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Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q902700 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a construção de um repertório básico constitui suporte para a ampliação dos diferentes procedimentos e tipos de cálculos que o aluno irá desenvolver ao longo dos ciclos iniciais: cálculo mental ou escrito, exato ou aproximado. No que concerne a esses procedimentos e tipos de cálculos, é INCORRETO afirmar que:

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2Q902701 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em sua obra “Educação matemática da teoria à prática”, o autor Ubiratan D’Ambrósio expõe que uma percepção da história da matemática é essencial em qualquer discussão sobre essa disciplina e seu ensino, pois sua história é um elemento fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas em um contexto específico de sua época. De acordo com as ideias do autor, é INCORRETO afirmar que:

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3Q899338 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O conceito de número não pode ser “ensinado” às crianças pela via da apresentação e repetição desse conceito pelo professor. É preciso que as crianças construam estruturas mentais para abarcar esse conceito e a melhor forma de fazer isso é estimulando-as a colocar todas as coisas em todos os tipos de relações. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre a quantificação de objetos.

I. O educador deve encorajar as crianças a pensarem sobre número e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas, ou seja, as crianças devem pensar sobre quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse.
II. O educador deve encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos (em vez de encorajá-las a contar). O educador pode, por exemplo, pedir a uma criança que apanhe guardanapos ou copos suficientes para todas as crianças de uma mesa, em vez de dizer-lhe para apanhar uma quantidade definida de objetos.
III. O educador deve encorajar a criança a fazer conjuntos com objetos móveis. Folhas de exercícios com desenhos não são apropriadas para ensinar o número elementar, pois podem conduzir à resposta certa pela maneira errada. O ideal é que a criança trabalhe com objetos móveis.

Está correto o que se afirma em:
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4Q898426 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a Lógia Matemática. A seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - Um dos tipos mais conhecidos é a lógica modal, que lida com proposições simples e os conectivos lógicos.
II - A lógica de primeira ordem, por sua vez, permite a quantificação sobre objetos e variáveis.
III - A lógica fuzzy lida com a incerteza e a imprecisão.
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5Q902430 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

O conceito de etnomatemática está presente no nosso cotidiano desde os princípios da humanidade, quando o homem já precisava resolver pequenos problemas envolvendo lógica para garantir a sua sobrevivência. Segundo os estudiosos que se dedicam à etnomatemática, ela é melhor definida como:
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6Q901138 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental I, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

“No ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nesse processo, a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a “falar” e a “escrever” sobre Matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, construções, a aprender como organizar e tratar dados”.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 19)

Sobre a área da matemática, de acordo com os PCNs é correto afirmar:
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7Q900096 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sendo o ramo da Matemática que generaliza a aritmética, qual é o foco principal do campo algébrico em termos de conceitos e aplicações?
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8Q911184 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ainda de acordo com o DCT-TO, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental devem desenvolver, dentre outras, as seguintes habilidades:
• Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita; • Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados; • Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às unidades temáticas a que essas habilidades estão respectivamente associadas.
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9Q902429 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

O matemático George Pólya, em seu livro “A arte de resolver problemas”, sugere que o método etapas para a resolução de problemas siga quatro temáticas básicas que estão descritas a seguir em ordem aleatória.

I. Estabelecimento de um plano.
II. Compreensão do problema.
III. Análise da solução obtida.
IV. Execução do plano.

A ordem correta das etapas básicas para a resolução de problemas apresentadas por Pólya é:
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10Q901646 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Os campos conceituais que formam a base do conhecimento matemático referem-se a áreas específicas de estudo que abrangem um conjunto de conceitos e objetos matemáticos, bem como suas representações organizadas. Dentre essas áreas, evidenciam-se:

I. Álgebra e geometria. II. Teoria dos grafos e potência. III. Hidrostática e lógica. IV. Cálculo e estatística.

Dentre os itens acima, estão corretos:
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11Q917734 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

Os sólidos platônicos são poliedros especiais, formados por faces iguais. Existem apenas 5 sólidos de Platão. Assinale a alternativa abaixo que não se refere a esses sólidos:
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12Q953095 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A introdução da matemática nos anos iniciais é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas de forma autônoma.
Ensinar as noções básicas de números e operações matemáticas desde as primeiras séries permite às crianças entenderem e aplicarem conceitos matemáticos no cotidiano.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as noções básicas de números e operações matemáticas nos anos iniciais.
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13Q899626 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Matemática, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e evoluiu com base nos problemas que o ser humano enfrenta. Assim, sua essência está na resolução de problemas. Portanto, para ensiná-la, não basta apenas conhecer seu conteúdo; é fundamental incentivar a criatividade e envolver os alunos no processo de resolução.
Nesse contexto, considere as afirmativas apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) A resolução de problemas é um método eficaz tanto para desenvolver o raciocínio quanto para motivar os estudantes no aprendizado da Matemática. O ensino pode ser enriquecido por meio de desafios e problemas interessantes que possam ser explorados, e não apenas resolvidos de forma automática.
(__) Na aprendizagem da Matemática, problemas são essenciais, pois permitem ao aluno se confrontar com questionamentos e pensar por si mesmo, promovendo o raciocínio lógico ao invés do simples uso de regras memorizadas.
(__) Abordar conceitos, ideias e métodos pela perspectiva da resolução de problemas ainda é algo desconhecido por muitos. Quando aplicada na prática escolar, a abordagem da resolução de problemas é muitas vezes tratada de maneira isolada, como uma atividade paralela, baseada em listas de problemas cuja resolução depende principalmente da memorização de técnicas ou métodos.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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14Q909854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Um professor faz uma consulta ao analista de conteúdo para saber em que ano seria ideal incluir uma atividade que ele viu em um site e gostou muito. O objeto de conhecimento dessa atividade é a probabilidade:
“Peça para que seus alunos façam n (n é 20 vezes o número de alunos do grupo) lançamentos de um dado e anotem os resultados. Solicite a eles que destaquem todos os resultados cuja soma dos dados é 6. Em seguida, peça a eles que determinem a razão entre o número de pares em que a soma resultou 6 e o total de pares obtidos. Discuta com eles o conceito de probabilidade, estudada nos anos anteriores. Em seguida, pergunte se os resultados obtidos contêm todos os pares de resultados possíveis no lançamento de dois dados, e peça a eles que registrem todos os possíveis (espaço amostral).
Em seguida, peça a eles que destaquem todos os resultados possíveis cuja soma dos dois dados é 6. Solicite novamente a razão entre os casos de sucesso e o espaço amostral. Por fim, discuta os dois resultados obtidos.”

Após analisar a atividade sob as definições da BNCC, o analista identificou quatro habilidades que poderiam estar relacionadas à atividade. Dessas, a atividade mais adequada à habilidade é:
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15Q899684 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Visando que o desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades para a resolução de problemas na educação matemática aconteça de forma significativa, é essencial criar um ambiente de aprendizagem que estimule os alunos a pensar de forma independente e explorar diferentes estratégias para alcançar seus objetivos. Qual das práticas citadas abaixo melhor reflete essa abordagem?
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16Q902702 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Helena, professora de matemática, possui doutorado em matemática pura, trabalha com pesquisas em uma renomada universidade e leciona em uma escola. Ao preparar a aula de matemática para os alunos de ensino fundamental, ela precisou adaptar os conhecimentos científicos que possui para explicar determinado fenômeno, que envolve conceitos científicos avançados. O processo utilizado por Helena para transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar é denominado:

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17Q909850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Assinale a alternativa que está em desacordo com a perspectiva de investigação matemática apresentada por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009).
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18Q910385 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São perspectivas que estão de acordo com a modelagem matemática apresentadas por Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), exceto:
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19Q953096 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A geometria é uma parte fundamental do currículo da matemática nos anos iniciais, proporcionando às crianças a oportunidade de desenvolver conceitos espaciais importantes para a compreensão do mundo ao seu redor. Ensinar geometria de maneira concreta e visual contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico e da habilidade de resolução de problemas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o ensino de geometria e conceitos espaciais nos anos iniciais.
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20Q953094 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais é um processo fundamental para a formação das habilidades de comunicação dos alunos, e envolve tanto a aquisição das competências linguísticas quanto o uso dessas competências em diferentes contextos.
Analise as assertivas abaixo sobre o desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. O desenvolvimento da leitura nos anos iniciais deve ser centrado em estratégias de decodificação fonética, com ênfase na memorização de palavras, sem que haja a necessidade de contextualização ou reflexão sobre o significado do texto.
II. A escrita nos anos iniciais deve focar unicamente na forma correta de escrever palavras e frases, sem considerar o uso da escrita como uma ferramenta para expressar ideias, emoções e pensamentos de forma pessoal e criativa.
III. O desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais envolve a interação contínua entre o ensino das habilidades técnicas (como fonemas, palavras e frases) e o uso dessas habilidades em atividades de leitura e produção textual que desenvolvam a criatividade e a expressão do aluno.
IV. Nos anos iniciais, o foco do ensino da leitura e escrita deve ser exclusivamente em habilidades técnicas, como gramática e ortografia, deixando de lado aspectos mais amplos, como a interpretação de textos e a utilização de diferentes formas de escrita.
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