Questões de Concursos Transtornos Neurocognitivos

Resolva questões de Transtornos Neurocognitivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q997377 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

A trajetória do jornalista Maurício Kubrusly é o tema de um documentário em que se retrata momentos de sua rotina a partir do diagnóstico da doença neurológica que o acometeu.
Sobre essa condição é possível apontar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1010257 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Psicólogo Organizacional, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação a terceira idade e saúde mental, psicoterapia e teorias psicoterápicas, julgue o item que se segue.

O processo de declínio cognitivo devido à idade é influenciado por fatores diversos, entre eles: status socioeconômico e doenças crônicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3Q952208 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Conforme preconiza a Lei nº 9.394/1996 − Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, são objetivos precípuos da educação básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1010083 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir.

Exceto as intervenções para a redução do risco de recorrência de acidente vascular encefálico na demência vascular, não há medicamentos disponíveis que alterem o curso dos transtornos neurocognitivos maiores ou melhorem os sintomas de maneira substancial e duradoura.

  1. ✂️
  2. ✂️

5Q1010086 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir.

A patogênese da doença de Alzheimer, cuja etiologia é multifatorial, está relacionada, entre outros fatores, a erros na clivagem da proteína beta-amiloide e à hiperfosforilação da proteína tau.

  1. ✂️
  2. ✂️

6Q953074 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em observância aos propósitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, analise os conceitos abaixo definidos e assinale o que condiz com as seguintes características: “concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, até onde for possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q894033 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A deficiência intelectual pode ser identificada em diversos tipos de transtorno de desenvolvimento, caracterizando-se por um nível cognitivo abaixo da média, além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, socialização e dificuldade de raciocínio e compreensão. A alternativa que descreve aspecto pertinente em relação à deficiência intelectual é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q905568 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) surgiu no século XX, como o primeiro transtorno psiquiátrico a ser diagnosticado e tratado em crianças. A manifestação do TDAH é acompanhada do surgimento de um quadro sintomático que é interpretado como critério para a formulação do diagnóstico. Esse quadro sintomático é dividido topologicamente em três subdivisões pelo DSM-5 (APA, 2014).

Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

I- A primeira faz referência à apresentação conjugada que se assinala com o preenchimento da desatenção e hiperatividadeimpulsividade. A segunda refere-se ao aspecto predominante desatento que se alude ao aspecto da falta de atenção, que muitas vezes não se associa à hiperatividade-impulsividade. A terceira, apresentação predominante-hiperativa/impulsiva que se distingue com o aparecimento da particularidade da hiperatividade-impulsividade, apresentando a desatenção.


II- A primeira faz referência ao transtorno bipolar. A segunda se refere ao pânico constante. Na terceira, predomina o estresse póstraumático.


III- A primeira se refere à desatenção. A segunda faz referência à depressão, ansiedade, desordens obsessivo-compulsivas e somatização.


IV- A primeira se refere a desordens de comportamento disruptivo. A segunda faz referência a transtornos de conduta-agressividade a pessoas e animais, e comportamento transgressor. A terceira apresenta transtornos do desenvolvimento, como, por exemplo, problemas de aprendizagem.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q908985 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q911316 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

D. Ângela, 64 anos, tem sequelas de um AVC e deixou seu cartão da aposentadoria e a respectiva senha com sua neta Adriana, 18 anos, para a jovem ir todo mês à agência bancária sacar o benefício. Adriana contraiu empréstimos na conta de aposentadoria da avó e adquiriu, com o dinheiro do empréstimo, um celular de última geração.
A situação aqui relatada configura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.