Questões de Concursos Trabalho e Serviço Social

Resolva questões de Trabalho e Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1016343 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as atribuições do assistente social, suas condições e relações de trabalho, bem como seus espaços sócio-ocupacionais, julgue o item subsequente.

A iniciativa privada tem sido, historicamente, a maior empregadora dos profissionais do serviço social no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

2Q1016346 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as atribuições do assistente social, suas condições e relações de trabalho, bem como seus espaços sócio-ocupacionais, julgue o item subsequente.

São possíveis espaços sócio-ocupacionais do profissional do serviço social: o Estado, nas esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; empresas privadas capitalistas; organizações da sociedade civil sem fins lucrativos; movimentos sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q982587 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPERS, AOCP, 2025

No Brasil, a terceirização se transformou no mais importante recurso estratégico para a redução dos custos do trabalho, tanto nos serviços privados como nos serviços públicos. Nessa conjuntura, a mercantilização e a financeirização dos serviços públicos, a transformação das políticas sociais em nichos de rentabilidade para o capital modificam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q982868 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Em relação ao debate sobre o trabalho profissional à luz das atribuições e competências das/os assistentes sociais é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1035355 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Analisando as transformações societárias contemporâneas e seus rebatimentos no Serviço Social, Netto (1996) afirma que o confronto com o conservadorismo estará posto pelas demandas do mercado de trabalho. Nesse mercado, as prioridades dos empregadores de assistentes sociais tenderão a enfatizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1012832 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de doenças mentais relacionadas ao trabalho e do sofrimento a elas relacionado, julgue o item subsequente.

Os atos que exijam processo de tomada de decisões rápida, durante o exercício da profissão policial, podem sofrer interferências se o profissional estiver sob alto nível de estresse, o qual geralmente se manifesta por sintomas psicológicos e físicos, bem como pode estar associado ao aumento do uso de tabaco e álcool.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q1012833 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de doenças mentais relacionadas ao trabalho e do sofrimento a elas relacionado, julgue o item subsequente.

O índice de doenças mentais relacionadas ao trabalho está relacionado ao impacto das transformações do mundo do trabalho, ao ritmo laboral e às expressivas mudanças nos processos produtivos e nas relações de emprego.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q1029237 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A questão social, como fruto da sociedade do capital, pode se apresentar nas suas mais diversas expressões, das quais pobreza e miséria são componentes, juntamente com a violência, o desemprego, a indigência, a fome, as desigualdades, a carência de políticas sociais, entre outras.
A questão social trata, portanto, de uma totalidade imbuída de outras totalidades que se expressam de forma latente no modo de produção capitalista e que detém uma base material econômica, política e social, além de ser permeada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1029238 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A nova-velha morfologia do trabalho reconfigura o trabalho social de diferentes categorias profissionais, entre elas a dos assistentes sociais.
No que se refere às condições e às relações de trabalho, os assistentes sociais, na condição de trabalhadores(as) assalariados(as), são submetidos(as) aos mesmos processos de degradação e violação de direitos que sofre o conjunto da classe trabalhadora, no interior da heterogeneidade que a caracteriza. Essa heterogeneidade — que tipifica o processo continuado de reestruturação produtiva do trabalho e do capital, caracterizado pelas diversas formas de contratação, de organização e de processamento do trabalho — expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1029011 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C), 2018, indicaram que 93% dos postos de trabalho doméstico eram ocupados por mulheres e que 67% se autodenominavam negras. Os dados da PNAD-C registraram ainda que, somente 30% na média nacional, tinham a carteira de trabalho assinada.
Com base no enunciado acima, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1030136 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Ao analisar a nova morfologia do trabalho no Serviço Social, Raichelis (2018) afirma que, no âmbito do mercado de trabalho, observa-se a ampliação de processos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q906006 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Enquanto traço marcante do movimento de transição ao capitalismo, a pobreza pré-industrial caracterizada como decorrente da escassez de recursos, desdobra-se no âmbito da economia capitalista como uma miséria ampliada em meio à abundância produtiva generalizada.
Sob os imperativos produtivos do capital, os desdobramentos sociais se refletem no alargamento da superpopulação relativa de trabalhadores que compõe o segmento mais atingido e fragilizado de um duplo movimento inerente à ordem capitalista que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1033291 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil deu-se a partir de dinâmicas sociais e econômicas muito distintas da experiência europeia. Essa transição foi marcada por uma forma de dominação burguesa, qualificada de “democracia restrita”, “democracia dos oligarcas” e “democracia do grande capital”, com clara dissociação entre desenvolvimento capitalista e regime político democrático. Um dos traços mais característicos dessa transição é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1033297 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

É indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas. Suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.

IAMAMOTTO, Marilda Vilella. O serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS. Direitos Sociais e Competências Profissionais. 2009, p. 28.

O referido conceito corresponde a uma dinâmica constitutiva do trabalho profissional de assistentes sociais e refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1033303 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

No contexto da ditadura militar, diante do autoritarismo e das atrocidades cometidas, precisamente entre 1964-1974, a política assistencial é ampliada, burocratizada e modernizada pela máquina estatal para suavizar as tensões sociais, legitimar o regime, bem como contribuir com o processo de acumulação do capital. Sob tais bases, o enfrentamento da questão social pelo Estado deu-se pelo binômio assistência e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1050458 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Falar de trabalho, hoje, remete obrigatoriamente ao teletrabalho, ao trabalho por turno, ao trabalho temporário e às formas de uberização, “individualizadas e invisibilizadas, assumindo, assim, a aparência de ‘prestação de serviços’ e obliterando as relações de assalariamento e de exploração do trabalho.”

(ANTUNES, 2020).

A precarização tornou-se uma marca do trabalho, seja ele manual ou intelectual, em países ricos ou pobres. Mas, para os países ricos, certas relações, a exemplo do trabalho informal, é uma novidade.

O trabalho sem proteção social, contemporaneamente, em alguns países centrais, foi inaugurado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1050460 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Portador de caráter anti-humano e destrutivo, o capital lança sobre a sociabilidade um profundo processo de reordenamento, recriando, na velha e necessária (para o capital) exploração da força de trabalho novos contornos, cada vez mais agudos, ao passo que a lógica da intensificação do ritmo da produção se coaduna com o aprofundamento da devastação dos direitos sociais, humanos e trabalhistas.

O capitalismo contemporâneo restabelece, sob novas e agudas bases, o conflito capital-trabalho, sobretudo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1050461 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Historicamente, há uma expressiva vinculação das mulheres com a responsabilidade da manutenção dos problemas sociais, resultante do sistema capitalista patriarcal. Investigando essa particularidade, SOUSA et al. (2020), entre outros autores, avaliam que a fusão patriarcado-capitalismo foi se construindo como uma ferramenta central para estruturar e reproduzir as relações desiguais de sexo e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1050466 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A profissão, como uma especialização da divisão social, técnica, sexual e racial do trabalho, intervém no âmbito das relações Estado/sociedade civil, em determinado momento histórico no qual as sequelas/refrações da questão social, passam a receber uma intervenção direta e sistemática por parte do Estado. Os fundamentos da Teoria Social, entendem que o capitalismo é um sistema de produção e reprodução social que, na medida em que produz riqueza social, aumenta o contingente de miseráveis.
O Estado passa a assumir parte do ônus com a força de trabalho e o faz via políticas sociais, imprimindo uma nova racionalidade adotada no “trato” da questão social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.