundamental para o desenvolvimento completo dos alunos em uma língua. Sobre as estratégias para a prática integrada dessas habilidades, analise as alternativas e assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q988609 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A compreensão auditiva é fundamental no processo de aprendizagem de línguas, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a comunicação eficaz e a leitura em voz alta é uma prática aliada a esse processo. Qual dos seguintes benefícios dessa prática é mais relevante para o desenvolvimento da compreensão oral e leitura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q988582 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao implementar práticas pedagógicas antirracistas em suas aulas de inglês, o professor deve:
I. Priorizar a utilização de materiais didáticos que apresentem uma visão eurocêntrica da cultura e da língua inglesa;
II. Promover a discussão sobre temas como racismo, discriminação e desigualdade social, utilizando exemplos do contexto brasileiro e internacional;
III. Incentivar a produção textual de seus alunos sobre suas próprias experiências e identidades, valorizando a diversidade cultural;
IV. Evitar abordar temas relacionados à política e à história, pois podem gerar conflitos e divisões na turma;
V. Utilizar recursos tecnológicos como filmes, músicas e vídeos para apresentar diferentes culturas e perspectivas.

Estão corretas, apenas, as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q994884 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A produção oral desempenha um papel fundamental na construção da identidade e na interação social. Ao ensinar a produção oral em língua estrangeira, o professor deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q897001 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o tema: Inglês como língua franca (ILF).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1004545 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com Flávia Matias Silva em Letramento crítico e o ensino de língua inglesa (2018), o desenvolvimento do senso crítico nas aulas de inglês envolve práticas que integram cidadania e leitura crítica do mundo. Sobre as implicações do letramento crítico para o ensino de inglês, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q994907 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As metodologias e abordagens pedagógicas adotadas nas salas de aula desempenham um papel crucial na formação de estudantes proficientes e capazes de interagir em um mundo globalizado e o ensino de língua estrangeira no Brasil é frequentemente influenciado por abordagens construtivistas. Qual das características abaixo é mais representativa dessa filosofia educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q988576 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A motivação é um fator-chave no ensino de inglês para crianças. Uma criança motivada tende a aprender de maneira mais eficaz e com maior engajamento.
Considerando os estudos sobre motivação no ensino de línguas estrangeiras para crianças, qual das alternativas abaixo descreve a melhor forma de aumentar a motivação intrínseca no ensino de inglês para esse público?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q988621 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em atividades de produção oral no ensino de línguas, uma das dificuldades enfrentadas é o medo de cometer erros. Qual estratégia pedagógica é mais adequada para estimular a produção oral dos alunos, especialmente em línguas estrangeiras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q988620 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O ensino de línguas estrangeiras no Brasil tem evoluído ao longo dos anos, refletindo mudanças sociais, culturais e tecnológicas.
Sobre as metodologias de ensino de línguas, considere as afirmativas abaixo:
I. A abordagem comunicativa enfatiza o desenvolvimento de habilidades de comunicação em contextos reais;
II. O método gramatical-tradutório prioriza a tradução e a memorização de regras gramaticais;
III. O método áudio-lingual busca a prática auditiva e oral repetitiva;
IV. A abordagem lexical trabalha somente vocabulário técnico.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q897000 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Acerca do tema a Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Língua Inglesa, está correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q988619 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em uma atividade de compreensão auditiva, um professor propõe que os alunos ouçam uma conversa entre dois falantes nativos e respondam a perguntas de compreensão. Qual das alternativas abaixo representa uma estratégia eficaz para melhorar a compreensão auditiva dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q988578 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao trabalhar com o gênero textual "e-mail", um professor de inglês deve considerar que este gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q988579 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao planejar uma aula de inglês para alunos do Ensino Médio, um professor decide utilizar a metodologia de projetos. Qual das seguintes etapas é fundamental para o sucesso de um projeto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q988580 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor definição para a abordagem comunicativa no ensino de línguas, e qual sua principal crítica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q988581 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educomunicação pode ser definida como um processo de produção de conhecimentos e de mediações culturais, que utiliza as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas para a construção de significados. Nesse sentido, a educomunicação na sala de aula de inglês pode contribuir para:
I. Desenvolver a autonomia dos alunos na produção de conteúdos em língua estrangeira;
II. Promover a interação entre os alunos e a construção de conhecimentos de forma colaborativa;
III. Fortalecer a identidade cultural dos alunos, valorizando suas experiências e saberes;
IV. Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações;
V. Padronizar as formas de produção textual dos alunos, garantindo a qualidade dos trabalhos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.