Questões de Concursos: Transtornos da Ansiedade

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Transtornos da Ansiedade. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q944998 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A causa dostranstornos de ansiedade infantojuvenil é, muitas vezes, desconhecida e inclui fatores diversos. Até a década de 1980, havia a crença de que os medos durante a infância eram passageiros e benignos. Atualmente se reconhece que os medos podem constituir transtornos bastante frequentes, causando sofrimento e disfunção à criança ou ao adolescente. A identificação precoce dos transtornos de ansiedade pode evitar repercussões negativas na vida da criança e dos adolescentes, tais como a evasão escolar, a utilização demasiada de serviços de saúde por queixas somáticas associadas à ansiedade e, possivelmente, a ocorrência de problemas psiquiátricos na vida adulta.
CASTILLO, A. R. G. L. et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria. n. 22, p. 20-23, 2000 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto e o contexto dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes, avalie as afirmações a seguir.
I. Os sintomas de ansiedade na adolescência são difíceis de se identificar, uma vez que podem ser confundidos com comportamentos comumente reconhecidos como típicos dessa fase da vida.
II. O desenvolvimento emocional, as relações familiares e o ambiente incidem sobre as causas e a maneira como se manifestam os medos considerados patológicos, em crianças e adolescentes.
III. O transtorno de ansiedade em crianças e adolescentes tende a ser transitório, sendo superado no curso do desenvolvimento, uma vez que medos e preocupações são comuns nessa etapa da vida.
IV. A avaliação e o planejamento da intervenção psicológica são fundamentais para obter uma história detalhada sobre início dos sintomas, possíveis fatores desencadeantes, tipo de apego, estilo parental e significado da experiência para a criança ou o adolescente.

É correto apenas o que se afirma em

2 Q903724 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Mariana, 28 anos, procura ajuda psicológica devido a sintomas persistentes de preocupações excessivas com várias áreas de sua vida, como trabalho, saúde e relacionamentos. Além disso, sente-se fatigada, tensa, inquieta e tem dificuldade em relaxar e se concentrar. Em escuta inicial, a psicóloga que a entrevistou levantou como hipótese diagnóstica Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Para que a psicóloga confirme a hipótese diagnóstica de TAG, é necessário um conjunto de sintomas característicos desse transtorno que são:

4 Q907241 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre transtornos mentais e comportamentais com sua natureza e psicodinâmica.

5 Q960721 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A ansiedade faz parte da vida. Ao falar em frente a turma, olhar para baixo em um penhasco ou desejar participar de um grande jogo, qualquer um de nós pode se sentir ansioso. Às vezes podemos sentir ansiedade suficiente para evitar o contato visual ou conversar com alguém – “timidez”, nós chamamos. Para a sorte da maioria de nós, essa intranquilidade não é intensa e persistente. Caso se torne, podemos sofrer de um dos transtornos de ansiedade, marcados por uma ansiedade aflitiva e persistente ou por comportamentos de redução de ansiedade disfuncionais. Acerca dos transtornos da ansiedade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Transtorno de ansiedade generalizada: a pessoa se sente inexplicável e continuamente tensa e ansiosa. ( ) Transtorno do pânico: a pessoa experimenta episódios súbitos de pavor intenso. ( ) Fobias: a pessoa sente um medo irracional e intenso de um objeto ou de uma situação específicos. ( ) Transtorno obsessivo-compulsivo: uma pessoa é perturbada por pensamentos ou ações repetitivas. ( ) Transtorno de estresse pós-traumático: a pessoa tem lembranças, pesadelos e outros sintomas duradourosdurante semanas após um evento gravemente ameaçador e incontrolável. A sequência está correta em

6 Q960724 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Como soldado de infantaria do Exército durante a guerra no Iraque, Jesse presenciou o assassinato de crianças e de mulheres. Foi uma experiência horrível para qualquer um. Após convocar um ataque de helicóptero sobre uma casa onde viu caixotes de munição serem carregados, ele ouviu gritos de crianças vindos de dentro. Não sabia se estavam lá, recorda Jesse. De volta à sua casa, no Texas, ele sofreu flashbacks horríveis.” (Welch, 2005.) Qual é o diagnóstico de Jesse?

7 Q960717 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Nos últimos dois anos Tom, um eletricista de 27 anos, tem sido incomodado por tonturas, suor nas palmas das mãos, palpitações e sons de campainha nos ouvidos. Ele se sente apreensivo e, às vezes, se vê tremendo. Com razoável êxito, esconde os sintomas da família e dos colegas. No entanto, se permite pouco contato social e eventualmente precisa deixar o trabalho. O médico da família e um neurologista não conseguem encontrar um problema físico.” De acordo com o quadro apresentado, o diagnóstico de Tom é:

8 Q972466 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em crianças, assinale a alternativa incorreta.

9 Q984809 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicólogo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Estudos mostram que a intervenção em grupo é preferível para tratar o Transtorno de Ansiedade Social (TAS), já que o grupo proporciona um ambiente para interação. Ansiosos sociais frequentemente relutam em compartilhar seus medos devido ao receio de serem julgados, o que os faz sentir que são os únicos a enfrentar esses sintomas. A respeito dos benefícios do tratamento em grupo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Intensificar a chance de comportamentos de esquiva e evasão do próprio grupo.
( ) Possibilidade de focar menos nos problemas e crenças disfuncionais individuais.
( ) Maior simplicidade em replicar eventos sociais e realizar exposições e dramatizações
( ) Aprendizado observacional durante as dramatizações de outros.

10 Q985387 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicólogo, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

A amígdala, estrutura neural chave para emoções, localizada na região temporal medial, desempenha papéis cruciais em reações de medo (aprendizado e condicionamento), raiva e resposta hormonal ao estresse. Apesar de seu tamanho diminuto, a amígdala exerce grande influência nos processos neuroemocionais, sendo um sistema de alerta que recebe informações sensoriais e as processa rapidamente, gerando respostas comportamentais, fisiológicas e hormonais. Em relação à amígdala, analisar os itens.

I. Lesões na porção lateral da amígdala podem desencadear comportamentos hipersexuais, evidenciando a relação dessa estrutura com as funções sexuais.
II. Lesões nessa estrutura podem desencadear um aumento na intensidade das respostas de medo e agressão, levando a pessoa a assustar-se com mais facilidade diante de vozes, corpos ou faces assustadoras.
III. A amígdala apresenta hiperatividade em quadros clínicos de ansiedade, fobias, estresse crônico, depressão e transtorno bipolar.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.