Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q909837 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O monitoramento de aprendizagem é a metodologia que a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros passou a utilizar, desde 2016, para verificar o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Matemática. Composto por duas etapas, esse monitoramento realiza diagnósticos iniciais e verifica, pela aplicação de provas diagnósticas, o nível de habilidade dos alunos na resolução de questões que exigem conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente aspectos relacionados aos instrumentos adotados por esse monitoramento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q906000 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Texto associado.
Circuito Fechado



Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó . Carteira, nı́queis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis.


Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforo. Paletó , gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.


(Ricardo Ramos)
Segundo Solé, Menegassi e Bortoni Ricardo, Machado e Castanheira, as estratégias de leitura precisam ser trabalhadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q909844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicam que a rede pública de Montes Claros enfrenta dificuldades na aprendizagem da Língua Portuguesa no âmbito da regência verbal. Dessa forma, dentro do contexto da habilidade EF08LP07, isto é, aquela que propõe “diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente”, a Secretaria de Educação propôs um diagnóstico junto aos docentes.

Conduzido por um analista curricular da Língua Portuguesa, o trabalho foi construído apresentando um elenco de três regras gramaticais acerca da regência e pedindo que cada uma delas fosse classificada.

Diante disso, analise as regras a seguir.

I. No sentido de fazer ou realizar algo, o verbo “proceder” admite dois empregos, de acordo com a norma-padrão: “proceder a busca” e “proceder à busca”, sem alteração de sentido.
II. O verbo “assistir” permite duas regências: quando se assiste ao vídeo e quando se assiste o paciente enfermo.
III. Ao assinar um determinado documento, pode-se usar o verbo “visar” em substituição ao “assinar”. Já para desejar algo, o verbo “visar” também pode ser usado desde que junto de uma preposição.

Dessa forma e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, estão corretas as regras previstas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q898843 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Aquilo que nos caracteriza mais como humanos, para além das capacidades de sentir e pensar, é a possibilidade de expressar esses pensamentos e sentimentos, através de um sistema de signos representativos (sons, cores, imagens, gestos, caracteres, etc.) que conformam o que chamamos de linguagem. Assim, nos manifestamos no mundo, expondo nosso "eu" e interagindo com as alteridades que nos cercam, privilegiando a comunicação sob a forma da língua, enquanto código formado a partir de signos fônicos e suas representações gráficas.
Fonte: MACHADO, Janer Cristina. Leitura e produção de textos [recurso eletrônico]. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2017.

Considerando que esse código se concretiza em determinadas realizações, assinale a alternativa que representa essas realizações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q898845 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

"[...] não se trata propriamente de mudar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura − sua relação com os outros, com contexto, com bens culturais torna-se diferente" (SOARES, 2010, p.37).
Nesse contexto, com base no tema Letramento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.O indivíduo pode não saber ler e escrever, ou seja, analfabeto, mas pode ser de certa forma letrado.
PORQUE
II.Ao pedir que uma pessoa leia para ele avisos, cartas e jornais, esse analfabeto pode ser considerado de certo modo letrado.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros, 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q898851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Por muito tempo, o conceito de alfabetização esteve ligado apenas à habilidade de ler, decodificando símbolos e escrever, transformando sons em palavras. Nos anos 1980, surge o termo "letramento", que enfatiza não apenas a habilidade de ler e escrever, mas também a compreensão desses processos. O letramento surgiu para descrever um novo fenômeno na sociedade: o fato de que muitas pessoas, embora alfabetizadas, não compreendiam plenamente o que liam ou escreviam. Assim, ser apenas "alfabetizado" já não era suficiente.
De acordo com essa perspectiva teórica, alfabetizado é o indivíduo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q898853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O método________, aplicado na alfabetização, envolve quatro etapas. Na primeira, a palavra geradora é codificada, podendo ser representada por uma imagem que estimula o diálogo e desenvolve a criticidade e a autonomia dos alunos. O professor promove discussões para fortalecer a linguagem oral. Na segunda etapa, os alunos decodificam a palavra, escrevem-na na lousa e formam outras palavras a partir dela, destacando letras no alfabeto. Na terceira, ocorre a análise e síntese, com a decomposição da palavra em sílabas e atividades com as famílias silábicas. Na quarta etapa, foca-se na fixação da leitura e escrita, revisitando as famílias e explorando letras maiúsculas e minúsculas.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q898854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os métodos de ensino da leitura e da escrita podem ser divididos em duas categorias principais. Os métodos sintéticos focam na análise do sistema linguístico a partir da escrita, começando com as letras, passando pelas sílabas e, finalmente, explorando os sons das palavras. Por outro lado, os métodos analíticos partem do contexto geral, incentivando a criança a entender primeiro o significado do texto para, depois, explorar palavras, sílabas e sons.
Assinale a alternativa que apresenta somente Métodos Sintéticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q898855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Uma professora está realizando uma avaliação diagnóstica de seus alunos para identificar em qual nívelde escrita eles estão. Ela pediu que escrevessem a palavra "COMIDA". O primeiro aluno escreveu "OIA" e o segundo aluno escreveu "CMA". Com base nessa análise, a professora pode concluir que os alunos estão no nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q906792 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Procedimentos e estratégias metacognitivas estão relacionados com a estruturação da ação para a formação de leitores e autores de seus próprios textos que sejam efetivamente proficientes nessas atividades. Alguns exemplos dessas atividades foram descritos abaixo. No entanto, uma dessas alternativas foi mal elaborada, assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q902697 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Na semana de aperfeiçoamento docente para o ensino básico da Escola Horizonte do Saber, durante um grupo de discussão sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, os professores debateram os aspectos cognitivos da leitura e três deles se posicionaram do seguinte modo:


I. A professora Ana afirmou que, ao interpretar um texto, sempre considera o conhecimento prévio dos alunos, priorizando não só o que eles, enquanto leitores, já conhecem, mas também o conhecimento acumulado ao longo da vida, além de acionar os conhecimentos linguísticos e textuais durante a leitura.


II. O professor Bruno mencionou que diversos coeficientes de conhecimento são acionados durante a leitura. Por isso, ele incentiva seus alunos a fazerem inferências por conta própria enquanto leem, evitando interferir nas conclusões deles.


III. A professora Camila disse que avalia mais os conhecimentos linguísticos e textuais do que o conhecimento de mundo dos alunos, pois esses são os elementos que precisam ser ativados para que o leitor compreenda o que está lendo.


Com base nas concepções sobre as relações entre texto e leitor, é correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q895809 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa que melhor caracteriza uma prática de leitura eficaz nos Anos Iniciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q899906 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

De acordo com o estudo sobre a metodologia de ensino de língua portuguesa, quais foram os principais desafios enfrentados na institucionalização das didáticas disciplinares no Brasil durante a primeira metade do século XX?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q895811 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa que representa uma prática de análise linguística apropriada para os Anos Iniciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q894054 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

É incumbência da escola ensinar o português padrão, já que esse, usualmente, o aluno não domina. Levando-se em consideração que a língua é um fator de interação social, torna-se necessário que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q895603 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre os gêneros textuais orais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q911481 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor da Educação Infantil, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A prática de análise linguística, ancorada em fatos reais da língua, na sua funcionalidade, tendo em vista o propósito de interlocução, se baseia nos seguintes passos:

I. A análise linguística partirá não do texto “bem escritinho”, do bom autor selecionado pelo “fazedor de livros didáticos”. Ao contrário, o ensino gramatical somente tem sentido se for para auxiliar o aluno e por isso partirá do texto do aluno.

II. A preparação das aulas de prática de análise linguística será a própria leitura dos textos produzidos pelos alunos nas aulas de produção de textos.

III. Para cada aula de prática de análise linguística, o professor deverá selecionar apenas um problema; de nada adianta querermos enfrentar todos os problemas que podem acontecer num texto produzido por nosso aluno.

IV. Fundamentalmente, a prática de análise linguística deve se caracterizar pela retomada do texto produzido na aula de produção (segunda-feira, no horário proposta) para reescrevê-lo no aspecto tomado como tema na aula de análise.

V. O material necessário para as aulas de prática de análise linguística: os Cadernos de Redações dos alunos; um caderno para anotações; dicionários e gramáticas.


Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q910971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o Documento Curricular do Tocantins, Linguagens, Ensino Fundamental, componente Língua Portuguesa, julgue as afirmativas a seguir:
I. O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido. II. O Eixo da Leitura refere-se às práticas de linguagem voltadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos. O tratamento das práticas de leitura compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, como: dialogia e relação entre textos; construção da textualidade; aspectos notacionais e gramaticais; estratégias de produção etc. III. O Eixo da Oralidade envolve as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, spot de campanha, jingle, seminário, debate, dentre outras. IV. O trabalho com a variedade linguística, nos anos finais do ensino fundamental, em todos os campos de atuação (artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalísticomidiático; de atuação na vida pública), envolve o conhecimento de algumas das variedades linguísticas do português do Brasil e suas diferenças fonológicas, prosódicas, lexicais e sintáticas, avaliando seus efeitos semânticos.
Fonte: TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Linguagens. Ensino Fundamental. Palmas: Seduc, 2019.
A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q895612 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa correta sobre a prática de leitura nas séries iniciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q910974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre a formação do leitor literário, leia as alternativas para responder a questão.
I. As escolas desempenham um papel importante no processo de formação de leitores. Há escolas que fazem um esforço para formar leitores literários perenes, enquanto outras usam a literatura paraatender esta ou aquela atividade que visa diretamente ao aprendizado escolar. II. Pela leitura, o leitor, ao entrar em contato com o mundo da literatura, com a grande variedade de temas, obras e escritores, estará experienciando o conhecer a si mesmo e o outro, com a construção de outras visões da realidade. III. O professor mediador potencializa a aquisição da prática de leitura e da formação do leitor literário na sala de aula. Para que a leitura alcance o seu potencial transformador e humanizador, faz-se necessário promover a formação de um leitor-fruidor. IV. O professor, para atuar como um mediador de leitura em sala de aula, precisa ser leitor, falar sobre sua experiência como leitor, criar e utilizar estratégias de leitura, potencializar a prática e o gosto pelo ato de ler. Se as relações do professor com os livros forem débeis, grandes serão as chances de que a sua atuação não favoreça a formação de leitores.
Fonte: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. (adaptado). Fonte: SANTOS, F. dos; NETO, J. C. M.; RÖSING, T. M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
Sobre a formação do leitor literário, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.