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Questões de Concursos Transtornos do Neurodesenvolvimento

Resolva questões de Transtornos do Neurodesenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q894034 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), assinale a alternativa que contém dados consistentes.
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2Q945016 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A(O) Psicóloga(o), a partir de seus conhecimentos, pode atuar e colaborar para a inclusão de estudantes autistas. Assim, no contexto escolar, poderão preparar recursos que tornem mais práticos o ensino e a aprendizagem desses estudantes. O objetivo é contemplar as dificuldades comumente presentes em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com o seu grau e suas peculiaridades, dando assistência a professores e responsáveis. Deverão também, ao formular as atividades escolares, ter o cuidado e a atenção de pensar nos alunos com TEA, priorizando, em especial, questões direcionadas ao desenvolvimento da linguagem e do comportamento social, favorecendo a produção de respostas promissoras no ambiente escolar. Em função do preconceito, que é estrutural, faz-se necessário, ademais, que profissionais da área da Psicologia ajudem na luta anticapacitista.
ALMEIDA, D. C. A importância do psicólogo na inclusão escolar do autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde. v. 15, n. 4, p. 1-7, 2022 (adaptado).

Em relação ao capacitismo contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), avalie as afirmações a seguir.
I. O capacitismo configura-se como uma atitude discriminatória ou que denota preconceito contra pessoas com deficiência (PCDs) e uma de suas características é o uso de expressões e termos que visam inferiorizar PCDs.
II. O conceito de pessoa com deficiência apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) reforça a necessidade de psicólogas(os), no campo do trabalho institucional, avaliarem e diagnosticarem a pessoa com autismo, de modo a traçar um plano individualizado a ser desenvolvido pela escola.
III. A Psicologia pode contribuir com a luta anticapacitista frente ao autismo, promovendo a aderência à educação inclusiva, que passa pelo entendimento das barreiras que prejudicam a aprendizagem na observância da relação com as representações sociais sobre o transtorno.
IV. O TEA deve ser abordado a partir de uma perspectiva biomédica, reforçando a associação da deficiência à doença e ao anormal, cabendo a(ao) psicóloga(o) intervir em busca de uma performance que se aproxime de um sujeito universal.

É correto apenas o que se afirma em
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3Q910376 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com Dalgalarrondo (2019), são fenômenos que se relacionam com o transtorno do espectro autista, exceto:
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4Q1012180 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A melatonina é uma intervenção hormonal recomendada para o manejo dos distúrbios do sono no TEA, devido à sua capacidade de regular o ritmo circadiano e melhorar a qualidade do sono, o que pode contribuir indiretamente para a melhora do comportamento e do funcionamento diário desses pacientes.

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5Q1012181 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A presença do transtorno de compulsão alimentar é frequente em indivíduos com TEA, sendo atribuída principalmente às dificuldades sociais e aos comportamentos restritivos característicos desses indivíduos, o que pode levar ao desenvolvimento de padrões alimentares disfuncionais.

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6Q1012178 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A síndrome de referência olfativa, caracterizada pela preocupação persistente de exalar odores corporais ofensivos, pode ocorrer como comorbidade em indivíduos com TEA, especialmente em casos em que se observem rigidez cognitiva e hipersensibilidade interoceptiva, sendo o quadro geralmente associado a alterações funcionais no córtex orbitofrontal e no córtex motor primário.

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7Q1012177 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao transtorno do desenvolvimento intelectual, julgue o item subsequente.

Segundo o manual DSM-5-TR, o transtorno do desenvolvimento intelectual, nova nomenclatura adotada para substituir o antigo termo “retardo mental”, caracteriza se por déficits intelectuais e adaptativos com início durante o período do desenvolvimento, tipicamente entre os 18 e os 21 anos de idade, e comprometimento do funcionamento nos domínios conceitual, social e prático.

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8Q1012179 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A superexpressão do gene DDX53, localizado no cromossomo X, está associada a alterações no desenvolvimento neuronal e contribui para a maior prevalência do TEA em meninos, o que evidencia o papel dos fatores genéticos nesse transtorno.

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