Questões de Concursos Tipos de Comunicação

Resolva questões de Tipos de Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

2Q915583 | Técnicas de Vendas e Negociação, Tipos de Comunicação, Vigia, Prefeitura de São Domingos SC, Instituto Fênix, 2025

Avalie as assertivas sobre comunicação no ambiente de trabalho:

I. A comunicação verbal deve ser clara e objetiva, especialmente em situações de risco.
II. A comunicação não verbal, como gestos, pode complementar as instruções dadas.
III. O vigia deve priorizar a comunicação escrita em situações emergenciais.

Das assertivas acima, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q918193 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Auxiliar de Consultório Dentário da Família, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre o atendimento telefônico em um consultório odontológico, qual das condutas abaixo é incorreta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q955065 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

A comunicação no local de trabalho é essencial para que a empresa consiga atingir seu objetivo principal, seja ela do primeiro (administração pública), segundo (empresas com fins lucrativos) ou terceiro (instituições sem fins lucrativos) setor da sociedade. Em relação às categorias de comunicação nas organizações, divididas em operacional interna, operacional externa e interpessoal, analise as proposições a seguir.

I- A comunicação que acontece dentro da instituição direcionada à administração e condução do negócio é compreendida como do tipo operacional interna.
II- Para que seja caracterizada a comunicação do tipo operacional interna, as mensagens devem ocorrer de forma presencial entre os funcionários, pois, caso aconteça a interação por meio de redes de computadores, como, por exemplo, o uso de e-mails, passa a ser do tipo operacional externa.
III- Em uma organização, existe a divisão por níveis de planejamento para a condução apropriada das atividades, e nem toda comunicação ou troca de mensagens ocorre no nível operacional. Outro tipo é a comunicação interpessoal, que contribui para a geração de um bom clima organizacional, e ajuda a criar e a manter relações relevantes, pois está ligada à troca de informações e sentimentos entre as pessoas.
IV- A comunicação do tipo operacional externa é aquela em que a empresa troca mensagens com seu público, como fornecedores, empresas de serviços, clientes, agências governamentais, dentre outros.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q918194 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Auxiliar de Consultório Dentário da Família, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

No atendimento ao público em um consultório odontológico, a comunicação eficaz é essencial. Sobre as boas práticas de comunicação, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q918890 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

No ambiente organizacional, a comunicação escrita por meio de recados e anotações é uma prática comum e deve ser feita com clareza e objetividade. Analise as afirmações a seguir:

I.Escrever o recado com detalhes excessivos, incluindo informações irrelevantes que podem confundir o destino.
II.Redigir ou recado de forma informal, sem a necessidade de identificar o remetente ou o destino.
III.Garantir que o recado seja claro, conciso, com informações relevantes e que inclua os dados, o nome do remetente e o destino.
IV.Utilizar abreviações e gírias é sempre a melhor prática, pois torna a comunicação mais rápida e eficiente.

Qual das alternativas a seguir reflete a melhor prática para elaborar um recado eficiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q918897 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Recepcionista, Prefeitura de Balneário Rincão SC, Unesc, 2024

Ao utilizar correio eletrônico para comunicação interna em uma empresa, é importante adotar práticas que garantam a eficácia e a profissionalidade das mensagens. Qual das alternativas abaixo exemplifica uma prática recomendada para o uso de e-mails no ambiente corporativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q920254 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Considerando as características e funcionalidades do correio de voz virtual, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q952543 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Telefonista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O PABX é um ____________ que funciona como uma central telefônica, permitindo a conexão com outras ____________, inclusive sem fio, por meio de ____________. Dessa forma, é capaz de gerenciar chamadas ______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q952548 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Telefonista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No dia a dia como telefonista, muitas vezes o profissional irá deparar-se com uma alta demanda. Para gerenciar seu tempo de forma adequada, é correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q955053 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Atendente, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O ambiente organizacional abrange um fluxo amplo e complexo de dados e informações. Dessa forma, ao direcionar o discurso para os meios de comunicação interna, torna-se inevitável compreender que só ocorrerá, efetivamente, a comunicação se o receptor entender a mensagem enviada pelo emissor. Considerando que a comunicação interna pode ser, também, não verbal, assinale a alternativa CORRETAque representa a forma de comunicação não verbal chamada de tacêsica ou háptica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q989340 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os meios de comunicação são instrumentos que possibilitam a difusão de informações entre as pessoas, propiciando a comunicação. Nesse sentido, é correto afirmar que, das assertivas dispostas, são classificações dos meios de comunicação os(a):

I – escritos.
II – sonoros.
III – audiovisuais.
IV – hipermídia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q952545 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Telefonista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Barreiras comunicacionais referem-se a tudo aquilo que impede que a comunicação seja realizada de maneira eficaz. Sobre essas barreiras, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Falar sem pensar pode gerar falta de clareza nas ideias. Deve-se estruturar a fala ou o texto escrito da melhor maneira possível, sem utilizar palavras ou expressões ambíguas.

( ) Ao escutar o que alguém está dizendo ou ao ler um texto, é preciso se concentrar até o final, pois o início ou as palavras-chave de uma mensagem podem não ser suficientes para entendê-la de maneira completa.

( ) Para entender uma mensagem, deve-se prestar mais atenção nas “entrelinhas” e no que não é dito do que no que é dito, afinal, as pessoas nunca dizem tudo que pensam.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q989341 | Atendimento ao Público, Tipos de Comunicação, Administrativo, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os meios de comunicação podem ser classificados em diferentes tipos, de acordo com a plataforma, o público e a linguagem utilizados. Nessa temática, é INCORRETO afirmar ser um meio de comunicação o (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.