Questões de Concursos: Teóricos da Comunicação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Teóricos da Comunicação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q944968 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Durante séculos, a situação da escrita foi de tal ordem que a um reduzido número de escritores correspondia um número de vários milhares de leitores. No início do século passado, verificou-se uma mudança nessa situação. Tudo isso começou com a imprensa diária, ao abrir aos leitores o seu “correio”. Atualmente, a situação é tal que quase não deve haver um europeu, inserido no mundo do trabalho, que não tenha tido possibilidade de publicar uma experiência laboral, uma reclamação, uma reportagem ou algo afim. Assim, a diferença entre autor e público está prestes a perder o seu caráter fundamental.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, L. C. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).

TEXTO 2
Filmando em estúdios de garagem, reproduzindo efeitos especiais em computadores domésticos e pegando músicas de CDs e de arquivos MP3, os fãs criaram novas versões da mitologia de Guerra nas Estrelas (1977). A circulação amplamente difundida de bens relacionados à Guerra nas Estrelas disponibilizou recursos a uma geração emergente de cineastas adolescentes e jovens. Guerra nas Estrelas tornou-se a “lenda” deles, e agora eles estão determinados a reescrevê-la a seu modo. JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2003 (adaptado).


A liberação do polo de emissão na criação e circulação de conteúdos abordada nos textos traz impactos para a comunicação publicitária. A esse respeito, assinale a opção correta.

2 Q681992 | Publicidade e Propaganda, Teóricos da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld. A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.

I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.

II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de comunicação, propôs a expressão "aldeia global" para descrever a interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de comunicação.

III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um novo paradigma - o da comunicação dialógica - postulando que o fluxo de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação, atinge o público de maneira ampla e direta.

É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.